TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidad social ambiental

Artigo: Responsabilidad social ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Artigo  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A questão socioambiental caminha para um consenso em torno da melhoria de um novo estilo de desenvolvimento que deve combinar eficiência econômica com justiça social, ambiental e prudência ecológica. A combinação desses elementos somente será possível se houver um esforço conjunto de todos com objetivo de atingir o bem-estar geral do meio ambiente no futuro, sendo assim, é indiscutível o fato de que a questão socioambiental exerce papel importante no mercado e na sociedade, influencia consumidores, comunidades e setor empresarial, ainda que se tenha um caminho longo a percorrer até que se chegue a uma forma de desenvolvimento sustentável. As empresas precisam aliar seus processos produtivos com a questão socioambiental, e muito se tem discutido sobre a melhor forma de conciliar essa relação.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A responsabilidade social empresarial é mais que uma estratégia ou ação isolada, ela é uma inovadora forma de gestão dos negócios que engloba o ambiente interno e o ambiente externo das organizações. A gestão com responsabilidade social envolve uma atitude focada na postura ética e transparente, que inclui todos os setores e atividades da organização. Na abordagem de Wilson da Costa Bueno: Responsabilidade social é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implementação de canais de relacionamentos entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade, tendo em vista: a) contribuição para o desenvolvimento social [...]; b) propiciar condições ideais de trabalho para os seus colaboradores [...]; c) assumir a transparência e a ética como atributos fundamentais [...]; d) preservar o meio ambiente [...]; e) praticar a excelência na fabricação de produtos e no desenvolvimento científico e cultural, esportivo, educacional e comunitário. (2003, p. 107).

As transformações geradas pelo desenvolvimento econômico e tecnológico fazem surgir vários movimentos cobrando por mudanças sociais, científicas e tecnológicas das empresas. Sendo assim os consumidores passam a delimitar as escolhas dos seus produtos de acordo com as responsabilidades das empresas em nível social e ambiental. A partir disso, torna-se evidente que a organização, precisa promover intercâmbios com o ambiente externo e que essa troca não seja conduzida somente por relações lucrativas, mas sim por interesses sociais, impulsionando o aprimoramento de políticas que visem ao progresso social, bem como o progresso econômico sustentável. A partir disso, as empresas passam a enxergar Responsabilidade Socioambiental como um grande negócio e cada vez mais adotam a esses programas que são: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, e questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.

Portanto, responsabilidade socioambiental, pode ser entendida como a ligação dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, porque não há conscientização do meio ambiente sem se conectar com a realidade de cada comunidade.

Nos dias atuais sofremos juntos com o meio ambiente vários problemas ambientais e dentre esses destacamos os quatros problemas mais frequentes que enfrentamos na atualidade.

- Desmatamento que acarreta em perda da Biodiversidade;

- Poluição das águas e solos devido à falta de saneamento básico nas áreas urbanas e rurais;

- Falta de políticas de gerenciamento de resíduos sólidos nas áreas urbanas, gerando “lixões”;

- Poluição industrial que partem da emissão de resíduos.

Os problemas socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização, tudo que acontece de modo a fazer um trabalho desandar, é um fator de interferência, portanto os problemas ambientais citados acima são fatores que causam disfunção em cada tipo de organização que afeta o meio ambiente e a sociedade.

Por exemplos: O desmatamento ocorre por três fatores principais: a obtenção de solo para a agropecuária, a indústria madeireira, e a especulação imobiliária, que é uma falta de consequência ambiental e falta de fiscalização do governo sobre os cumprimentos das leis. Suas consequências ambientais e socioeconômicas são inúmeras, então citarei algumas delas: perda da biodiversidade; redução da umidade relativa do ar; aumento do efeito estufa; perda do potencial hídrico brasileiro.

A Poluição das águas e solos ocorre pela falta de coleta e tratamento do esgoto é um dos principais problemas ambientais, pois milhares de brasileiros vivem sem coleta de esgoto, que contamina os solos, corre a céu aberto e é fonte de graves doenças. A maioria do esgoto coletado vai direto para os rios e isto deveria ser tratado com mais cuidado porque contribuiria com a recuperação da nossa água, melhorando assim a nossa flora e fauna e também a melhoria da saúde para milhões de brasileiros que vivem em situações precárias. A falta de um saneamento básico acarreta várias consequências na nossa organização, pois o descaso com a população carente, deixa varias pessoas doentes. A questão dos Resíduos Sólidos vem sendo mais discutida atualmente, mas muitos brasileiros não têm consciência que o lixo também é nossa responsabilidade, de cidadãos que somos. A maioria dos resíduos sólidos é despejada em lixões que é uma técnica totalmente poluidora e de degradação ambiental, tendo consequências ruins aos próprios seres humanos, já que o mau armazenamento do lixo polui o ar, o solo, consequentemente os lençóis freáticos e os rios, acarretando a contaminação do ambiente atmosférico e dos alimentos ingeridos por nós, pois o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas demoram muito para desaparecer e contamina tudo. A melhor maneira de acabar com isso é a diminuição da quantidade de lixo produzida, utilizando a reciclagem.

E por último a Poluição industrial que partem da emissão de resíduos é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados contaminando o lençol freático; os líquidos são despejados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com