TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO BRASILEIRO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO        

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO BRASILEIRO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

         Apesar da era informacional que estamos vivenciando, a arrogância capitalista vem crescendo exponencialmente, de forma a ignorar as consequências ambientais de seus atos egoístas. Desse modo, sua busca por lucro destrói cada vez mais rapidamente a fauna e a flora brasileira. E como resultado, hoje podemos ver o desequilíbrio do ecossistema nacional em razão de diversos fatores, como a emissão de gases poluentes e o descarte incorreto de resíduos tóxicos.

       Em primeira análise, é conveniente explicitar que hodiernamente, devido ao avanço tecnológico, o conhecimento é muito mais acessível. Sendo assim, mesmo tendo ciência de como suas ações podem prejudicar o meio ambiente, muitas empresas não se importam com isso e seguem com suas danosas atividades.  Nesse  cenário, ainda que existam regulamentos que as fiscalizam, a maior parte das corporações tende a executar processos de forma ilegal. Um exemplo disso é que, segundo pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, apenas 20% da extração da madeira na Amazônia acontece dentro da legislação.

           Por isso, tem em mente essas circunstâncias fora de controle, as consequências são preocupantes. Assim, diante da gravidade da situação, podemos até observar realidades similares em obras ficcionais que nos alertam sobre essa questão, como no anime “One Piece”. No desenho, um conquistador invade uma ilha e ali fixa grandes pólos industriais, entretanto o descarte indevido de sedimentos tóxicos desses provoca a contaminação dos rios e consequentemente do solo do lugar, o que acarreta uma crise de fome entre os habitantes. A vista disso, pode-se dizer que o mesmo ocorre no Brasil, dado que, por exemplo, o uso exacerbado de agrotóxicos durante a agricultura pode causar a deterioração do solo; outro caso além disso, são os gases poluentes expelidos pelas indústrias, que intensificam o efeito estufa que, por sua vez,  provoca problemas como alterações climáticas.

           Por conseguinte, levando em consideração os fatores anteriormente expostos, é evidente que algo deve ser feito para mudar essa realidade de degradação ambiental. Destarte, é imperativo que o Ministério do Meio Ambiente estimule atividades sustentáveis por meio de incentivos fiscais - como a isenção ou redução de impostos - proporcionais ao ato de proteção ambiental.  Isso porque, essa iniciativa objetiva dispormos de mais empresas - que, no mundo capitalista, possuem grande poder - responsáveis e comprometidas em defender o meio ambiente e a qualidade de vida das próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com