TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................4

FAYOL E AS SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA.................................................4

FAYOL E AS SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA.................................................5

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS....................................................................................5

CONCLUSÃO...........................................................................................................................6

INTRODUÇÃO

O ser humano sempre buscou novas maneiras de melhorar os resultados de suas ações e a organização foi a peça chave para o desenvolvimento econômico e social.

A organização, apresenta uma enorme complexidade, pois faz parte de um sistema aberto.

Embora as organizações sejam consideradas a invenção mais perfeita do homem elas precisam ser administradas, precisam de líderes, gerentes, diretores, enfim, de pessoas que as governem e tomem decisões. A administração não é apenas planejar e organizar, administrar é obter resultados, é encontrar um rumo a ser seguido.

Os aspectos da história humana foram constituídos através dos estudos realizados envolvendo a diversidade e a complexidade do ser humano. Esses estudos começaram a ser realizados após a Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XVIII e estendeu-se até o século seguinte, que elas passaram a receber uma atenção maior, começaram a passar por estudos, nos quais começaram a ampliar e a criar as teorias administrativas.

Teoria clássica da administração

No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executa.

A Teoria Clássica teve o seu início na França em 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol (1841 – 1925), engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.

Nos Estados Unidos, Frederick W. Taylor (1856 – 1915) desenvolvia a Administração Científica, com ênfase nas tarefas, no operário em si.

DESENVOLVIMENTO

Frederick W. Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e mais tarde, generalizou suas conclusões para a administração geral: Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para um todo. Sua maior preocupação durante grande parte de sua vida foi o desperdício e das grandes perdas que as indústrias Americanas sofriam quando aumentava as suas produtividades. Taylor queria muito mudar o jeito com que as indústrias atuavam, pois cada operário tinha seu jeito pessoal de trabalhar e com isso ficava mais difícil a supervisão e o controle de tudo que acontecia durante a jornada de trabalho. Taylor mudou o jeito de trabalho dos operários, tirou deles o direito de escolher o seu jeito pessoal de trabalhar e ele foi bem sucedido com essa idéia e com isso mostrou que para cada função dentro de uma organização e para cada tarefa ser bem realizada, depende de um especialista ou assistente. Taylor se dedicou a estudar cada vez mais sobre as formas de como o trabalho era executado nas indústrias.

Outro ponto importante foi a racionalização das tarefas ou do processo de produção de algum determinado produto, ao invés do funcionário ou operário fabricar o produto do começo ao fim, o processo inteiro seria divido de acordo de que todo mundo teria uma tarefa especifica na realização de um mesmo produto, ou seja, tarefas e funções individuais realizadas em um tempo menor. Assim Taylor iniciou o estudo do tempo e movimento “motion time study” como o intuito de realizar e racionalizar o processo de tarefas individuais, além de selecionar e treinar os funcionários.

Na visão Taylor cabia a Administração identificar o melhor jeito de executar as tarefas de forma que as tarefas fossem padronizadas, “the best way”.

Por fim Taylor também viu que nada disso poderia ser bem feito se o ambiente não fosse dos mais agradáveis e harmoniosos e ele viu que isso caberia como responsabilidade da Administração.

Fayol e as Seis Funções Básicas da Empresa

Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com