TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como obejetivo abordar as práticas administrativas, na qual foi realizada uma pesquisa de campo na empresa de médio porte denominada Homer Center Castelo Forte – LTDA, a partir dela veremos as práticas que mais se encaixa no dia-a-dia da Castelo Forte e a teoria que mais teve influência sobre as praticas e normas da empresa.

Sendo assim a Homer Center aborda uma grande parte e coloca o conhecimento das Teorias da Administração com todos os objetivos organizacionais, nos mostrando que apesar das praticas administrativas terem surgido a muito tempo atrás ela ainda tem uma grande força nas orgnizações atuais em que nos seres humanos atuamos hoje.

Esse trabalho foi dividido em duas partes: A Pesquisa Teórica e a Pesquisa de campo, o objetivo dessa pesquisa e o conhecimento gerado que liga a evolução da Administração proporcionando conhecimento diretamente aos estudates alvo. Dentro desse trabalho iremos citar pensadores que até hoje tem grande influência no meio administrativo, tais como: Frederick Taylor - que aborda a Administração Científica; Henri Fayol - Administração Clássica , a Escola Burocrática – Max Weber, e a Escola das Relações Humanas e Escola Compormentalista. Relacionando os pensadores com a Global Atacadista iremos frisar sobre a Administração Clássica de Henry Fayol a qual se adapta mais nos dias atuais da organização apresentada.

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração tem origem do latim “administratione”, ad ( direção, tendência para) e minister (Subordinação ou Obediência) Ou seja, administração tem como ato administrar, gerar negócios ou pessoas e recursos, tendo como objetivo o alcance de metas. A administração se trata de uma ciência fundamentada em funções elaboradas para se adquirir resultados eficazes e o retorno desejado dentro de uma organização com ou sem fins lucrativos.

Ela tem como tarefa interpretar objetivos propostos pela empresa, e transformar tais objetivos em ações empresariais, tudo isso através do planejamento, controle, organização e trabalho realizado, em diversas aréas e niveis da organização, a administração busca até hoje a eficácia que diz o quanto uma empresa realiza suas metas, quanto mais alto o alcance de meta melhor a organização consegue alcancar seus objetivos corretos em relação aos recursos disponibilizados. Um bom administrador deve ter conciência que pra uma objetivo bem sucedido ele deve elaborar planos, relatórios e projetos onde o conhecimento e indispensável, a administração envolve muitas ciências, como a exatas, filosóficas e as ciências humanas.

Um excelente administrador deve desempenhar habilidades e competências para se tornar o melhor em seu ramo de atuação, um administrador deve se destacar entre os outros de sua aréa, ele consegue se destacar atráves do conhecimento. O administrador deve ter três tipos de competência: Competêncas técnicas ( onde irá usar seu conhecimento pra realizações de tarefas) Conhecimento humano ( capacidade de discernimento para trabalhar em uma empresa onde haja bastante comunicação entre os funcionários e tenha espirito de liderança sobre a equipe) e a capacidade conceitual ( irá lidar com ideias, raciocínio, para conseguir diagnósticas e solucionar problemas da empresa). Apesar dessas copetências o profissional deve possuir habilidades pessoais, ele precisa desenvolver:

Conhecimento: adquirir informações, conceitos, ideias, aprendizados e experiências vividas.

Habilidade: O administrador tem que ter a capacidade e colocar o conhecimento em ação, transformar as teorias que no primeiro momento parecerão abstratas para colocar em prática e tranforma-las em concreta, solucionado assim os problemas surgidos.

Julgamento: Onde ira colocar em prática seus valores e prioridades.

Atitude: O observado nesse item será o comportamento pessoal do profissional diante de situações que fogem do seu cotidiano, situações que não sera habitual.

INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS NA ADMINISTRAÇÃO

Sócrates: Ele via a Administração como uma habilidade pessoal onde era separada do conhecimento técnico da experiência.

Platão: Foi um discípulo de Sócrates e expõe em sua obra A República à forma democrática de administração dos negócios públicos.

Aristóteles: Distingue três formas de administração pública, Monarquia ou Governo de um só, Aristocracia ou governo de uma elite e Democracia ou governo do povo.

Francis Bacon: Foi filósofo e fundador da Lógica Moderna, baseada no Método Experimental e indutivo, surgiu a preocupação de seprar o essencial do acidental ou acessório.

René Descartes: Filósofo e matemático e físico francês, ele foi considerado o fundador da Filosofia Moderna, fundou o método cartesiano, onde teve uma influência enorme na Administração no século XX, ele dividiu o método cartesiano em princípios básicos, sendo eles:

Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: Não aceitar nada como verdades enquanto não tiver evidências claras de que aquilo realmente é verdadeiro.

Princípio da Síntese ou da Composição: Onde se ordena os pensamentos, qualificando –os dos mais fáceis e simples, para os mais difíceis e complexos.

Princípio da Enumeração ou Verificação: Onde se realiza contagens e numerações pra se ter absoluta certeza de que nada foi omitido ou esquecido.

INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A revolução industrial ocorreu a partir de meados do século XVIII, ela provocou diversas mudanças nos setores operarios de uma organização, assim afetando diretamento nos modelos econômicos e sociais, ela ganhou tanta força que se tornou uma revolução de escala mundial atigindo assim não somente as classes operárias, mas todas as ourtas também, como ela teve um enorme crescimento ela foi dividide em fases.

A primeira fase da Revolução Industrial, foi entre 1760 a 1860, ficou limitada somente à Inglaterra, se espalhando durante a metade do século para os outros países da Europa. Nessa primeira fase houve o surgimento de acumulo de capital, invensão e uso de transportes ligados a vapor, foi a fase onde a transição do sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com