TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

Projeto de pesquisa: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Será apresentado neste trabalho, um estudo de caso analisado, servindo de base para o desenvolvimento das disciplinas estudadas a respeito das estratégias utilizada pela GE CELMA como diferencial para o crescimento e as vantagens da utilização das dinâmicas de grupos em processos seletivos, competitivo nas organizações, e sua história de sucesso será apresentada a seguir.

DESENVOLVIMENTO

A empresa GE CELMA é de grande renome e não é por acaso, ela possui no mercado de trabalho um dos melhores procedimentos alcançados com muito sucesso. Um excelente administrador além de ter conhecimentos em RH sabe que os seus diretores estão entre os seus melhores funcionários, e é por isso que a empresa em questão prioriza quem já está caminhando com ela. A GE CELMA tem uma estrutura de cargo excelente, criada para facilitar a qualidade na trajetória de carreira de cargos gerenciais e técnicos. Com o seu com base no desempenho profissional o funcionário tem oportunidades de crescimento não importa qual é o seu cargo.

A empresa também investe alto na formação de seus operadores de auto grau de especialização, investindo no desenvolvimento da mão de obra, fornecendo cursos de formação técnica no Senai, e daí que vem a maior parte de seu recrutamento.

Como toda empresa em crescimento ela também realiza algumas dinâmicas em grupos no momento da sua aquisição funcional, o que lhe trás condição de escolher os que melhor se destacam. Então fica uma pergunta por que os melhores? Quando se faz uma dinâmica em grupo é possível observar quem tem um melhor entrosamento social, coisa que já não acontece com entrevistas individuais, pois o entrevistado não terá a chance de emitir suas opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como a liderança, o empreendedorismo, a criatividade, a capacidade de atuar em situações diversificadas.

Toda empresa que deseja crescer no mercado, tem que ter os melhores funcionários, os mais capacitados e preparados para lutar e defender a sua organização com dinamismo e profissionalismo, e tudo isso é possível se notar em candidatos durante uma dinâmica. O bom profissional não vai se retrair e se ocultar diante do seu grupo, os melhores querem mostrar serviço, e quem precisa mostrar serviço hoje em dia não pode ter espaço para timidez, tem que ser espontâneo e autentico, e muitas vezes essas dinâmicas oportunizam o candidato a mostrar os seus conhecimentos específicos em relação ao oficio a ser executado no cargo desejado, porque é isso que o mercado busca atualmente.

O trabalho sempre existiu, e de tempo a pouco mais de um século o trabalho verdadeiramente dito era executado por escravos, que então eram propriedade de seus donos, que era quem decidia o futuro dos mesmos, inclusive no que se referia a suas vidas.

Hoje a qualidade de vida é prioridade, e envolve pessoas, trabalho e organizações, e é ai que vem o aspecto mais importante, a preocupação com o bem estar do trabalhador e com a eficácia da execução do seu serviço, então entra aí a participação destes nas decisões e os problemas do trabalho.

Durante vários anos o trabalho era apenas um meio de manutenção e reprodução biológica do ser humano, e com o tempo se desempenhou sob a forma de coleta e de trabalho extrativo, que foi quando surgiu mais tarde a pesca, a caça e o pastoreio. Atualmente o trabalhador vive na era do conhecimento, o que se exige um desenvolvimento de habilidades para lidar com este mundo complexo, incerto e instável.

E é por isso que é necessário um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com seus superiores, com os seus colegas e consigo mesmas, se sentindo confiantes na satisfação das próprias necessidades ao mesmo tempo em que colaboram com o grupo. Ninguém produzirá com excelência sem uma motivação, quando motivado o trabalhador faz bem feito, aquilo que se quer ele gostaria de fazer, e uma das maiores motivações é conscientizar esse executor de que seu papel é de fundamental importância para a organização e que deste trabalho depende muitas pessoas.

As pessoas trabalham por recompensas, que nem sempre precisa ser dinheiro, muitas das vezes é uma verdadeira injeção de produtividade o fato de lhe confiar à liderança de um grupo. Quando se quer conseguir o melhor de alguém é necessário estabelecer padrões elevados e razoáveis que permita conhecer as suas habilidades.

Uma boa qualidade de vida no trabalho gera organizações mais humanizadas, mas para conseguir essa qualidade é preciso segurança e boa remuneração. Na globalização que nos encontramos ninguém vai trabalhar sem segurança e muito menos com uma remuneração insatisfatória. A segurança do trabalho forma um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas que são utilizadas para prevenir acidentes, seja de forma a eliminar as condições inseguras do ambiente ou instruindo e convencendo as pessoas da necessidade de implantações de práticas preventivas.

Com uma boa qualidade de vida e segurança do trabalho a empresa só tem a ganhar funcionários mais responsáveis e comprometidos com o desempenho da mesma.

Com a leitura do artigo exposto foi realizada uma pesquisa, onde três grandes empresas aparecem em destaque, devido à política de estrutura no que se refere à segurança e saúde, e estas são: Phillips, Marcopolo e Siemens.

APSEN FARMACÊUTICA

A saúde de todos também é alvo de atenções com assistência médica e odontológica de alta qualidade. Entende que esta é a melhor maneira de proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e enriquecedor, ideal para troca de experiências e conhecimentos, aumentando ainda mais o envolvimento de seus colaboradores. Percebem que, dependendo da maneira como são tratadas, as pessoas trabalham com mais entusiasmo e devem ser consideradas como elementos principais para se atingir a eficácia organizacional.

Além da preocupação com seus colaboradores, a Apsen também se propõe a reverter parte de seu lucro em benefício direto para a sociedade, investindo em obras sociais de grande importância que transformam em prática o exercício da responsabilidade social. Um dos exemplos é sua parceria com o Teleton, projeto da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – que visa à construção de novos centros de reabilitação para deficientes físicos e/ou a manutenção daqueles já existentes, buscando levar atendimento e melhoria, especialmente aos carentes, além de promover campanhas de prevenção. Todos os meses, parte da renda de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com