TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração II

Casos: Teorias Da Administração II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II 4

SEGUNDO DESAFIO: Micro e Macroeconomia..........................................................6

TERCEIRO DESAFIO: Pesquisas nos sites das empresas.......................................11

QUARTO DESAFIO: Estatísticas...............................................................................13

CONCLUSÃO.............................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos fazer muitas pesquisas e aprofundamentos em vários aspectos da família Klein, como Samuel entrou no mercado de trabalho e como enfrentou os desafios de um administrado. Qual as características do processo de fusão com o grupo Pão de Açúcar, apontando os motivos pelos quais a nova gestão da Via Varejo enfrenta resistência dos colaboradores das Casas Bahia.

Estudar as estruturas do mercado e características diferenciadas, pesquisando sobre preços, propaganda, formas de pagamentos, obstáculos que as empresas enfrentam.

Tendo conhecimento da cultura das empresas como os valores sua missão e sua visão empresarial.

PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração II

Questão 1:

Samuel Klein criador e gestor

da maior rede de varejo do país em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, quando os clientes iam até a loja para fazer o pagamento das suas prestações acabavam adquirindo novos produtos. Em 2004 ás Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a cerca de 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas.

A maior sabedoria de Samuel foi além de enxergar as necessidades do mercado de trabalho e entender o povo das classes menos favorecidas e passando adiante seus ensinamentos e suas experiências para os membros da gestão e seus familiares.

Tem um modelo de gestão sofisticado sustentado por três pilares:enorme poder de campo, gestão financeiro impecável e uma grande publicidade. È muito parecida com a teoria clássica.

Tem uma grande organização no trabalho em equipe, a maneira em que Samuel Klein diz respeito a gestão empreendedora, tinha visão mostrando que estava na hora de fazer muitas mudanças e também de correr atrás de clientes levando os seus produtos com facilidades e facilitando o pagamento em varias vezes.

Na sua empresa os funcionários sentem-se respeitados e apoiados é uma empresa onde tem como tradição atender as classes baixas valorizando e compreendendo o ser humano.

Questão 2:

Em 2009, o grupo Pão de Açúcar anunciou a aquisição do Ponto Frio. A compra colocou o Pão de Açúcar na liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento e mais de mil lojas e 79 mil funcionários. No mesmo ano, o Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia, e integrou os negócios no setor de varejo de bens duráveis.

Da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio surgiu a Via Varejo, que é controlada majoritariamente pelo Pão de Açúcar, e tem como segundo maior sócio a família Klein, que era dona das

Casas Bahia.

É esta transação comercial que o Cade deve julgar, para avaliar se não há riscos de monopólio ou concentração econômica com a fusão. O Cade é um órgão do Ministério da Justiça responsável por manter a concorrência entre empresas de diversos setores para os consumidores não serem prejudicados por falta de opção de compra.

No acordo as Casas Bahia têm 49% das ações ordinárias da nova empresa e o Pão de açúcar 51%. As Casas Bahia devem continuar focada as classes C e o Pão de Açúcar ficará com a classe A e B, o desafio será unir essas culturas organizacionais tão distintas.

Questão 3:

O Pão de Açúcar demitiu 13 executivos do grupo e 5 da Via Varejo, empresa que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom (vendas on-line), em um momento de disputa entre os dois maiores acionistas da companhia: Abílio Diniz e o francês Cassino, novo controlador.

As mudanças foram comandadas por Enéas Pestana, presidente do grupo, e não encontraram resistência dos acionistas.

Tiveram como objetivo simplificar a estrutura do Pão de Açúcar e mexer em áreas prioritárias da ViaVarejo - financeira e logística.

A principal alteração foi à demissão de Claudia Elisa Soares, que dirigia o setor financeiro da Via Varejo. A executiva será substituída por Vitor Fagá, que ocupava o cargo de diretor de relações com investidores e corporativa do Grupo Pão de Açúcar.

Ainda na Via Varejo chega Ney Santos veio da diretoria-executiva de tecnologia da informação do Pão de Açúcar para assumir a vice-presidência de Tecnologia da Informação e de Logística.

No Grupo Pão de Açúcar, as mudanças ocorreram mais na área de negócios do varejo alimentar.

-Pão de Açúcar, Extra, Minimercado Extra.

Foram poupadas as diretorias de apoio como RH e controles, entre outras.

Jorge Herzog foi promovido de diretor para vice-presidente de operações e Mara Maehara assume a diretoria de TI no lugar de Ney Santos.

Em comunicado, o grupo afirma que “o objetivo é simplificar as estruturas e tornar a empresa mais leve, ágil e ainda mais orientada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com