TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração II

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Administração II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

1-A primeira loja foi fundada em 1957, em São Caetano do Sul, por Samuel Klein, um mascate que vendia produtos de cama, mesa e banho de porta em porta. É a partir deste ponto que se formou o maior império do varejo brasileiro, construído a custa de muito suor e trabalho da família e crédito concedido à população de baixa renda. Nestes seus mais de 50 anos de existência experimenta um crescimento constante,

principalmente na era do pós-real onde saiu de um faturamento de R$ 2 bilhões de reais para R$ 12 bilhões de reais em 2006. A empresa é considerada por muitos como o maior fenômeno mundial do varejo de baixa renda, com números expressivos em todos os segmentos de vendas em que atua (televisores, refrigeradores, móveis, entre outros). Possui ainda, seis centros de distribuição com mais de 700 mil m2. de área para armazenar estoques de produtos. Possui um bom fôlego financeiro e não depende de financiamento externo para seu giro de capital. A empresa não tem a intenção de profissionalizar a administração, que segundo seu fundador já está com a sucessão definida, fruto de uma tradição judaica, com o seu filho mais velho assumindo as operações; e ainda na contramão do mercado a empresa mantém sob sua administração todo o sistema de logística, através de caminhões próprios e grandes centro de distribuição, alegando que os custos são compensados com a fidelização dos clientes. Tudo dentro da empresa é controlado pelo fundador e seus dois filhos, tendo uma gestão centralizadora, qualquer negociação passa pelo crivo dos Klein.

2-O início do diálogo da fusão entre as Casas Bahia e o Ponto Frio começou no final de 2009, logo após a compra da rede Ponto Frio (Globex S.A) pelo Grupo Pão de Açúcar, grupo do conhecido empresário Abílio Diniz. Após esta compra, concretizada em julho de 2009 (processo bem diferenciado do qual tem sido fusão Ponto Frio e Casas Bahia), a sondagem se inicia, porém somente no ano de 2010 que se anuncia o processo de fusão das lojas Casas Bahia e Ponto Frio, ou melhor da fusão entre as Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar, surgindo assim a “Nova Globex”, empresa controladora das atividades Casas Bahia e Ponto Frio.Como já falado anteriormente, a fusão das duas maiores empresas varejistas do país não poderia passar sem a intervenção dos órgãos do governo que regulamentam essas transações, com objetivo de garantir uma “saudável” concorrência no mercado, que segundo esses órgãos trazem benefícios para todos. Juntas as duas empresas somam mais de 1000 lojas, presentes em 12 estados brasileiros, com faturamento superior a 40 bilhões de reais, formando assim a maior rede de varejo do país. A intervenção do CADE – Conselho Administrativo que analisou o processo de fusão, segundo notas declaradas na imprensa é de garantir que não haja uma configuração de cartel e que os postos de trabalho sejam mantidos.

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com