TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Teorias Da ADM II

Exames: Portifolio Individual Teorias Da ADM II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A EMPRESA 4

2.1 DESCRIÇÃO DA OPERACIONALIZAÇÃO 4

2.1.1 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS 6

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de descrever a dinâmica de funcionamento e operacionalização da empresa Tecvan Informática, mostrando os elementos necessários de recursos, processos, objetivos e resultados. Também detalhar a respeito de cada uma das quatro atividades do processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) dentro do RH.

“A administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum” (conceito de William H. Newman). A necessidade de orientação, direção e controle desses esforços, cabe ao papel do administrador, ou seja, ele está presente em uma empresa, uma escola, um grupo musical, um teatro, uma novela, pois na falta de uma orientação, uma direção e um bom controle com certeza não haverá administração.

Hoje, uma empresa tem que está muito bem organizada, e para isso ela precisa estar com bons administradores para poder liderar pessoas, controlar e planejar a produção e organizar todo o processo.

2 A EMPRESA

A Tecvan Informática Ltda foi fundada em 1989, com capital 100% nacional. Ao longo dos anos tem acompanhado as tendências e desenvolvido produtos que atendem as mais variadas necessidades no campo da tecnologia para suprir o mercado de automação comercial e bancária.

Atende as maiores empresas do mercado brasileiro e um departamento de comércio exterior atende o mercado internacional. Atualmente possui 13 linhas de produtos, sendo as 3 mais importantes: Teclados, Pin Pad e Terminais de consulta.

A empresa possui duas unidades: Diadema, no estado de São Paulo e Ilhéus, Bahia. Colaboram nestes dois ambientes mais de 290 profissionais.

Como empresa cidadã responsável, tem consciência da importância de contribuir para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Por isso investe em programas sociais e de incentivo à educação, cultura e esporte.

2.1 DESCRIÇÃO DA OPERACIONALIZAÇÃO

Entrada In-put

Recursos:

Funcionários - mão de obra qualificada;

Insumos importados e nacionais;

Investe anualmente, em pesquisa e desenvolvimento, valores que correspondem de 10 % a 15 % do seu faturamento bruto;

Equipe de profissionais, entre engenheiros e técnicos, que avalia as constantes evoluções tecnológicas e busca as melhores soluções para a nossa realidade; Trabalho cooperado de pesquisa aplicada junto às principais escolas do país;

Procedimentos definidos para fabricação do produto seguindo as normas de qualidade ISO 9001:2000;

Equipamentos e maquinários de alta tecnologia;

Fábrica- Bahia: 3.000 m² de área;

Escritório Central - São Paulo: 1.000 m² de área.

Processos:

Fabricação por conta própria de terminais de consulta de preços;

Pin Pads, monitores LCD e Sensores;

Divisões de tarefas, processo de desenvolvimento do layout, produção, inspeção do produto para garantir a qualidade e assistência técnica.

Saída – Out – put

Objetivos:

Através de sua rede de distribuidores e parceiros comerciais, a Tecvan atende as maiores empresas do mercado brasileiro de automação, tais como: IBM, HP/Compaq, Itautec, Unisys, Gtech, NCR, Procomp, Perto, etc;

O objetivo da empresa é que as exportações continuem aumentando ano a ano como vem acontecendo nestes últimos tempos. Os esforços se concentram na busca de novos mercados, diversificando os produtos, apresentando flexibilidade de negociação e fidelidade à política de qualidade;

A Tecvan é a primeira empresa genuinamente nacional a entrar no mercado de Pin Pads competindo com multinacionais de renome;

Exporta para: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru, Polônia, Rússia, Suécia, Turquia, Venezuela. Conta com distribuidores no exterior e também fornece para empresas integradoras de soluções. Para o mercado dos EUA, a empresa tem um grande parceiro que representa uma parcela significativa das exportações;

Vendas em alta no nos últimos anos;

Distribuição de lucros.

Pessoas:

Tem um quadro efetivo de mais 290 funcionários. Os colaboradores executam tarefas administrativas e produtivas da empresa, são à base de todo o funcionamento da organização.

2.1.1 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS

RECURSOS HUMANOS

Planejamento:

Processo de recrutamento, seleção e integração do indivíduo na empresa dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

- Abertura da Vaga;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com