TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO – PROJECT CHARTER

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 5
  1. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO – PROJECT CHARTER

A vivência em comunidade, é o princípio de uma harmoniosa ponte entre o bem-estar próprio e o tempo para o próximo. Vivemos em um mundo onde o tempo se tornou algo difícil de administrar. É necessário se dividir entre trabalho, família, amigos, lazer, cuidados com a saúde, seguir regras impostas pela sociedade e, ainda assim, “ter tempo para ter tempo”.  

A sociedade, as novas tecnologias e a busca por uma vida prática, nos afastam cada vez mais de locais de muita circulação e nos fecha em um mundo digitalizado e centralizado.  

É necessário que as cidades, suas administrações e a iniciativa privada, criem atalhos para a vida social da população.  

A valorização dos espaços públicos e a adequação dos mesmos, além de criar alternativas saudáveis, culturais e de extrema importância para o crescimento humano, vai trazer de volta a socialização.  

Este projeto visa criar possibilidades e melhorias na Cidade de Guarujá, aproveitando de forma respeitosa e criativa, um espaço público citado aqui.  

  1. CONCEITOS DE ESPAÇOS PÚBLICOS

2.1 Espaços públicos

Os espaços públicos são de posse da população e são administrados pelo governo. As prefeituras, por exemplo, cuidam das praças, fazendo a manutenção de seus bancos, jardins e pavimentação.

2.2 Espaço público de livre acesso e espaço público com restrição de acesso.

É denominado espaço público livre aquele em que dá o direito de ir e vir.  

Exemplos:  

 •        Via de circulação  

•        Ruas  

•        Avenidas  

•        Espaços de lazer e conversação

  1. DESCRITIVO DO PROJETO

3.1 Objetivo geral

O projeto consiste na construção de uma base teleférica com embarque/desembarque, que realiza o transporte de pessoas da Praça Horácio Lafer ao Morro do Maluf, de forma interativa, proporcionando visão panorâmica do local anexa a uma base de esportes radicais, que permitirá a prática de voo livre, escalada e rapel, atividades estas realizadas pelo Clube de Voo Livre Guarujá.

[pic 1]

Figura 1: Morro do Maluf

(fonte: guarujasemprenamoda.com.br)

[pic 2]

Figura 2: Morro do Maluf 2

(fonte: canaldoimovel.com.br)

Com investimentos da iniciativa privada e apoio da administração municipal, será realizada a locação de um imóvel que está inutilizado no local, para a instalação da base do teleférico, administração do Clube de Voo Livre Guarujá, espaços para comerciantes e projetos sociais.  

O Clube de Voo Livre Guarujá terá como contrapartida para a utilização do espaço, a realização de projetos sociais voltados para as comunidades da Cidade.  

3.2 Objetivo específico

Projetos Sociais

"Escolinha Guarujá": insere as crianças e adolescentes a cultura geral de Guarujá, com informações históricas passadas de uma forma lúdica e divertida, através de oficinas de arte com matéria prima característica da região. Os produtos criados serão expostos e vendidos em eventos com verba revertida para as comunidades mais carentes da Cidade.  

"Pequeno Voo": ensina os princípios do vôo livre com equipamentos de simulação.  

Leis de incentivo  

As empresas interessadas em participar de projetos sociais, tem incentivo do Governo, através de uma espécie de renúncia fiscal, que incentiva cultura, esporte e iniciativas sociais, onde abre mão de parte dos impostos, destinando essas verbas para o desenvolvimento dos projetos.  

Sendo assim, através da dedução de impostos, as empresas podem destinar uma parte do imposto para projetos culturais, esportivos e sociais.  

Com isso, os projetos têm maiores chances de acontecer, modificando a realidade de muitas cidades e comunidades.  

Para que isso possa acontecer, o Governo analisa os projetos de interesse da empresa, avaliando os seguintes pontos:  

•        Interesse público

•        Compatibilidade de custos  

•        Capacidade demonstrada pelo gestor do projeto  

•        Atendimento da legislação  

Os pontos positivos deste projeto, estão nas contrapartidas e a exposição da marca sem ter custos para que isso aconteça.  

É necessário que a empresa, não só se posicione como sustentável, mas que seja engajada no máximo de coisas do segmento que conseguir.  

3.3 Justificativa do projeto

A instalação do teleférico e realização dos projetos sociais, além de valorizar o espaço que já é bem visto pelos turistas e população, vai trazer para a cidade uma visibilidade muito grande. As boas condições para a prática de esportes radicais, também irão trazer bons retornos para o local, despertando o interesse regional e até mesmo nacional, contribuindo positivamente para o crescimento gradativo de Guarujá.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (389.7 Kb)   docx (282 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com