TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG- estatistica e pesquisa operacional

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  3.496 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Comente a pertinência do uso da técnica de análise de correlação no contexto indicado.

Sim, é apropriado (pertinente) o uso desta técnica, pois são utilizadas duas variáveis: investimentos em projetos sociais e vendas da empresa para verificar se há realmente uma associação (relação) ou não entre elas. E com base no resultado desta técnica os gestores poderão tomar a decisão adequada para a solucionar o problema.

  1. Faça uma análise do resultado geral e do resultado segmentado por cidade.  

Resultado Geral: de 0,20 mostrou-se satisfatório, pois há uma correlação positiva ao todo sobre os investimentos em projetos sociais e as vendas.

Já o resultado da cidade A: de -0,01 mostrou-se insatisfatório, pois a correlação é negativa indicando que as variáveis são independentes.

O resultado da cidade B: de 0,22 mostrou-se bom, pois a correlação é positiva indicando que há uma interdependência entre as variáveis.

O resultado da cidade C: de 0,43 mostrou-se melhor do que das outras cidades, dado que, sua correlação foi a mais alta e positiva indicando que há uma interdependência otimista entre as vaiáveis.

  1. Analise os posicionamentos de cada um dos gestores (marketing e finanças) e apresente uma proposta de decisão quanto aos investimentos sociais a serem efetuados pela empresa, considerando os coeficientes de correlação indicados e sugerindo outros possíveis dados que seriam relevantes para a tomada dessa decisão.

O posicionamento do gerente de marketing: está ótimo, no entanto ele precisa de mais informações sobre a relação dos investimentos em projetos sociais e vendas da empresa; que foi obtida por meio da técnica utilizada; para poder articular com o gerente de finanças qual será o melhor valor do investimento e onde será aplicado (qual a cidade).

O posicionamento do gerente de finanças: deverá ser revisto, em relação aos conceitos de atender da melhor forma possível os interesses de todas as partes interessadas (stakholders) que também engloba a “comunidade”. Porque se ele cancelar esses futuros investimentos, não estará agindo de acordo com os fundamentos de excelência, onde o de Responsabilidade Social tem como finalidade a redução das desigualdades sociais.

Considerando os coeficientes de correlação indicados, uma proposta de decisão seria: Não investir na cidade A; realizar um investimento ponderado na cidade B e realizar um investimento maior na cidade C do que na B. Uma vez que os investimentos nas cidades B e C poderão posicionar a marca deixando-a mais competitiva; tornar a imagem da empresa positiva para a sociedade com relação a outras empresas que não investem em projetos sociais; obter mais clientes satisfeitos e a indicação destes para potencias clientes; aumentar as vendas e por consequência os lucros.    

 

 

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com