TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG1 - Desenvolviemtno

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da topografia para planejamento e gestão na recuperação de áreas degradadas

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a importância da topografia no ramo da Engenharia, para um bom planejamento e gestão de recursos que poderão ser utilizados para recuperação de áreas degradadas. Foi realizado um levantamento com GPS de Navegação modelo Garmin em uma área rural da cidade de Capão Bonito interior do Estado de São Paulo. Objetivando através do mesmo caracterizar o local através de um mapa da área e levando em consideração arredores afim de mostrar as irregulariedades do local. Um bom trabalho visa além de mostrar todos os problemas relevantes tambem a solução e medidas a serem propostas para solucionar ou mitigar os encontrados, assim promovendo um melhor Convivencia entre o homem e o meio em que o cerca, nosso ambiente merece respeito e devemos não só apontar o que o destrio mas sim procurar ter um olhar conscientizador e prevenir futuras danos ao nosso precioso meio ambiente.

Palavras-chave: Topografia. Recuperação de áreas degradadas. Planejamento Ambiental, Levantamento, topográfico planialtimétrico,

 1 INTRODUÇÃO

Para suprir suas necessidades e anseios, o ser humano, faz uso da natureza, retirando dela materiais de consumo, como alimentos, minérios e pedras, combustível fóssil, madeira e seus derivados. É necessário que se faça o uso racional e o manejo sustentado dos recursos naturais renováveis e se adotem medidas de recu- peração das áreas degradadas, exploradas inadequadamente (GLUFKE, 1999).

De acordo com Reis, Zambonin e Nakazono (1999), uma determinada área que sofreu impacto de forma a impedir ou diminuir drasticamente sua capacidade de retornar ao estado original, por intermédio de seus meios naturais, é denominada área degradada.

Compreende-se por área degradada aquela na qual os meios de regeneração natural apresentam baixa resiliência, isto é, capacidade de regeneração natural diminuída, diferentemente da área perturbada, a qual mantém os meios de regeneração biótica após o distúrbio (CARPANEZZI et al., 1990; REIS; NAKAZONO; MA- TOS, 1996).

A degradação de uma área, independentemente da atividade implantada, verifica-se quando: a) a vegetação e, por consequência, a fauna, são destruídas, removidas ou expulsas; e b) a camada de solo fértil é perdida, removida ou coberta, afetando a vazão e qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos d’água. Quando isso ocorre, reflete-se na alteração das características físicas, químicas e biológicas da área, afetando seu potencial socioeconômico.

A recuperação se dá através da definição de um plano que considere os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com a destinação que se pretende dar à área, permitindo um novo equilíbrio ecológico.

Objetivo

Compreender um projeto prático de recuperação de áreas degradadas, que corresponde base para um planejamento e com suas peças técnicas e levantamento em campo tomar medidas assertivas para uma gestão eficiente para meio ambiente.

3. Justificativa

Devido aos altos impactos ambientais presente nesta área, sempre visualizados pelos moradores, é importante a conscientização ambiental e iniciativa de recuperação. Com a mensuração da área, calcular quantas mudas serão necessárias para revitalizar local e ações mitigadoras aos danos ambientais listados na área. Além de tudo a conscientização local para manter a integridade do da área.

  1. Procedimetnos Metodológicos

O levantamento da literatura foi realizado através da utilização de sites de pesquisa, como Google Acadêmico e SciELO. Além disso, foram realizadas visitas nos finais de semana para os levantamentos na lagoa em Capão Bonito, Município localizado no sudoeste do Estado de São Paulo. Em cada dia foi realizada uma atividade que será descrita na parte prática, com enfoque no manejo na preservação do local e a recuperação ao longo do tempo com este manejo inicial.

Com a exposição de conceitos gerais já descritos, fizemos um diagnóstico ambiental da área para a elaboração do Plano de Recuperação, para acompanhar a evolução do projeto colocamos um Plano de Monitoramento para se verificar o andamento e também para fazer alguma intervenção conforme desenvolvimento das mudas ou impactos que prejudiquem o término do projeto.

O presente trabalho desenvolveu-se em uma propriedade rural, situada no município de Capão Bonito, SP, com a finalidade de realizar um levantamento topográfico para caracterizar o uso e ocupação do solo, a fim de avaliar se a propriedade estava de acordo com o que determina a Legislação Ambiental vigente.

[pic 1]

Figura 1: Delimitação da propriedade. Fonte: Image 2007 DigitalGlobe (Google).

Cronograma

Foi utilizado o croqui da área levantada para dar prosseguimento no trabalho (Feito no software Auto-Cad) confome a Figura 2.

[pic 2]

Figura 2 – Novo croqui realizado em cima do desenho feito no AutoCad anteriormente.

Foi utilizada uma trena de 10 m para realizar a Atividade. Como nossa área apresenta estrada em sua volta medimos somente a parte do entorno pra recuperação onde se encontra o pasto (Figura 3).

[pic 3]

Figura 3 – Locais que foram puxados com a ajuda da trena.

As medidas foram colocadas no Software AutoCAd e depois ligadas para fechar a área em volta da Lagoa.

Caracterização da área de estradas e enfoque na área a ser recuperada (Figura 4).

[pic 4]

Figura 4 – Caracterização da área a ser recuperada e da estrada.

Nossa área em questão apresenta estradas em seu entorno, devido a esse fator na área de recuperação calculada foram excluídas as mesmas.

QUADRO DE ÁREAS

Extensão da APP (área a ser recuperada)

Área IDEAL a ser Recuperada = 59053,544 m² ou 5,4 ha (Em torno em azul);

Área a ser Recuperada = 18.596,84 m² ou 1,86 há (Com hatchura tamanho 5 – Figura 5).

[pic 5]

Figura 5 – Área a ser recuperada com hatchura.

5.2. Levantamentos Impactos ambientais (Figura 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (268.1 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com