TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS HUMANOS E TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico: TIPOS HUMANOS E TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a prática existente nas relações que acontecem numa empresa ou organização não se dão por acaso, mas ao longo da história, tais processos são explicados a luz de diferentes teorias, que foram surgindo em decorrência da influência da filosofia e outras áreas do saber.

Neste trabalho, objetiva-se discorrer sobre o funcionamento das organizações e os três tipos de homem (operacional, reativo e parentético) presentes nestas ao longo do tempo. Para tanto, discute-se sobre as Teorias da Administração que tais tipos de homem se relacionam.

Discute-se a relação dos três tipos de homem e as teorias da administração que estes se relacionam, como forma de buscar a compreensão na evolução dos processos de interação, organização, liderança, motivação e autonomia que acontecem de forma singular em cada empresa.

A discussão ora proposta traduz-se de suma importância para o bacharelando nos níveis acadêmico, pessoal e profissional. Acadêmico, porque ao apropriar-se dos conhecimentos pertinentes a evolução da administração nas organizações, o estudante pode compreender melhor as organizações nos dias atuais.

É importante na formação pessoal, porque o indivíduo incorpora conhecimentos capazes de moldar sua personalidade com vistas ao desenvolvimento de um perfil próximo do homem parentético. Profissional, porque ao dominar tais conhecimentos, o formando adquire estruturas o prepara melhor para os desafios que surgem no dia-a-dia do exercício de administrador.

1. TIPOS DE HOMEM E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Nos estudos acerca da administração, postulou-se teorias diversas que procurassem explicar o perfil dos funcionários presentes nestas e as características que se fazem necessárias a estes, considerando a realidade social, político e econômico vigente nos mais diferentes contextos. Postula-se aqui, discorrer acerca dos tipos de homem e estilo teórico da administração.

1.1 O homem operacional

O homem operacional é aquele em que acredita-se que deve ser treinado para realizar os trabalhos propostos por uma organização. Ele apresenta-se como um ser que não discute as ordens, apenas como ser passivo, deve procurar cumpri-las, além do que, este tipo de homem não deve fazer mais do que sua liberdade permite, ou seja, este tipo de homem é limitado pelo modus operandi o qual fora “programado”. Ele é assim, um profissional que adapta-se ao sistema vigente, já que o sistema industrial considera este tipo de profissional o mais adequado.

A teoria da administração a qual o homem operacional relaciona-se é o homo economicus na Economia Clássica. Esta teoria defende como fundamental numa organização, a eficiência fundamentada em sua estrutura e economia nos processos, daí porque a grande importância na passividade, obediência e praticidade do homem operacional, afirma Ramos (1972).

É ainda característica do homem operacional, fazer corretamente as atividades a que foram atribuídas a ele de forma a atingir a perfeição, ou seja, homem mecanizados, que não discute procedimentos, mas apenas executa-os a fim de fazer as coisas o mais perfeito possível.

1.2 O homem reativo

A luz da teoria humanista, fora proposto o modelo de homem reativo. Nesta teoria, acreditava-se que toda administração de uma organização deveria estimular aquilo que se considerava-se como comportamentos positivos em direção a um alcance de uma certa racionalidade (RAMOS, 1972).

Prima-se então, pelo aconselhamento, pelo ajuste do homem aos moldes da empresa, de forma que se alcance as metas propostas por esta. Considerando que acreditavam ser o trabalhador como alguém que reage ao que a organização propõe, era preciso desenvolver habilidades para trabalhar as relações humanas individuais. Enquanto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com