TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget

Tese: O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  Tese  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 5

Falando em estudo dirigido pode se pensar que é para mandar alguém estudar. Mas vamos considerar que tudo o que se faz em termos de aprendizagem (em qualquer circunstância) é um estudo. A técnica do estudo dirigido, portanto, baseia-se no pressuposto de que a aprendizagem afetiva exige a sua atividade, como aluno ou aluna. O termo atividade aqui é entendido não apenas no sentido físico, de ação efetiva, mas principalmente no sentido mental, no que se refere à ação intelectual, a serviço de determinada aprendizagem que envolverá informações, participação, reflexões diversas e busca de soluções. Bom trabalho!

1. Faça uma leitura silenciosa e individual do texto: O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget. Após a leitura, faça por escrito as seguintes tarefas:

a) Anote o trecho que você considerou mais significativo, fazendo um breve resumo dele.

b) Explique de forma simplificada o desenvolvimento humano, segundo o modelo Piagetiano.

c) Leia a afirmativa abaixo e explique, segundo a visão interacionista de Piaget, qual a relação entre o homem e o objeto do conhecimento.

“... Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto”.

d) Defina o que são “fatores invariantes” e “fatores variantes”, de acordo com a perspectiva Piagetiana.

e) Segundo Piaget, cite, pelo menos, dois dos estágios do desenvolvimento humano, explicando as tarefas operatórias que as caracterizam.

f) Conceitue os mecanismos da assimilação e acomodação:

g) Explique o processo de equilibração.

h) Comente acerca das consequências do modelo Piagetiano para a ação pedagógica.

RESPOSTAS

a) "a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes”

O bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Exemplos:

O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.

b) Para Piaget desenvolvimento humano é a mudança progressiva que ocorre a partir da unicidade do indivíduo no que foge ao pré-estabelecido, imposto. Como diz Piaget "é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior".

c) Todo o ser vivo desenvolve suas potencialidades de acordo com as condições apresentadas pelo meio em que vive e por suas necessidades de sobrevivência. Inevitavelmente, todo ser terá que se adaptar às condições ambientais, pois elas limitam a ação, mesmo que se tente transformar o ambiente.

Um sujeito e um objeto . O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade, é tudo com o que convivemos, isto é, as coisas, os fatos históricos ou do presente imediato, os fenômenos naturais.

d) *Os fatores invariantes: Piaget postula que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas - sensoriais e neurológicas - que permanecem constantes ao longo da sua vida. São essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais. Em vista disso, na linha piagetiana, considera-se que o indivíduo carrega consigo duas marcas inatas que são a tendência natural à organização e à adaptação, significando entender, portanto, que, em última instância, o 'motor' do comportamento do homem é inerente ao ser.

*Os fatores variantes: são representados pelo conceito de esquema que constitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com