TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOYOTISMO

Por:   •  12/3/2018  •  Seminário  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

O Toyotismo ou acumulação flexível a princípio é um sistema de produção baseado na demanda do mercado, criado no Japão no período pós Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno e implantado inicialmente na fábrica da Toyota, o Toyotismo se espalhou na década de 1960 e conquistou o mundo, esse sistema resolveria os principais problemas de produção da época, pois ele era orientado pela demanda e evitava desperdícios, diferentemente do fordismo que prevalecia na época, a sua flexibilidade de carga horaria e mão de obra também foram essenciais para o seu crescimento e sua adoção em escala mundial.

Em relação ao Fordismo (modo de produção que antecedeu o Toyotismo), se divergiam em vários aspectos, como, o método de produção que enquanto o fordismo produzia em grandes escalas e acumulava estoques e se tornando meio que refém do mercado, o Toyotismo tinha um método de produção flexível produzindo apenas o que o mercado exigia no período. As funções dos operários também se divergiam, no fordismo o trabalhador tinha apenas uma única função, trabalhava de forma monótona e mecanizada, já no Toyotismo uma gama da produção era terceirizada que reduzia a quantidade de trabalhadores e consequentemente os custos da empresa. O modelo de gestão organizacional era bastante distinto, no Fordismo existia uma hierarquia em forma de pirâmide, com um contato mínimo entre chefe e operário, no Toyotismo era organizado de forma horizontal, em que o trabalhador tinha maior poder no processo de produção da empresa. Mesmo com pontos a favor do Toyotismo em relação a modernização da forma de produzir, não pode se dizer que este modo é bom para o trabalhador, pois sua principal finalidade é evitar desperdício, extraindo o máximo possível de seu operário.

Atualmente o Toyotismo está presente em praticamente em todo o mundo, e se fundiu de uma forma tão intensa ao mercado e meios de produção que se tornou padrão. O próprio Brasil aposta nesse sistema de produção por fatores como, a probabilidade de uma margem maior de lucro e controle de custos, buscando manter o controle de suas finanças nas mãos. Para o patrão esse sistema é interessantíssimo, se analisarmos o dia a dia de uma fábrica, é notória a concorrência entre os empregados por destaque na produção. Esse sistema modificou o pensamento do trabalhador, tornando-o multifuncional, com uma visão mais aberta aos processos de produção e mais participativo em todas as etapas.

REFERÊNCIAS

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/toyotismo/

https://www.suapesquisa.com/economia/toyotismo.htm

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/toyotismo-acumulacao-flexivel.htm

https://prezi.com/-siwot6kktgc/diferenca-entre-fordismo-e-toyotismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com