TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  10/5/2015  •  Seminário  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]



INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como objetivo demonstrar os programas relacionados a área de segurança e saúde do trabalho juntamente com treinamento e desenvolvimento, e tópicos referente a gerencia, motivação e liderança dentro da empresa COPRODIA, baseando-se em pesquisas internas e entrevistas, bem como nos conteúdos estudados nas disciplinas do quarto semestre.  

A empresa COPRODIA – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis-MT, foi criada em 24 de Novembro de 1980, localizada na época no município de Diamantino – MT, região com infraestrutura precária. Contudo os produtores rurais da região, em sua maioria advindos do Sul do Brasil enfrentando muitos obstáculos que se consiste na organização e fundação de um município, com coragem bravura e muita determinação enfrentaram todos os desafios que a região proporcionava e hoje colhem resultados que fazem desta região o maior chapadão cultivável do mundo. Em 4 de julho de  1988, Campo Novo do Parecis emancipou-se do município de Diamantino. Hoje conta com aproximadamente 25.202 habitantes, quinhentos imóveis rurais, e área indígena de 2.826 Km², correspondente a 30% da área abrangente do município, com as aldeias Bacaval, Seringal, Bacaiuval, Sacre II, Três Cachoeiras, conforme dados da Prefeitura Muncipal de Campo Novo do Parecis (2005) tendo como principal atividade a produção agrícola que tem como um dos seus destaques o cultivo da cana de açúcar que é a matéria prima do álcool combustível e também do açúcar.

Hoje a organização tem aproximadamente mil e oitocentos funcionários entre trabalhadores rurais e industriais no período safra, e seus sócios cooperados cultivam uma área de trinta mil hectares de cana de açúcar, na sua estrutura industrial tem a capacidade de moagem de um milhão e oitocentos e cinquenta mil toneladas safra, com uma produção anual de álcool Anidro de cento e cinquenta milhões de litros safra e quinhentos e cinquenta mil toneladas de açúcar safra, também se orgulha por ser a primeira empresa mato-grossense do setor sucroalcoleiro a obter a certificação internacional ISO 9000.

         A COPRODIA é uma empresa amiga da criança.  Através da Fundação Abrinq  contribui com 04 projetos sociais  desenvolvidos em Mato Grosso. Além do apoio financeiro, a COPRODIA se compromete em não explorar o trabalho  infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas e insalubres. Mantém alerta os fornecedores  contratados que denúncia comprovada de trabalho infantil causará rompimento da relação comercial. Realiza ações de conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil constantemente e desenvolvem ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos de funcionários nas áreas de educação e saúde, incentivando a prevenção da mortalidade infantil na região. Realiza ações sociais em benefício de crianças e adolescentes de comunidades carentes, conforme valores estabelecidos pela Fundação Abrinq.

Preocupados com a sustentabilidade a COPRODIA colhe cerca de um milhão cento e dez mil toneladas, extinguindo a prática da queimada , e em seu laboratório de pesquisa, produz inimigos naturais da cana-de- açúcar como, por exemplo, a Broca que é uma doença que diminui qualidade e produtividade da cana de açúcar. Com a utilização deste inimigo natural produzido no laboratório diminui a utilização de agrotóxicos.  

A organização da cooperativa é feita de acordo com o Estatuto Social que instituiu. Hoje no município a COPRODIA é a maior geradora de empregos diretos e indiretos, e é responsável pela maior parte da arrecadação em Campo Novo do Parecis. A cooperativa atua em um segmento de mercado que está em alta, pois hoje em dia os veículos produzidos no modelo Flex, tem maior procura de mercado, barateando os custos para os consumidores que tem outra opção além da gasolina, gerando incentivo ao consumo, e a vantagem de o Etanol ser considerado um combustível limpo e renovável, contribuindo ainda mais para um desenvolvimento sustentável da usina e da região do município, exemplo que vem sendo dado para outras empresas seguirem no mesmo caminho de renovação e sustentabilidade constante.

O município de Campo Novo foi eleito pela COPRODIA para sua instalação, pois possui solo fértil, com textura média e alta facilidade de absorção de água, e no modo econômico as terras tinham um custo relativamente baixo para investimento por parte dos cooperados, que contaram ainda com a doação de duzentos e noventa e três hectares de terras no ano de 1981 para formação do município, assim valorizando-o e abrindo portas para instalação de novas empresas, saúde, incentivando a migração de outras famílias vindas da região e de outros estados no município, fortalecendo ainda mais a infraestrutura de Campo Novo do Parecis (PREFEITURA MUNCIPAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS, 2005).

Desenvolvimento:

A coprodia está inserida no mercado de Fabricação de açúcar e etanol necessitando assim de funções diversas para executar as atividades exigidas por cada Gerência que compõe a empresa. Porém em algumas situações o setor de Recursos Humanos encontra certa dificuldade para recrutar e selecionar funcionários já que a cooperativa está localizada em uma região que não disponibiliza mão de obra qualificada suficiente. E para gerenciar esse cenário, a empresa Coprodia procura sempre manter os seus colaboradores, investindo na qualificação dos mesmos e garantindo que eles permaneçam por um maior tempo na empresa.

 A Cooperativa mantém um planejamento dos treinamentos executados durante o ano. As gerências enviam sugestões dos cursos necessários para a capacitação dos colaboradores. Essas sugestões são enviadas ao Departamento de Recursos Humanos até final do segundo semestre. Através de um levantamento de necessidade de Treinamento. De posse dessas sugestões, cabe ao Departamento de Recursos Humanos fazer um relatório e enviá-los a diretoria, onde a mesma analisará e aprovará ou não essas sugestões de acordo com os recursos financeiros disponíveis.

 A empresa realiza vários tipos de Treinamento como o de Integração que consiste em informações referentes ao Histórico, Normas Internas, Benefícios, Informações sobre Administração de Pessoal, Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho. Após realizado o treinamento de integração, o candidato é submetido a uma avaliação escrita para verificação das informações absorvidas. Esta avaliação tem como meta o alcance de 60% de aproveitamento da prova. Em casos de baixo desempenho, o candidato é convidado a participar do treinamento pela segunda vez a fim de superar suas dificuldades, bem como realizar novamente o teste de identificação do seu entendimento final, esta 2° avaliação poderá ser realizada verbalmente, caso se perceba baixa escolaridade do candidato o que dificultaria na interpretação das questões. Caso o candidato não atinja o percentual de 60% ficará a critério do responsável da área a decisão da contratação ou não do candidato. Além da Integração a Coprodia realiza Treinamentos ou Cursos de Qualificação profissional, comportamentais, participação em feiras, eventos, simpósios, seminários, visitas técnicas, enfim eventos que promovam de forma direta ou indireta aprimoramento, qualificação, atualização e troca de informações que possam vir a somar no desempenho profissional do colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com