TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

INTRODUÇÃO

Trataremos de questões relacionadas ao Marketing, mercado e negociação, de empresas de serviços e produtos respectivamente distintas em suas atividades, porém semelhantes em seus problemas e anseios futuros.

DESENVOLVIMENTO.

A empresa a ser estudada será a Secom; sua razão social é Vicomp-Sistemas Computadorizados e telecomunicações Divisão Curvelo Ltda., situada na cidade de Curvelo/MG, empresa de pequeno porte, com regime tributário do Simples Nacional, do segmento de prestação de serviço de segurança monitorada em comercio e residências.

A responsável pela equipe de Vendas é Ana e a responsável pelo financeiro é a Clara, que irão nos auxiliar em nosso trabalho de pesquisa.

A empresa possui um sistema que integra toda a empresa, com banco de dados de clientes, que é acessado por todos que nela trabalham, uma vez que se trabalha com prestação de serviços.

Uma vez que a empresa trabalha com prestação de serviço, no contrato que é feito entre a empresa e o cliente, em sua clausula 8ª, é determinado os termos de reajuste de mensalidade, tendo seu valor determinado no ato do contrato, uma vez que o mesmo depende da quantidade e da qualidade do equipamento que é colocado no cliente, que pode ser alarme, câmera (com ou sem infra) ou ainda cerca. Uma vez determinado este valor, o reajuste se dá somente 1 ano após a assinatura do contrato e para o aumento é levado em consideração o índice de inflação acumulado nos últimos 12 meses.

Com o objetivo de trazer mais clientes para a empresa, a mesma possui propagandas em rádio e Bussdoor que é veiculada no caso do rádio, na cidade e região, atingindo o público local e regional, uma vez a empresa possui clientes em Curvelo, Corinto, Várzea da Palma, Pirapora, Felixlândia, São Jose da Lagoa e outros.

A empresa monitora seus concorrentes; através de pesquisas de mercado, que além de outras finalidades, tem o objetivo de identificar na população, a força da marca (pesquisa de Lembrança). Também é monitorado diariamente, a quantidade de Clientes Novos X Desativações, levando-se também em considerações ao padrão de metas diárias de vendas da empresa, é medido o Share, ou seja, vendas dos concorrentes em relação ás vendas da empresa.

A fim de identificar a participação do Cliente em relação á empresa, em cada cidade onde a empresa atua, é aplicada pesquisa de caráter exploratório, conforme exemplo anexo. Como citado anteriormente ela também aplica pesquisa de lembrança. A primeira percepção visa saber identificar que o Cliente tem em relação à qualidade da prestação de serviço e á partir do tratamento e análise dos dados coletados, são montadas planos de ação para sanar os problemas identificadas.

A pesquisa de lembrança, servi para saber a força da marca, perante o mercado, monitorando assim a concorrência.

Uma situação de problema vivida pela empresa é a constante reclamação dos clientes em relação á manutenção do sistema de segurança da empresa. Tentaremos resolver a questão tomando como parâmetro as quatro questões estratégicas básicas, necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões.

Segundo Lewicki etalii, 1996- o tratamento estratégico nas negociações exige uma série de passos para identificar as quatro questões estratégicas básicas que se seguem:

  • Metas tangíveis;
  • Metas emocionais ou simbólicas;
  • Resultados desejados;
  • Impactos esperados nos relacionamentos.

Durante o processo de apresentação do problema oriundo de pesquisa de mercado citado acima, ocorreram conflitos entre os participantes do processo, em virtude de os mesmos acharem inverídicos os resultados apresentados.

No entanto, através dos gráficos e coleta de entrevistas foi possível demonstrar que coisas positivas também foram levantadas como a precisão no atendimento no disparo. Porém, como foram montados planos de ação para sanar os problemas apresentados, os conflitos foram inevitáveis. Logo foi aplicada a técnica de resolução de conflito de comando autoritário, pois diante da situação não foi possível outra técnica, uma vez que os ânimos ficaram aflorados e houve negativa em executar o serviço da maneira proposta.

Etapa 2

A empresa desenvolve suas atividades de Marketing com propaganda em rádio, abrangendo Curvelo e Região e propaganda em Bussdoor (traseira de ônibus).

Uma iniciativa de Marketing que liga o consumidor, o cliente e o publico a fim de identificar e definir oportunidades ou problemas de Marketing.

A propaganda em TV liga de maneira sistemática.

Etapa 3.

Os principais problemas detectados na empresa foram:

Em relação a propagandas, a mesma não atinge todo o público alvo da empresa de segurança.

Em relação ás pesquisas de mercado feitas pela empresa, na apresentação dos resultados obtidos, geram conflitos entre as partes envolvidas, instabilizando o ambiente de trabalho, afetando o desempenho de todos, pois o conflito referente ao resultado é resolvido de forma autoritário, o que resolve momentaneamente a questão gerada pela situação.

Etapa 4.

 O grupo sugere para resolução de problemas, a criação de pesquisas de mercado, que foquem o potencial do mercado para que novos investimentos sejam feitos, em iniciativas de Marketing, que atinjam um público maior, sendo, por exemplo, panfletos, propagandas em TV, pois uma boa parte da receita da empresa vem de cidades vizinhas.

Realizar pesquisa de mercado não só exploratória, mas também a pesquisa explicativa/experimental/causal, tentando estabelecer um foco maior nos problemas existentes na empresa, para que os objetivos de crescimento e lembrança da marca sejam alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com