TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  30/5/2015  •  Artigo  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

1 - Definição

Planejamento é a capacidade de pensar antes de

agir, articular pensamento e ação, pois, planejamento é decidir o que se faz agora e o que se faz depois juntamente com as condições para tal.

Pode ser entendido como uma incursão no futuro para identificar uma situação desejável. Não tem significado quando expresso de forma isolada, para ter amplitude, é necessário dizer como planejar. Alguns termos são usados para conceituar planejamento:

Visão: como a empresa quer ser vista e reconhecida no futuro;

Missão: razão de ser da empresa, associada à sua continuidade operacional, isto é, à sua sobrevivência;

Objetivo: o planejamento é o instrumento para a empresa realizar seus objetivos;

Planejar: definir o que fazer para atingir a meta;

Meta: Objetivo quantificado e programado de acordo com o tempo;

Atividade ou ação operacional: detalhamento da meta operacional para sua execução;

Estratégia: direção para o futuro.

Usam estratégias como plano de ação, associada ao futuro; como um padrão, consistência de comportamento ao longo do tempo; como posição, ocupação de um segmento de mercado por um determinado produto; como perspectiva, forma fundamental de um organização fazer as coisas; como um truque, manobra para enganar um concorrente.

“Segundo Oliveira (1999), Estratégia é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos e os desafios da empresa.”

Já para Ansoff e Mc Donnell (1993), a estratégia tem características:

- Estipula apenas direções gerais, mas não resulta

em ações imediatas;

- Deve gerar projetos estratégicos;

- É desnecessária quando a dinâmica histórica da empresa a leve aonde quer ir;

- Baseiam-se m informações agregadas, incompletas e incertas;

- Exige feedback;

- Os objetivos representam os fins, enquanto a estratégia representa os meios;

- Estratégias e objetivos são intercambiáveis, em momentos e níveis.

Na concepção defendida por Mintzberg Ahlstrand e Lampel (2001, pp.22),

“estratégias e teorias não são realizadas, apenas representações (ou subtrações) da realidade nas mentes das pessoas. Ninguém jamais tocou ou viu uma estratégia. Isso significa que cada estratégia pode ter um efeito de informação falsa ou distorção. Esse é o preço de se ter uma estratégia.”

1.2 - Objetivos do planejamento estratégico

Estabelecer um direcionamento a ser seguido pela empresa, com o objetivo de se obter uma otimização entre a empresa e seu ambiente. Diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Identificar quem a empresa é, onde ela está e, aonde quer chegar, através de análises e projeções. Para cumprir sua finalidade deve garantir os raciocínios estratégicos e táticos.

Para Pagnonclli e Vasconcellos (1992), planejamento estratégico “é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio “de um comportamento

proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.

1.3 - Elementos do Planejamento Estratégico

Diagnóstico Estratégico

Fase inicial do processo de planejamento, busca identifica a situação da empresa em relação aos seus aspectos internos e externos. Oliveira (1999) descreve o diagnóstico estratégico como uma análise interna, em que a empresa deve identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Define os pontos como variáveis internas e controláveis que podem proporcionar uma condição favorável ou não para a organização em relação ao ambiente em que atua.

As oportunidades e ameaças, são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, também podem criar condições favoráveis ou não para empresa, desde tenha condições de usufruí-las. Oliveira (1999) diz que “a decisão de planejar decorre da percepção de que os eventos futuros poderão não estar de acordo com o desejável se nada for feito.”

Gadiesh e Gilbert (2001) apontam um princípio estratégico imprescindível para empresa quando ela está descentralizando o processo produtivo ou sistema de gerenciamento; Buscando ou precisando crescer no mercado de atuação de forma rápida e consistente; Em fase de adaptação, decorrente de mudança tecnológica; Em período de transição organizacional – mudança da alta gerência.

Formulação das Estratégias

Identificados os pontos fortes e fracos, segundo Moreira (2002), o planejamento pode evoluir para fase de seleção do caminho a

percorrer em direção ao desejável. Diz ainda que o processo de formulação da estratégia deve ser desenvolvido, estimulando a forma correta de implementar a estratégia acarretando a realização parcial ou não do objetivo proposto.

Desdobramento dos Objetivos Estratégicos em um Plano de Ação

Segundo Moreira (2002), o planejamento deve baixar do nível estratégico para o tático ou operacional, com auxílio de reuniões de brainstorming com executivos ou equipe gerencial, especialistas dos processos, pois o que prevalece é a experiência, a criatividade e intuição de todos os envolvidos. O Plano de ação resultante define o que, porque, quem, onde, quando fazer, bem como estima os desejos a serem consumidos.

Pode ser caracterizado como uma reflexão sobre o desempenho passado da empresa, a situação atual e a visão de futuro sobre si mesma e o mercado de atuação.

Divulgação do Plano de Ação

Moreira enfatiza que a comunicação é o fator preponderante para garantir a sua realização com máximo de êxito. Para Kaplan e Norton (1997), de nada adianta conhecer a estratégia de seu concorrente se não dispor de instrumentos adequados para executá-la, além do risco de vazamentos de estratégias. O risco de vazamentos das estratégias é compensado pelos benefícios quando se compartilha a estratégia com os níveis de organização, pois traz motivação da equipe, à medida que conseguem transmitir a idéia de maior participação, cooperação e comprometimento com a realização da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com