TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  6/6/2015  •  Resenha  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 10

Logo nos primeiros capítulos da serie Gigantes da Industria, percebemos a grande importância dos grandes empreendedores de sucesso na historia da indústria. Em especial falando da América, esta que foi construída por precursores cada um com seu grau de importância como Vanderbilt, Rockfeller, Cardigie, Morgan...enfim vários outros magnatas de sucesso.

Iniciamos com a trajetória de sucesso de  Cornélius Vanderbilt, grande empreendedor americano do ramo ferroviário, iniciou sua carreira como empresário através da “logística” marinha e quando possível partiu rumo a oportunidade de investir todo seu capital em ações companhias férreas. Iniciando uma nova era do capitalismo e dos grandes investimentos em construções de ferrovias.

Com uma visão muito ampla para os negócios Vanderbilt, desejava expandir seus negócios cada vez mais , e isso aumenta a concorrência pelo poder. Aumentou tanto que os opositores trataram de acompanhar todos os seus investimentos e copia los em direções opostas.

Tom Scott era seu maior rival, e cresceu paralelamente ao sucesso de Cornelius.

Porém, como  o único dono da malha ferroviária de Nova York, Comodoro vê o que a maioria dos oponentes enxergariam como ameaças e fraquezas , a oportunidade surge como força no momento oportuno, quando Cornélio ordena fechar a ferrovia  principal  , privando todo acesso aos grandes negócios financeiros em torno da maior cidade do país.  

Como parte da economia estava estagnada devido ao acesso restrito as ferrovias pertencentes a Comodoro , houve queda nas ações dos concorrentes e Cornelius imediatamente adquiriu todas as ações disponíveis das empresas, tornando sua empresa a maior companhia ferroviária dos Estados Unidos. Comodoro conseguiu não somente o poder , mas adquiriu  prestigio social, gerou  empregos, movimentou a economia e se tornou um homem invejado por tantos outros que não tinham tantas qualidades.

O rei das ferrovias desejava mais, e com isso criou a estação ferroviária em Nova York. Mas a batalha pelo controle dos negócios e pelo poder estava apenas começando, o então rei das ferrovias, desejava crescer cada vez mais. Motivado pelo poder e a realização aguçou os olhos da concorrência que introduziu novos personagens a esta brilhante trajetória.

Após um grande golpe financeiro, sofrido nas empresas de Vanderbilt com a compra de ações falsas e o uso de estratégias dos oponentes de tentar denegrir a imagem do magnata Cornelius, o grande empreendedor une forças e todo seu conhecimento para obter uma nova vantagem competitiva e estratégica frente  aos seus oponentes, e logo percebe que existe um excesso de malha férrea e ausência de transporte de novas cargas.

Seu conhecimento logo cria a possibilidade de aliar se a um fornecedor para unir toda sua malha férrea na entrega de produtos, insumos e tudo o que envolvesse a economia de sua empresa.

Eis que surge o então gingante Jonh Rockfeller, pequeno investidor do ramo do petróleo, que passava por dificuldades empresariais, e que em uma ocasião favorável é convidado para um encontro de negócios que visa unir o rei da ferrovia e o futuro rei do petróleo.

No segundo encontro da serie , Rockfeller e Vanderbilt unem seus interesses comuns , Rockfeller com seu petróleo e Vandertilt no transporte de cargas. Ambos em um contrato exclusivo.

De olho na expansão de seus negócios, Rockefeller logo trata de aumentar sua produção e encontra no transporte do petroleo sua maior fonte de riqueza, construida atraves da produção do querosene. Este por sua vez passa a fornecer iluminação por toda região.

Tom Scott percebe que pode tirar vantagem nesse negocio e eliminar Vanderbilt do caminho se oferecer a Rockfeller o transporte do petroleo a preços bem mais baixos que os praticados por Cornelius, reduzindo entao seus custos com transporte. Porém este acordo a pedido de Rockfeller acaba sendo firmado verbalmente, gerando um cartel entre ambos.

Visando seu crescimento e dono de sua propria marca a Standart Oil , Jonh Rockfeller desenvolveu uma formula segura para produção, armazenamento, envase e transporte de seu produto, criando uma padronização de seu produto e eliminado boa parte do transporte fornecido por Scott e cornelius, aumentando seu poder de barganha.

Tom e Vanderbilt unem se para tentar anular o crescimento único de Rockfeller, porém Jonh jamais aceitaria um acordo com ambos pois já estava "independente" e desejava crescer sozinho.

Determinado a não ceder a pressão Rockfeller, busca por uma solução, a criação de tubulações subterraneas, uma nova via de acesso para o transporte de seu produto. Era o inicio de uma nova estrategia em seu processo de  logística. Logicamente as ferrovias foram eliminadas de seus negócios.

Com a perda de poder de Vanderbilt , Rockfeller aproveita a oportunidade para crescer cada vez mais e dominar o mercado. Os interesses entre os magnatas acaba se rompendo e cada parte por uma guerra por si só, vencendo o melhor e mais forte.

Sem cargas para transportar, as ferrovias lutam pela sobrevivencia. Grande parte das inumeras ferrovias  existente quebraram e logo surgiu uma crise nacional que trouxe desemprego, queda da renda, queda nas ações entre outros foram motivos suficientes para deixar varias empresas a beira da falência.

Com a situação grave na economia nacional, Rockfeller sobrevivente da situação esta cada vez mais forte, mais poderoso na indústria.

Derrotando para sempre seu concorrente Cornélius Vanderbilt , morre aos 82 anos.

Tom Scott permanece lutando pela sobrevivencia de sua empresa ferrea na região de Pits Burg, região ao qual Rockfeller ainda depende de Tom  para ter acesso aos seus clientes.

Em busca de novas estrategias, Tom Scott acaba investindo tambem no petroleo e  na criação de novas tubulações para transporte do mesmo, " pirateando "  e enfurecendo Jonh Rockfeller.

Rockfeller decide estrategicamente fechar seus negócios na região, fazendo com que Tom Scott acabe perdendo investimento feito , gerando novamente uma crise em seus negócios. Boa parte do operacional envolvido no trabalho com Tom Scott se revolta e destroem tudo o que conseguem, deixando Scott em ruinas. Era sua derrota naquele momento.

Com a morte de Tom Scott em 1881, deixando como sucessor de negócios o novo rival Andrew Carnigie. Andrew tinha admiração, parceria  e como seu mentor Tom Scott.

Antes de sua morte, trabalharam como parceiros , Andrew trabalhou supervisionava ferrovias de Scott na Pensilvania. Naquela epoca Tom tinha como objetivo a construção de  uma ponte sobre o rio Mississipi, a maior dos Estados Unidos e  o elo que ligaria o outro lado do país. Carnigie seria o responsavel pela execução desse ambicioso projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com