TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  20/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

  1. História (Ontologia)

Originou-se na Grécia antiga tendo ocupado as mentes de Platão e Aristóteles em seus estudos. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si é a sua forma em latim, a qual surgiu em 1606 no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard.

  1. Como disciplina especial da filosofia, a ontologia foi cultivada desde o século XVIII por autores da tradição escolástica e de outras tendências. O filósofo racionalista alemão Christian Wolff, graças a quem o termo ontologia ganhou projeção, diferenciou-se das demais ciências particulares.
  2. A Alemanha, Kant, grande sucessor de Wolff, contestou a palavra “prova ontológica” da existência desnecessária de Deus, e combateu, assim, a ontologia como sistema dedutivo.
  3. Edmund Husserl postulou uma filosofia independente das ciências naturais e de qualquer recurso da psicologia, referida a outro tipo de objeto ou realidade como ciência das ciências, a ontologia pode ser de dois tipos: formal, a qual constitui os fundamentos de todas as ciências e se interessa pelas essências que apresentam correspondência com todas as outras essências; ou material, a qual consiste num conjunto de ontologias “setoriais” e consiste das ciências dos fatos.
  4. Hartmann, a ontologia “crítica e analítica” era distinta da ontologia das escolásticas e racionalistas que pretendiam alcançar a existência, a partir da construção de um saber sobre essências. Hartmann preferiu ver na ontologia não a tentativa de resolver todos os problemas, mas o reconhecimento daquilo que é metafísico insolúvel.
  5. Heidegger “A ontologia fundamental” quis evitar as idéias filosóficas correntes sobre o ser, bem como as concepções prévias sobre o ser em geral. É preciso, segundo ele, destruir a ontologia tal como foi tradicionalmente entendida e buscar uma compreensão da existência fundada na finitude o que permitiu o acesso à realidade do ser.

  1. O que é ontologia?

Palavra grega, ontos “ser”, logos “saber” – Estudo do ser. Ontologia é a questão do ser! Sua tarefa consiste no conhecimento do ser.

Para o estudo de uma ontologia e necessário se determinar um objeto de estudo da ontologia. A determinação do objeto da ontologia deve ser feita no âmbito da explicitação da sua questão central. Mas toda questão tem, enquanto questão, uma estrutura que lhe e própria, como Heidegger esclarece: toda a questão tem, enquanto ela e um interrogar – por, um objeto pelo qual se interroga.

  1. Para que serve a Ontologia?

Ontologia busca o entendimento do ente, da ação, do pensamento, e procura facilitar a compreensão do que é abordado. Serve como busca constante de algo.

 

  1. Como se utiliza?

Utiliza - se em tudo, no pensamento, no humor, na liberdade de expressão, na ciência. Ela consiste em descrever as estruturas dos diferentes modos de ser.

  1. Qual a ligação com a administração?

        Os clientes estão cada vez mais exigentes com os serviços que estão adquirindo, por sua vez, as organizações estão investido muito em treinamento de seus funcionários. É primordial o funcionário conhecer o produto que esta trabalhando.Com isso por meio da ontologia pode-se aplicar em varias organizações.

        O conhecimento e domínio são muito importante  para uma compreensão coerente do texto, esse conhecimento do domínio pode ser dado por meio de uma ontologia, sobre um domínio de discurso do texto.

        A aplicação usada por EVERETT ET AL. (2002)  é um exemplo de da utilização da ontologia na linguagem natural, pois o uso da ontologia é de vital importância por dois motivos;

  •  Auxilia a elucidação de compreensão existente no texto. Com a utilização de uma ontologia sobre o domínio de discurso do texto se reduzem os problemas de ambigüidade;
  • A ontologia também funciona como um dicionário de conceito dentro do domínio do texto.

Para a administração, achar informação certa e mais rápido possível dentro da empresa e de suma importância dentro da empresa. A tecnologia de ontologias auxilia das seguintes formas;

  • Ontologia oferece a estrutura básica sobre a qual se constroem bases de conhecimentos.
  •  Usando ontologia pode-se anotar informações semânticas em antefatos de informações não estruturados, visando assim a obtenção de resultados mais precisos.

WEB SEMÂNTICA

        “Nós estamos nos afogando em informações e com fome de conhecimento”

JOHN NAISBITT

        Podemos ver claramente com essa citação é verdadeira quando pensamos nas dificuldades existentes em obter resultados precisos em buscas tipicamente realizadas na Web. As ferramentas de que busca existem atualmente não conseguem descobrir o significado preciso sobre o que se trata determinada página na Web, tendo que contar com certas heurísticas para tentar compreender o significado do conteúdo da página.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com