TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AVA - Tecnologias de Gestão

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera

Tecnologias de Gestão

Profº Cleide Mari Lopes Correa

Guarulhos, 02 de Junho de 2013

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre a importância dos seis sigmas e como ele pode proporcionar uma enorme melhoria dentro de uma organização.

Descobriremos também como ele surgiu e o porquê da sua importância, pois cada organização procura o melhor jeito para que sua empresa se torne senão a melhor uma das melhores dentro do mercado.

Abordaremos também a importância do BSC que parecido com os seis sigmas também busca a melhoria para a empresa.

Seis Sigmas

Os seis sigma é um conjunto de práticas para melhorar tecnicamente os defeitos, chegando quase a “zero”. Podemos definir como uma metodologia que foca na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma organização e que tem como objetivo máximo proporcionar aos seus clientes um serviço ou produto próximo da perfeição. Ele também é definido como uma estratégia organizacional para promover mudanças, fazendo-se que chegue a melhorias nos processos, produtos, serviços e principalmente na satisfação de seus clientes.

Segundo Breyfogle (1999) È uma estratégia de negócios que envolvem o uso de ferramentas estatísticas, dentro de uma metodologia estruturada para ganho do conhecimento necessário, a fim de se ter produtos e serviços melhores, mias rápidos e de menor custo.

Tudo começou quando o Presidente da Motorola Bob Galvin estabeleceu o programa de melhoramento “10x”. Galvin então pediu que a Motorola fizesse em cinco anos o que a HP levou uma década para realizar.

Bill Smith engenheiro da Motorola e responsável pela investigação dos produtos e o quanto esse produto era reparado durante o processo de fabricação.

Em 1985, Smith apresentou um trabalho que, se os defeitos fossem notados e corrigidos durante o processo de fabricação, era quase improvável que novos erros surgissem nas provas finais do produto.O desafio de produzir produtos livres de falhas é o desafio fundamental de Seis Sigma.

Concluindo-se assim que os Seis Sigmas são essenciais para uma implantação bem sucedida,

Ela pode ser utilizada como ferramenta para melhorar a qualidade dos produtos e serviços e, para melhoria do negócio em geral, proporcionando maior habilidade da organização em alcançar seus objetivos estratégicos, pois combina o poder da boa aplicação da estatística com os elementos críticos da estratégia eficaz.

Para a implantação do sistema com excelência, todos os colaboradores da empresa devem estar envolvidos, colaborando com novas ideias para o desenvolvimento do projeto, auxiliando nas mudanças comportamentais e organizacionais e transpondo as barreiras necessárias para que a informação seja de conhecimento de todos.

“Sigma é a letra grega que representa a unidade estatística de medição

que define o desvio-padrão de uma população. Mede a

variabilidade ou distribuição dos dados.” (CONE, 2001, p. 31)

*Caso de sucesso na implantação dos Seis Sigmas

"Na Aglomerados Cotopaxi, a aplicação do Six Sigma Plus nos projetos de melhoria gerou resultados de alto impacto, por meio de reduções drásticas na variação de parâmetros-chave que impactam a satisfação dos clientes. Em toda a estrutura da empresa, rompemos paradigmas que nos limitavam na busca de satisfazer as reais necessidades das partes interessadas no negócio.”

“ Outro caso de sucesso foi a GE ( General Eletric). Iniciou o Seis Sigmas em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequência aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender padrões Seis Sigmas. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5000 executivos e 80.000 empregados na estratégia Seis Sigmas.

Caso de Implicação: Para a Motorola, empresa que deu origem ao programa, a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. A Motorola chegou ao BSC e o Seis Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos, eles mudaram radicalmente a maneira de operar. Na década de 1980 a Motorola decidiu levar a questão da qualidade mais a sério, o presidente então encaminhou a companhia pelo BSC, rumo conhecido por Seis Sigmas e se tornou um ícone na área empresarial.”

Gestão BSC (Balanced Scorecard)

O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com