TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera de Joinville

Curso de Administração

Disciplina – Análise de Investimentos

Maria Helena Moreira Conti - RA 1583983174 - 7ªFase

TRABALHO DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Prof. Juliano Will

JOINVILLE, MARÇO 2016

INTRODUÇÃO

        

Através da geração de riqueza é que as pessoas implementam os seus investimentos para buscarem retorno financeiro e sustentável para sua sobrevivência e conforto.

Estes retornos deveram ser superiores aos investimentos aplicados, tornando seus resultados líquidos positivos e agregando riqueza para seu investidor e para próprio investimento.

 A análise de investimentos envolve decisões de aplicações de curto e longo prazo com o objetivo de proporcionar ao empreendedor ganho de capital, visto isso se faz necessário que nós futuros Administradores possamos entender melhor essa ferramenta que facilita nossa tomada de decisão sobre determinada aplicação econômica irá agregar valor ou perder valor.

A seguir poderemos entender melhor os Conceitos de Investimentos, os Tipos utilizados, sua Importância, as Considerações a serem observadas, o Mercado de Investimento, as principais Aplicações Financeiras etc.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de Investimento

Investimento esta palavra é comum no dia a dia das pessoas, pois nos deparamos em várias situações da nossa vida que podemos dizer que é investimento, por exemplo o simples ato de adquirir uma casa, um carro, fazer uma faculdade ou poupar dinheiro na carteira de poupança entre outras, pois possui o mesmo propósito que é o alcance de um objetivo, captar recursos no futuro.  

E estes simples atos tão distintos tem algo em comum, pois o a definição de investimento é oriundo do ramo da Economia na qual tem grande importância para as organizações e para os próprios cidadãos.

“Investimento é o termo que designa o conjunto de ações destinadas a obter sustentabilidade em curto prazo (proveitos) e, ao mesmo tempo, rentabilidade (lucros) em prazos indeterminados, através de uma garantia econômica. O proveito é o que garante a atividade presente e constante e o lucro é o que garante da atividade futura ou desenvolvimento. Investimento também pode referir-se à compra de ativos financeiros como ações, letras de câmbio e outros papéis. (BERNSTEIN, P. DAMODARAN, 2000)”

A expressão investimento é muito utilizado na rotina da sociedade moderna, sendo facilmente encontrado em manchetes, jornais, internet.

Traduzindo, um investimento é qualquer ato ou ação que implica renunciar os recursos no presente para obter um maior retorno no futuro.

Os Tipos de   Investimento

Os investimentos podem ser de divididos em vários tipos, mas existem três grandes grupos mais usados que são eles: os investimentos públicos, os investimentos privados e os investimentos mistos.

  • Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas com intuito de gerar bem-estar para sociedade. É importante destacar que este recurso são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público, não tem a finalidade de obter retorno financeiro e sim proporcionar melhorias para sociedade como construções de escolas, de hospitais, pavimentação etc.

  • Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito privado, com a finalidade de gerar retorno financeiro. Este tipo de investimento tem grande influência na economia, pois são os maiores gerados de empregos e tributos, principalmente para os países capitalistas. Podemos citar alguns exemplos com Lojas de Varejo, Empresas Prestadoras de Serviço, Fábricas Privadas entre outras.
  • Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas, pessoas físicas ou jurídicas de diretor privado. Geralmente se formam por empresas com capital misto e tem a finalidade tanto de gerar melhorias para sociedade como gerar retornos financeiros. Exemplos de Investimentos Mistos é o Branco do Brasil e Petrobrás.

Importância do Investimento

Investimentos têm grande importância para a economia do pais, pois é fundamental para que esta economia esteja sendo feita como para o desenvolvimento das organizações.

Dentro das organizações investimento significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referente ao aumento da concorrência no segmento, diferenciais no atendimento, sempre inovar, assim estará mais competitiva no mercado.

Desta maneira, a importância de investirmos no crescimento das organizações, quer com o seu próprio lucro ou com capitais de terceiros, consiste em que ela desenvolva mais forças competitivas, permaneça mais tempo no mercado e conquiste maior participação de vendas totais no segmento que atua.

Os investimentos influenciam de forma direta nas organizações com pelo menos dois aspectos:

  • Expansão das Organizações: As empresas, principalmente as privadas, tem como meta seu crescimento, expandindo para o mercado do seu consumidor, de tal maneira a gerar mais retorno para as empresas e seus investidores. Para que este avanço aconteça se faz necessário o investimento.

  • Reposição de Capital: As empresas mesmo que não estejam em crescimento, precisam que haja fluxo de investimento para que a empresa não “feche as portas. Seus equipamentos sofrem com desgaste e obsolescência, desta maneira é importante que sejam feitos investimentos para que não fique ultrapassada encarecendo seu produto e serviço, comprometendo sua qualidade e afetando sua permanência no mercado.

 As organizações que possuem Saúde Financeira, procuram sempre estar investindo, a fim de obter sua expansão no mercando e garantir sua sobrevivência, este processo pode ser representado através da figura abaixo:

Investimento                                                 Retorno/Resultados        [pic 1][pic 2][pic 3]

                           

                                          Reavaliação

Análise de Investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com