TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO – ESCOLA DE LIDERANÇAS 2015

Por:   •  14/5/2016  •  Seminário  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE CONCLUSÃO – ESCOLA DE LIDERANÇAS 2015

NOME: Mariana Mendes da Silva

RESENHA DO LIVRO: SEJA LÍDER DE SI MESMO – O MAIOR DESAFIO DO SER HUMANO

Augusto Cury além de médico, cientista, psiquiatra, psicoterapeuta, é considerado um grande escritor no ramo de auto-ajuda sempre ajudando seus leitores a desenvolver uma qualidade de vida melhor.

Nessa obra em especial ele demonstra como agimos e como deveríamos agir de uma forma racional do qual nós seres humanos devemos ter calma, paciência e sabedoria antes de agir ou seja, devemos agir sempre com a razão e não com a emoção conforme cita em seu livro:

“No teatro da nossa mente nossa meta é ser o ator principal. Ficar na plateia é abandonar a si mesmo”. (Pg.60)

Com essa citação ele demostra que não devemos deixar as oportunidades passarem e sim correr atrás dos nossos sonhos e jamais desanimar sermos líderes do nosso eu, não desanimar e mostra força para continuarmos sendo autores da nossa própria história.

Em seguida ele nos mostra que não devemos deixar o nosso psicológico abater e sermos os lideres natos, aprendendo a controlar nossas emoções e principalmente descobrir quem somos, pois ele nos passa que a vida toda fomos ensinados a ser meros coadjuvantes em vez de sermos atores principais de nossa própria história, as vezes demostramos que somos fortes por fora e imaturos no intelecto e no teatro da mente.

Ele nos passa que devemos dominar a nossa mente para conquistar novos horizontes, em vez de ficar desejando conquistar tudo a nossa volta sendo que não temos um preparo mental para conseguir esse feito. Para sermos os líderes de nossa vida devemos nos prepara psicologicamente, pois só assim poderemos aguentar a responsabilidade e saber lidar com os problemas que surgiram.

Concluo que esse livro foi de extrema importância para mim tanto pessoal como profissional pois de fato ele mostra coisas simples que não havia percebido e que realmente devemos tomar certas decisões para sermos os líderes do nosso eu e só assim poderemos nos preparar tanto no psicológico como no físico para aguentar todas as barreiras que surgiram ao longo de nossa história.

RESENHA DO LIVRO: COMO TORNA-SE UM LÍDER SERVIDOR.

O autor James Hunter que também escreveu o livro: O monge e o executivo um dos maiores best-sellers. Nesse livro que segue a mesma linha de raciocínio desse que se tornou referência no assunto de liderança.

Ele nos mostra como um líder deve se portar sendo uma pessoa forte, integra, consciente e que ser líder não é apenas ter poder de mandar e sim uma autoridade eficaz e que necessita ter uma boa base e preparo para agir e tomar atitudes corretas e assim manter sua idoneidade e credibilidade, sendo que um líder de verdade sabe impor respeito e organizar seus funcionários de acordo com as necessidades de maneira que não os desmotive.

Também comenta que o líder precisa conquistar as pessoas, fazer com que elas se sintam bem em suas atividades e assim fazer que sua equipe tenha paixão pelo trabalho e assim buscar a excelência. Nos mostra que a liderança é uma enorme responsabilidade pois seus funcionários esperam o melhor de você então precisa superar as expectativas.

Precisamos ter a habilidade para sermos líderes e que nem todos nascem como líder mas podemos nos tornarmos, pois podemos desenvolver essa habilidade e trabalhar para obter um bom resultado, fazendo com que as pessoas fiquem mais entusiasmadas em suas posições, o verdadeiro líder sabe reconhecer as habilidades de seus funcionários.

Para James ser líder não é apenas ser “chefe” é também ter responsabilidade compromisso e sabedoria para lidar com situações complicadas e saber gerenciar seu pessoal de forma que os motive, liderar é servir e mostrar um bom desempenho uma liderança servidora tem um impacto muito positivo em nosso desempenho pois todos queremos nos tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem.

Em suma o autor nos mostra que o modelo antigo de liderar do qual era na base do grito não funciona e o novo modelo do qual nos transmite em seu livro é extremamente funcional e mostra de uma maneira clara com experiências vividas nesse novo modelo, ele transmite de várias formas e dá exemplos de fatos verídicos expõem na pratica sua tese e comprova seu funcionamento.

TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW

Abraham Maslow psicólogo foi adepto da psicologia humanista e motivacional onde está diretamente ligada a satisfação de necessidades sua proposta de hierarquia de tipos de necessidades, conhecida como Pirâmide de Maslow, pode ser resumida assim:

[pic 1]

Na base da pirâmide nós temos necessidades indispensáveis à vida, chamadas de necessidades primárias, como a satisfação de necessidades fisiológicas básicas do corpo físico (respiração, comida, água, etc.); Logo acima vem a necessidade de segurança, de amor e relacionamentos e de estima; por último, no grau mais refinado, vêm as necessidades de realização pessoal, estas são chamadas de necessidades secundárias. As necessidades primárias são atendidas externamente (comida, roupa, dinheiro, etc.), as necessidades secundárias são atendidas internamente (sensações de afeto, auto-estima, realização pessoal).

LIDERANÇA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD

Liderança situacional é um modelo de administração ideal para os momentos de crise. Por meio dele, as dificuldades são minimizadas e os objetivos da corporação alcançados. O gestor com esse perfil delega as tarefas aos colaboradores de acordo com as aptidões ou deficiências que eles possuem, por isso, precisam estar atentos aos pontos fortes e fracos dos funcionários. De acordo com a Teoria da Liderança Situacional de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, é de acordo com essa relação entre chefes e subordinados que se torna possível classificar a maturidade dos trabalhadores.

Saber comandar um negócio e a equipe que dele faz parte nas horas de dificuldade é um diferencial do líder situacional. Esse profissional consegue contornar e eliminar os problemas, adaptando-se ao ambiente e delegando tarefas aos chefiados de acordo com cada perfil, demonstrando assim sensibilidade e atenção para perceber as aptidões individuais dos integrantes do grupo.

RESPOSTAS E PERGUNTAS

  1. O que você mais aprecia no trabalho?

Lidar com o público.

  1. O que mais frustra no trabalho?

Quando tento fazer alguma coisa e dá errado.

  1. Quais são os obstáculos que estão atrapalhando seu desempenho e impedindo que você mostre o melhor da sua capacidade?

Minha timidez.

  1. Como você avalia o feedback que está recebendo sobre seu trabalho?

Gosto de receber feedback, pois me mantem alerta para sempre melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (335.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com