TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE GESTÃO DE PRODUÇÃO

7 desperdícios na produção

Foram identificados e categorizados por Taiichi Ohno. Segundo ele pode ser categorizados por:

1 – Defeitos: processamento de produtos defeituosos, retrabalho de produtos defeituosos, os materiais que são utilizados, falta de controle dos processos. Qualidade é fazer bem feito logo da primeira vez, pois a má qualidade gera insatisfação do cliente e danos à imagem da empresa, como também custos, desperdícios e tempo.

2 – Excesso de produção ou super produção: trata-se de produzir mais do que o necessário, e mais rápido que o necessário. Causado por alguns motivos como planejamento de produção deficiente, incentivo de metas por volume, desequilíbrio na linha de produção entre outros. Muitos pensam que manter um alto estoque é um ativo de valor para a empresa, mas na verdade podem se tornar obsoletos ou implicar em custos para mantê-los até que sejam vendidos. E ainda existe o risco de não serem vendidos.

3 – Estoque: estoque excessivo de produto final, estoque excessivo de matérias primas e insumo. Ter excesso de estoque significa um maio custo para a empresa, ocupação de área, manutenção do inventario e do estoque.

4 – Espera: ociosidade humana ou tempo de espera, ociosidade de equipamentos ou tempo de espera. O desperdício referente ao tempo de espera corre quando os recursos (pessoas ou equipamentos) precisam esperar desnecessariamente em virtude de atrasos na chegada de matérias ou disponibilidade de outros recursos, incluindo informações. A espera de ferramenta para começar a trabalhar, de uma assinatura para que um processo continue ou de um veículo atrasado para transportar os trabalhadores para o local de trabalho.

5 – Transporte: movimento desnecessário de material, movimento desnecessário de ferramentas ou equipamentos. Como exemplo, podemos citar: transporte de peças erradas, o envio de materiais para o local errado ou na hora errada ou envio de documentos para lugares que não deveriam ser enviados.

6 – Movimentação nas operações: movimento desnecessário dos colaboradores. Acontece quando ocorre movimentos desnecessário do corpo ao executar uma tarefa. Alguns exemplos: procurar, andar, flexionar, elevar, abaixar e outros movimentos corporais. Muitas vezes, o desperdício de movimento atrasa o início dos trabalhos e interrompe o fluxo das atividades.

7 – Processamento: processo que não agrega valor realizado pelo homem, processo que não agrega valor realizado pela máquina. Refere-se aos processamentos que não agregam valor ao item que está sendo produzido ou trabalhado. Exemplos são etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto ou etapas que simplesmente adicionam excesso de qualidade que os clientes não necessitam. Documentação desnecessária é também uma forma de desperdício de processamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com