TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  30/1/2022  •  Resenha  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma: 02

Nome: Juliana Fernandes da Silva Gonçalez

ROL escolhida: Aula Online 01

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Escolhi a Rol 01 para fazer essa resenha, iniciamos a aula falando das expectativas e conteudos que seriam abordados ao longo do módulo. Sobre o conteudo da primeira aula foi introduzido os Condicionantes Externos e Mudanças Organizacionais, trazendo os pensadores e incluenciadores da era industrial.  Em sequencia falamos da Sociedade da Informação X Sociedade do Conhecimento:

“A sociedade da informação gera e nutre a sociedade do conhecimento, aquela que resulta de experiencias, de valores, do estabelecimento de relações, daelaboração da informação de forma contextualizada e refletida” (Vergara,2016 p. 19.).

Um dos pontos mais interessantes para mim discutidos em aula, foi a Globalização, uma palavra que conheço desde a época do ensiono fundamental e que ainda se faz tão presente no nosso dia. A globalização teve seu inicio em 1990, com abertura de mercados e a integração da economia, com altos impactos sobre as relações de trabalho e a gestão de pessoas. Trouxe aspectos positivos: Novas oportunidades, parcerias e alianças, acesso a informação em âmbito global e mais opções de produtos e serviços. E também com vulnerabilidades: Risco de desemprego, aumento de desigualdade social, analfabestimo digital.

Podemos ver o impacto da globalização na tecnologia com o exemplo das locadoras de filmes, que foram substituídas pelas plataformas de streaming, podemos citar varias plataformas hoje disponíveis: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, Disney+, dentre outras.

Com a globalização e a transformação digital é a melhor definição do mundo onde vivemos, então entramos no MUNDO VUCA:

[pic 3]

Além do mundo VUCA, que surgiu no ambiente militar norte-americano na década de 1980, temos o mundo BANI que surgiu em 2020:

[pic 4]

Como podemos ver o mercado e as empresas estão em constante mudanças, causadas por um conjunto de razões muitas vezes inesperadas, incontrolaveis e inevitáveis, conforme estamos vivendo desde 2020 no cenário da Pandemia.

Razões externas para mudança: Mercado e Competitividade; Novas medidas Legislativas; Transformação Digital; Globalização.

Razões Internas: Aumentar receita; Diminuir custos; Melhorar qualidade de serviços e produtos; Aumentar produtividade; Tornar-se mais eficaz e eficiente.  

Dentro desse tema falamos gerenciar a mudança, objetivos da mudança, passos para mudança, senso de urgencia, curva natural da mudança, auxiliando a equipe passer pela mudança e a transição da mudança. Refrente a transição oda mudança, achei interessante explanarmos que temos 4 fases: Negação, Resistência, Exploração e Aceitação. Esses pontos me levaram a refletir, como realmente esses estágios fazem parte do nosso dia a dia para aquilo que é novo, inicialmente a mudança nos assusta, o que nos gera uma negação e abacamos ficando resistentes a ela, porém quando passamos a nos questionar e sentir o que está acontecendo, entramos na exploração e aceitação do novo, focando nas possibilidades e motivação para fazer a diferença.

Chegando ao fim da aula falamos sobre o Forum econômico mundial de 2020, futuro do trabalho, novas profissões e suas relações com a Industria 4.0. Um dos pontos principais é o reflexo sobre a gestão de pessoas e as novas habilidade exigidas de um Gestor, dentre elas temos: Inovação e pensamento analítico, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, solução de problemas complexos, pensamento crítico e analítico, criatividade, liderança e influencia, dentro outras habilidades. Lembrando que elas estarão sempre em mudança dependendo do momento que vivemos.

Além de toda tecnologia, a globalização nos mostra o quanto é importante sempre nos reinventarmos, estarmos prontos para dominar o conhecimento das novas tecnologias e assim competitivos no mercado de trabalho.

  • As imagens inclusas nessa resenha foram apresentadas na aula online 01.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (520.9 Kb)   docx (443.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com