TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Gestão De Pessoas

Artigo: Trabalho De Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

6. SEGURANÇA DO TRABALHO

Qualidade de vida, higiene e segurança do trabalho são atividades que repercutem diretamente sobre acontinuidade da produção, produtividade, qualidade da produção e sobre o moral dos funcionários. A segurança do trabalho envolve um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas em prevenir acidentes, eliminando as condições inseguras do ambiente ou instruindo e convencendo as pessoas da implantação e uso de práticas preventivas. Sua utilização é indispensável para o desenvolvimento satisfatório do trabalho eda saúde e incolumidade das pessoas. É cada vez maior o número de organizações que criam seus proprios serviços de segurança no sentido de estabelecer normas e procedimentos adequados pondo em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes e contrlar os resultados obtidos.

A segurança do trabalho é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outros termos, cada chefe é responsável pelos assuntos de segurança de sua área, muito embora existana organização um órgão de segurança para assessorar todas as chefias em relação a esse assunto.

A segurança do trabalho atua em três áreas principais de atividade:

• Prevenção de acidentes

• Prevenção de roubos

• Prevenção de incêndios

6.1 PREVENÇÃO DE ACIDENTES

As definições de acidentes são muito variadas. Um grupo de consultores da Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu acidente como “um fato não premeditado do qual resulta dano considerável”. O National Safety Council define-o como “uma ocorrência numa série de fatos que, em geral e sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material”.

A segurança busca minimizar os acidentes de trabalho. Podemos conceituá-los como decorrente do trabalho, provocando direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determine a morte, perda total ou parcial, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A palavra acidente significa ato imprevisto, perfeitamente evitável na maioria dos casos. As estatísticas de acidentes do trabalho, por lei, englobam também os acidentes de trajeto, ou seja, aqueles que ocorrem no trajeto do funcionário de sua casa para a organização e vice-versa.

6.1.2 IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES

A maior parte dos acidentes é provocada por causas que podem ser identificadas e removidas para que não continuem provocando novos acidentes. De acordo com a Americam Standards Association, as principais causas dos acidentes são as seguintes:

• Agente

• Parte do agente

• Condição insegura

• Tipo de acidente

• Ato inseguro

• Fator pessoal de insegurança

PRINCIPAIS CONDIÇÕES INSEGURAS DE ACIDENTES

Paredes, tetos e pisos que não oferecem segurança

Ausência de limpeza

Escadas sem corrimão

Trânsito mal orientado

Iluminação deficiente

Temperatura mal controlada

Ruído excessivo

Poluição do ar ambiente

Máquinas mal protegidas

Ferramentas defeituosas

Instalações elétricas em mau estado

Obstrução de escadas, corredores e portas

Ausência de uniformes adequados

Ausência de normas de segurança

6.2 PREVENÇÃO DE ROUBOS (VIGILÂNCIA)

De modo geral, cada indústria tem seu serviço de vigilância com características proprias, não se podendo aplicar numa o que é feito em outra. Além disso, as medidas preventivas devem ser revistas com frequência, para evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com