TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PÓS GRADUÇÃO ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  18/8/2021  •  Artigo  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

                             [pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Pós – Graduação no curso de Educação a Distância: Gestão e Tutoria

ELIANE FERREIRA DE MOURA FÉ

JULHO/2017

TRABALHO DE PÓS GRADUÇÃO -ARTIGO CIENTÍFICO

COMO O BRASIL SE VÊ HOJE COM A CHEGADA DAS EAD

(EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)

CAMPINAS/ 2018

                  Tutor a distância

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar conceitos de educação, como ela atua na sociedade e conhece mais sobre a modalidade EAD (Educação a Distância). Através do que do que registram alguns autores, inicialmente será apresentado a definição de educação evidenciando sua grande importância na construção social, a definição de educação evidenciando sua grande importância na construção social, a definição de EAD considerando as características das pessoas que procuram esse tipo de ensino e de como a sociedade atual influência na sua busca. Em seguida, será apresentado alguns momentos na história em que a prática a distância

Foi utilizada, destacando a sua importância no momento histórico e no seu aperfeiçoamento.

Posteriormente será apresentada uma breve reflexão de como está a Educação a Distância no Brasil, sendo que se encerra uma breve explanação de como a educação podemos proporcionar a cosmovisão transformadora para a sociedade.

Palavras chaves: oportunidade, aprendizagem e crescimento

Abstract

This article aims to present concepts of education, how it operates in society and knows more about the EAD (Distance Education) modality. Through what is recorded by some authors, initially the definition of education will be presented, evidencing its great importance in social construction, the definition of education evidencing its great importance in social construction, the definition of ODL considering the characteristics of people who seek this kind of education. teaching and how current society influences its pursuit. Then will be presented a few moments in history in which practice the distance It was used, highlighting its importance in the historical moment and its improvement.

Afterwards, a brief reflection will be presented on how Distance Education is in Brazil, and a brief explanation of how education can provide a transforming worldview for society.

INTRUDUÇÃO

A sociedade atual transforma-se a cada dia e a educação precisa acompanhar essas transformações. A nova ordem econômica global e desenvolvimento tecnológico redimensionam as formas de pensar e trazem para a discussão diferentes práticas pedagógicas.

Para a escola cabe o desafio de além de promover uma educação de qualidade, qualificar os estudantes para utilizar, com habilidade e competência, as tecnologias disponíveis. A escola da atualidade e todos os espações de aprendizagem não podem ser indiferentes às possibilidades de uso do computador e da internet no espaço pedagógico. No contexto das sociedades atuais, a Educação a Distância surge como uma modalidade de educação que pode possibilitar formas diferentes de ver o mundo, de ensinar e aprender. Ela traz aspectos positivos ao contexto educacional, como democratização de oportunidades educacionais e possibilidade de ser constituir em instrumento de emancipação do indivíduo no contexto social. Propicia a produção de conhecimento individual e coletivo, favorecendo pelos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. A Educação a Distância tem provocado várias discussões no âmbito acadêmico, o que demostra o interesse pelo tema. Vários cursos são criados e difundidos, tanto de graduação, como de pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento. Políticas públicas educacionais definem posicionamento sobre o assunto, buscando estabelecer legislações específicas de incentivo a programas de Educação a Distância. Essa modalidade de ensino exige dos educadores reflexões amplas e de forma integrada, que os levem a repensar os conceitos de educação e de tecnologia. Para criar propostas pedagógicas que desenvolvam as potencialidades que essas tecnologias trazem para o processo coletivo de construção do conhecimento, torna-se necessário avaliar esta modalidade de ensino, cuja aprendizagem não está atrelada a presença física dos alunos nas instituições de ensino.

O artigo em si, mostra o quão da importância do Ensino a Distância vem sendo positivo no Brasil.

Não se enquadra   apenas por questões de disponibilidade de tempo, como também sócio econômico, social e cultural, pois que o mercado vem passando por um período de grandes transições, destacando a necessidade de profissionais formados em áreas específicas, além da história da concorrência está muito grande.

Muitas empresas começaram a estimular e incentivar para o ensino, e hoje em dia com a vida corrida que temos, surgiu uma grande adequação as pessoas com o ensino EAD.

 Já que isso trouxe um grande desenvolvimento e crescimento para a população brasileira, sendo assim incluindo boa parte da população que não teria condições econômicas, além da maior parte de nossa população ser de baixa renda, saí para trabalhar muito cedo e chega tarde em casa.Com isso qual seria o tempo para focar nos estudos?

Com a chegada EAD no Brasil essa visão social começou a ter um crescimento muito positivo, proporcionando estudo com qualidade, custo diferenciado, e com horários flexíveis.

DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA

Esse estudo foi baseado em situações verdadeira ocorridas dentro território brasileiro, de norte a sul do país.

No ano de 2007, mas de 2,5 milhões de brasileiros que estudaram em cursos com metodologia a distância. Este dado a partir do levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação de Educação Aberta a Distância (AbraEAD) e publicado em sua edição 2008 (SANCHEZ, 2008).

Neste anuário encontramos outros dados significativos sobre a educação a distância em 2007:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (253.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com