TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE INTEGRADA SESI SENAI

NIQUELÂNDIA

CLEBIANA MARTINS FERREIRA

SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES

Niquelândia

2021

UNIDADE INTEGRADA SESI SENAI

TRABALHO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

(Relatório técnico)

Relatório apresentado como requisito parcial para avaliação da SAP 1 e 2 Comunicação e informação do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Orientador: Amanda Cardoso

 

Niquelândia

2021


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        Erro! Indicador não definido.

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................5 à 09

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

 Quando se trata de energia eólica há desvantagens que devem ser levadas em conta, como o barulho provocado, que não é muito elevado se o módulo for frequentemente vistoriado, a área ocupada, que deve ser específica e principalmente como esta tecnologia ainda não está totalmente desenvolvida e o seu custo ainda é um pouco elevado, de modo que é muito difícil a população ter o seu próprio fornecimento de energia elétrica gerada por meios eólicos e também o seu aproveitamento ainda não é satisfatoriamente elevado, entretanto esses podem ser superados com o desenvolvimento desta tecnologia.

Este trabalho tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica, que como todas as demais possuem certas vantagens e desvantagens, o que a faz diferente não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo. Além de esta ser uma fonte de energia renovável, possui certa diferença em relação às demais, pois pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direta e também não necessita de grandes investimentos.

A energia eólica vem ganhando cada vez mais importância no cenário energético mundial. Recentes desenvolvimentos tecnológicos e programas governamentais de incentivo à energia renovável têm despertado o interesse de muitos empreendedores na geração eólica. Entretanto, há diferenças fundamentais entre esta forma de geração e as formas mais convencionais, como térmica e hidráulica. Além disso, existem diversas tecnologias de aero gerador e cada uma delas interage de forma diferente com o sistema. Tudo isso leva a necessidade de se trabalhar com modelos compatíveis nas avaliações do impacto desta geração no sistema.

DESENVOLVIMENTO

Entre as fontes renováveis, a energia eólica apresenta-se como aquela com boas possibilidades para gerar energia elétrica em grandes blocos, podendo vir a concorrer economicamente, em curto prazo, com fontes tradicionais de geração térmica, devido ao constante desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos. Esta fonte renovável apresenta inúmeras vantagens, especialmente as relativas ao baixíssimo índice de poluição ambiental pois, não produz emissões gasosas ou rejeitos e não consome nem degrada recursos naturais utilizados pelo homem, como por exemplo, água.

A energia existe sob várias formas-mecânica, elétrica, térmica, química e luminosa – podendo ser convertida de uma delas à outra. Entretanto, sempre que ocorre uma diminuição de energia sob dada forma, haverá o aparecimento dessa mesma quantidade de energia em outras formas, de modo que a energia total do universo, ou de qualquer sistema isolado seja conservada. Esse é o principio de conservação de energia.

A energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. Ela não é uma substância, não é visível ou invisível, mas é uma medida de transformação. A energia pode ser aplicada à luz, mas também ao movimento, ao som, ao magnetismo. Todos estes conceitos são explicados pela física. Mas, em química a energia pode ser aplicada principalmente às reações químicas. É fundamental lembrar que ela não se perde, não se cria, mas está em constante transformação.

Sem dúvida nenhuma energia é o termo técnico, originário da Física, mais empregado em nossa vida cotidiana. Energia é um conceito muito abrangente e, por isso mesmo, muito abstrato e difícil de ser definido com poucas palavras de um modo preciso. Usando apenas a experiência do nosso cotidiano, poderíamos conceituar energia como “algo que é capaz de originar mudanças no mundo”.

A tecnologia de aerogerador escolhida para modelagem neste trabalho é a que utiliza um gerador síncrono multipolar, conectado diretamente à turbina eólica, operando com rotação variável, sendo conectado à rede elétrica através de um conjunto de conversores eletrônicos de potência. Esta concepção de aerogerador, por operar com rotação do rotor variável e controle da potência extraída dos ventos através do controle de passo da turbina eólica, permite uma maior produção energética além de menores impactos dinâmicos na rede elétrica. As chamadas fontes renováveis de energia vêm ganhando cada vez mais espaço dentro da matriz energética mundial. Estas instalações de produção exploram recursos energéticos renováveis, utilizando diferentes tecnologias de conversão de energia.

As principais razões para o crescimento deste tipo de produção são:
• Preocupações de caráter ambiental, como a necessidade de se reduzir as emissões e CO2 e, assim, cumprir as metas fixadas pelo protocolo de Kyoto;

• Redução das reservas mundiais de combustíveis fósseis;

• Modificações estruturais no setor elétrico, permitindo que investidores privados explorem pequenas centrais, onde se utilizam estes recursos energéticos.

2.1. ACIDENTES CAUSADOS NA PRODUÇÃO DE AEROGERADORES

O Aero gerador, turbina eólica ou sistema de geração eólica é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Alguns destes geradores utilizam processos de conversão e máquinas primárias tradicionais tais como as turbinas hidráulicas. Todavia, novas tecnologias de conversão energética são também utilizadas como a exploração do recurso eólico e a conversão fotovoltaica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com