TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado de trabalho hoje para o trabalho social profissional

Tese: O mercado de trabalho hoje para o trabalho social profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Sumário

Introdução

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

Serviço Social e a Filantropia

O mercado de trabalho na atualidade para o profissional de Serviço Social

Conclusão

Bibliografia

Introdução

A assistência social surgiu na década de 1930 e é regulamentada através da Lei nº.8662, de 07 de junho de 1993. Para atuar nessa área, há o Assistente Social, profissional formado em Serviço Social. Tal profissional elabora, executa e avalia políticas sociais junto às entidades e organizações populares e órgão da administração pública, além de prestar orientação a indivíduos, grupos e população sobre os recursos que lhes são disponíveis e o uso dos mesmos na defesa de seus direitos. A ação de assistência social visa atender às necessidades das comunidades marginalizadas, atendendo seus problemas emergentes ou permanentes, através de projetos e planejamentos que procuram prevenir exclusões sociais, riscos e vulnerabilidades.

Algumas das características da assistência social são as atenções, o amparo, a proteção, a ajuda e o socorro médico. Os meios para suprir certas necessidades podem ser os serviços de saúde, as creches, o atendimento à maternidade e à infância, entre outros. Caracteriza-se pela sua abrangência, a assistência social integra um conjunto diversificado de ações de ajuda, direta ou indireta, a pessoas isoladas, a famílias, a grupos sociais ou a comunidades inteiras, que por múltiplas razões sofrem de carências várias, de natureza económica e social, que não lhes permitem uma vida decente, com o nível mínimo adequado às exigências da dignidade humana.

ETAPA 01 – A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social está na era do capital do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Sendo que, o desafio do Assistente Social é a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável, aumentado assim, a exclusão social de mulheres, jovens e crianças.

O Assistente Social irá formular e participar das politicas publica, atuando na gestão das politicas sociais. Buscando ser o profissional que irá romper com a rotina institucional adquirindo conhecimento para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser pelo assistente, não proporcionando magicas pra resolver todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução, ou seja, ou viabilizar. Tem que se evitar o fatalismo histórico onde a realidade já está definida na historia, isto traz certa acomodação dado a profissão uma mediocridade profissional.

Outro aspecto que devemos evitar é o messianismo profissional que mostra o assistente social como o alavancado de toas as mudanças sociais. As mudanças vêm ocorrendo o mundo do trabalho e na esfera estatal, em suas relações com a sociedade civil, incide diretamente sobre os rumos do desenvolvimento da nossa profissão na sociedade. A compreensão da questão social é de fundamental importância. Temos um código de ética profissional que demonstra a riqueza do trabalho e os âmbitos dos quais podemos atuar. Somos caracterizados por sermos trabalhadores contratados por empregadores, e conjuntamente entramos no processo de mercantilização. Dentro das empresas iremos atuar no processo de reprodução e redistribuição da riqueza social através das politicas publicas.

O serviço social é tratado como trabalho que vem privilegiar a produção e a reprodução da vida social alterando assim o cotidiano. Sabemos que os homens têm suas necessidades que pode e serão satisfeitas pelo trabalho. O trabalho é uma atividade que se inscreve na esfera da produção e reprodução da vida material; os homens tem que ter esta condição de viver para que possa fazer a historia. O Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social é a demonstração de seu trabalho que esta sendo inserido no âmbito de produção e reprodução das relações sociais.

ETAPA 02 – SERVIÇO SOCIAL E FILANTROPIA

O que é Filantropia:

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc.

O termo filantropia foi criado por um imperador romano, no ano de 363, pois achava que filantropia era característica de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas. A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente.

O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

O assistencialismo

Assistencialismo (palavra latina que significa “estar junto”, “pôr-se junto”) vem da palavra assistência, que significa ato ou efeito de assistir, consiste no conjunto de ações implementadas por alguém em prol de outro, no sentido de dar proteção, amparo, auxílio, ajuda, socorro.

O assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica, pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com