TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado de trabalho hoje para o trabalho social profissional

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Sumário

Introdução

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

Serviço Social e a Filantropia

O mercado de trabalho na atualidade para o profissional de Serviço Social

Conclusão

Bibliografia

Introdução

A assistência social surgiu na década de 1930 e é regulamentada através da Lei nº.8662, de 07 de junho de 1993. Para atuar nessa área, há o Assistente Social, profissional formado em Serviço Social. Tal profissional elabora, executa e avalia políticas sociais junto às entidades e organizações populares e órgão da administração pública, além de prestar orientação a indivíduos, grupos e população sobre os recursos que lhes são disponíveis e o uso dos mesmos na defesa de seus direitos. A ação de assistência social visa atender às necessidades das comunidades marginalizadas, atendendo seus problemas emergentes ou permanentes, através de projetos e planejamentos que procuram prevenir exclusões sociais, riscos e vulnerabilidades.

Algumas das características da assistência social são as atenções, o amparo, a proteção, a ajuda e o socorro médico. Os meios para suprir certas necessidades podem ser os serviços de saúde, as creches, o atendimento à maternidade e à infância, entre outros. Caracteriza-se pela sua abrangência, a assistência social integra um conjunto diversificado de ações de ajuda, direta ou indireta, a pessoas isoladas, a famílias, a grupos sociais ou a comunidades inteiras, que por múltiplas razões sofrem de carências várias, de natureza económica e social, que não lhes permitem uma vida decente, com o nível mínimo adequado às exigências da dignidade humana.

ETAPA 01 – A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social está na era do capital do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Sendo que, o desafio do Assistente Social é a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável, aumentado assim, a exclusão social de mulheres, jovens e crianças.

O Assistente Social irá formular e participar das politicas publica, atuando na gestão das politicas sociais. Buscando ser o profissional que irá romper com a rotina institucional adquirindo conhecimento para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser pelo assistente, não proporcionando magicas pra resolver todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução, ou seja, ou viabilizar. Tem que se evitar o fatalismo histórico onde a realidade já está definida na historia, isto traz certa acomodação dado a profissão uma mediocridade profissional.

Outro aspecto que devemos evitar é o messianismo profissional que mostra o assistente social como o alavancado de toas as mudanças sociais. As mudanças vêm ocorrendo o mundo do trabalho e na esfera estatal, em suas relações com a sociedade civil, incide diretamente sobre os rumos do desenvolvimento da nossa profissão na sociedade. A compreensão da questão social é de fundamental importância. Temos um código de ética profissional que demonstra a riqueza do trabalho e os âmbitos dos quais podemos atuar. Somos caracterizados por sermos trabalhadores contratados por empregadores, e conjuntamente entramos no processo de mercantilização. Dentro das empresas iremos atuar no processo de reprodução e redistribuição da riqueza social através das politicas publicas.

O serviço social é tratado como trabalho que vem privilegiar a produção e a reprodução da vida social alterando assim o cotidiano. Sabemos que os homens têm suas necessidades que pode e serão satisfeitas pelo trabalho. O trabalho é uma atividade que se inscreve na esfera da produção e reprodução da vida material; os homens tem que ter esta condição de viver para que possa fazer a historia. O Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social é a demonstração de seu trabalho que esta sendo inserido no âmbito de produção e reprodução das relações sociais.

ETAPA 02 – SERVIÇO SOCIAL E FILANTROPIA

O que é Filantropia:

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com