TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DISCENTE EFETIVO GESTÃO ESTRATÉGICA DE TI E SI

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola DE negócios

CURSO DE administraÇão

LAERCIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR

TRABALHO DISCENTE EFETIVO Gestão estratégica de Ti e Si

londrina

2017


LAERCIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR

TRABALHO DISCENTE EFETIVO Gestão estratégica de Ti e Si

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Estratégica de TI e SI do Curso de Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Prof. Marcio Ridão

Londrina

2017

3.1 – O modelo de forças competitivas de Porter é usado para entender a vantagem competitiva, o modelo fornece uma visão geral da empresa, dos concorrentes e do ambiente. Ele é baseado no ambiente geral de negócios da empresa. Cinco forças competitivas determinam o sucesso da empresa; (novos entrantes, produtos substitutos, fornecedores, clientes, concorrentes).

Estratégias genéricas que são beneficiadas com o sistema e tecnologia de informação:

  • Liderança em custos – uso de sistemas de informação para alcançar baixos custos operacionais e consequentemente menor preço. Exemplo do Walmart, que tem um sistema de reposição de estoques ágil, que permite que sua central e seus fornecedores tenham os dados sempre atualizados e possam responder rapidamente a necessidade de reposição do estoque.
  • Diferenciação do produto – uso dos sistemas de informação para facilitar a criação de novos produtos e serviços. Exemplo do Google, que sempre introduz serviços novos, como o Google Maps.
  • Foco em nichos de mercado – uso de sistemas para estabelecer um foco de mercado especifico e atenda a esse estreito alvo melhor do que a concorrência.  Exemplo nessa caso são empresas que utilizam o SI para analizar os padrões de compra, gostos e preferências dos clientes.
  • Maior intimidade com o cliente e o fornecedor -  uso dos sistemas de informação para estreitar os laços com os fornecedores e aumentar a proximidade com os clientes. Exemplo Toyota e Ford  utilizam os SI  para facilitar o acesso direto dos fornecedores aos seus cronogramas.

Empresas gerenciais bem-sucedidas entendem o que a TI pode fazer e como ela funciona, assumem um papel ativo no ajuste de sua utilização e avaliam seu impacto sobre as receita e os lucros.

3.2 – O modelo de cadeia de valores destaca as atividades especificas da empresa nas quais as estratégias competitivas podem ser mais bem aplicadas e os sistemas de informação provavelmente nos quais a empresa pode usar a tecnologia da informação mais efetivamente para melhorar sua posição competitiva.

Uma rede de valor são empresas independentes que usam a TI para coordenar suas cadeias de valores e fabricar um produto ou prestar um serviço coletivo para um mercado. Tem maior orientação para o cliente.

A rede de valor sincroniza os processos de negócios de clientes, fornecedores e parceiros comerciais entre diferentes empresas de um setor ou setores relacionados.

3.3 – A sinergia e desenvolvida através de saídas de algumas unidades que podem ser usadas como entradas para outras, ou quando duas organizações podem compartilhar mercados e conhecimentos específicos, e tais relações reduzem custos e geram lucros.  Exemplo disso e o Bank of America com a Countrywide Financial e a do JPMorgan Chase com o Washington Mutual, ocorreram com essa finalidade.

Competência essencial é uma atividade que a empresa é líder de classe mundial.  Em geral ela depende de conhecimento adquirido durante muitos anos de experiência. Exemplo é a P & G, que é líder mundial em gestão de marcasse inovação de consumo, o que realça as competências essenciais, utilizando um intranet que ajuda quem trabalha com problemas similares e compartilham ideias e conhecimentos.

Um exemplo de empresa virtual que utiliza o SI como vantagem competitiva é o eBay, utilizando ferramentas de comunicação virtual para formar e fidelizar comunidades.

Tecnologia disruptivas são produtos substitutos com desempenho tão bom ou melhor do que qualquer outro existente. Também podem ser tecnologias que ampliam o mercado. É uma vantagem quando a empresa aproveita seu status de criador e inovador.

3.4 – Empresas que adoram a estratégia global desfrutam de economias de escala e redução no custo dos recursos.  A internet global, junto com os SI , colocam os fabricantes em contato instantâneo com os fornecedores.

A estratégia multinacional concentra a gerencia e o controle financeiro fora de uma matriz e descentraliza as operações de produção.

Outra estratégia e de franquias , onde os franqueadores tem o produto criado, concebido, financiado e produzido inicialmente no pais de origem.

Já as empresas transnacionais não possuem uma única matriz, mas muitas matrizes regionais.

Qualidade sob o ponto de visto do consumidor incluem aspectos psicológicos, o conhecimento que a empresa tem de seus produtos, a reputação do que é vendido. Qualidade física, como a durabilidade, segurança são relevantes e também a relação entre a promessa e a veracidade dessa promessa.

Para o produtor qualidade e a conformidade com as especificações, ou ausência de variação e relação a essas especificações.

Uma das formas de reduzir problemas com a qualidade é diminuir o tempo do ciclo, ciclos mais curtos significam que os erros são percebidos mais cedo no processo, frequentemente antes do termino da fabricação de um produto com defeito, eliminando alguns custos ocultos envolvidos nessa produção.

3.5 A gestão de processo de negócios (BMP) tem como objetivo a melhoria continua dos processo  de negócios , para isso, utiliza uma variedade de ferramentas e metodologias para compreender  os processos existentes, criar novos processos e otimizar todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com