TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM EQUIPE INTRODUÇÃO

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.279 Palavras (30 Páginas)  •  2.646 Visualizações

Página 1 de 30

TRABALHO EM EQUIPE

INTRODUÇÃO

Devemos reconhecer a necessidade humana de conviver em sociedade, por questões de sobrevivência e sociabilidade. Da mesma forma que precisamos nos relacionar com pessoas de culturas diferentes, pensamentos distintos e inúmeras personalidades no nosso dia-a-dia, precisamos nos relacionar de forma harmoniosa no nosso ambiente de trabalho. Hoje em dia, mais do que nunca, fala-se da necessidade de trabalharmos em equipe, de convivermos com opiniões distintas, com ideias novas, com um relacionamento interpessoal, e vemos a necessidade de trabalharmos juntos para otimizar o processo, solucionar problemas e nos inter-relacionar.

O presente trabalho traz algumas discussões acerca do tema abordado, tais como definições de Trabalho em Equipe, tipos de equipe, características das equipes de alto desempenho, obstáculos que interferem na produtividade da equipe e o processo de desenvolvimento de equipes.

1. CONCEITO DE EQUIPE

O trabalho em equipe pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.

Hoje, mais do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Existem inúmeras definições do que seja uma equipe de trabalho, a mais completa, no entanto, é que “Uma equipe de trabalho é um conjunto ou grupo de pessoas com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras pela missão comum, objetivos comuns e um plano de trabalho bem definido”. Nesse conceito, reconhece-se a diversidade de conhecimentos e habilidades entre os membros da equipe, que se complementam e enriquecem o trabalho como um todo, contribuindo desta maneira para que a equipe tenha mais chances de atingir seu objetivo, e mais, a equipe tem um projeto de como alcançá-lo.

Segundo Robert Kreitner e Ângelo Kinicki, entende-se equipe como a tendência para maior coesão, havendo maior envolvimento, comprometimento e participação de seus membros. Equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades complementares que estão comprometidas com um objetivo, metas de desempenho e abordagem comuns pelos quais se responsabilizam mutuamente. A essência de uma equipe é o compromisso comum. Sem ele os grupos desempenham-se como indivíduos: com ele, tornam-se uma unidade poderosa de desempenho coletivo. (Equipes eficazes costumam ter menos de 10 integrantes).1

Ricky W. Griffin e Gregory Moorhead dizem que uma equipe é constituída por poucas pessoas que tenham competências complementares e se comprometam com um propósito comum, com metas de desempenho e com um modo de trabalho dos quais têm de prestar contas entre si.2

Griffin e Moorhead dizem ainda que equipes são muito diferentes de grupos de trabalho. Uma equipe compõe-se de um pequeno número de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com um propósito comum e com método de trabalho e metas de desempenho pelos quais são mutuamente responsáveis. As equipes diferem dos grupos de trabalho comuns nas categorias funcionais, na autoridade e nos sistemas de recompensa.3

Segundo NÃO SEI O NOME DO LIVRO – PEGAR COM A , equipe é constituída por poucas pessoas

que tem competência complementares e se comprometam com um propósito comum. Com metas de desempenho e um modo de trabalho dos quais tem que prestar conta entre si. Uma equipe pode ser facilmente definida. São pessoas fazendo algo juntas, como uma jogada, uma pesquisa cientifica ou uma família construindo algo em comum uma vida.

1.1 Trabalhando com outras pessoas

(JOSI paginas 153-154-157) O comportamento daqueles com quem trabalhamos influi naquilo que fazemos. Uma equipe de trabalho eficiente é um ativo valioso para qualquer organização, as equipes de trabalho nem sempre estão ao lado de seus gerentes, grupos de trabalho que decidam por um motivo ou por outro, dificultar a vida de seus lideres na organização e isso pode ser muito difícil de controlar.

As pessoas que fazem parte de um grupo sentem –se pressionadas a seguir as normas estipuladas por ele, normas são regras, em geral não escritas de como os membros do grupo se comportam.

Quando os grupos se reúnem pela primeira vez ,as pessoas se preocupam com a reação dos outros em relação a elas,as pessoas procuram testar o que constitui comportamento aceitável e inaceitável. Na fase de formação do grupo , os membros tendem a ser escrupulosamente polidos entre se e inibidos em expressar seu desacordo abertamente.

O trabalho em equipe ajuda a evitar conflitos e a desenvolver as aptidões dos membros do grupo , os trabalhadores de equipe podem ser facilmente influenciados e se mostram indecisos em situações dificéis.

1.2 Os Integrantes de uma Equipe e suas características

Segundo NÃO SEI O NOME DO LIVRO – PEGAR COM A JOSI, a equipe é como um corpo humano, cada parte tem sua função, sua habilidade, sua razão de existir e somente com o esforço e o funcionamento harmônico do todo é que o homem pode viver. Da mesma forma figurativa do exemplo, podemos aplicar a escolha correta dos membros de uma equipe.

A escolha dos membros de uma equipe é uma grande responsabilidade do selecionador (líder), visto que o novo integrante deverá ter características que abrange valor à equipe e que em primeiro lugar permita a sua adaptação com os demais integrantes. Nem muito expansivo de inicio e nem muito recatado, o selecionador devera conhecer muito bem equipe para integrar à eles um novo membro que rapidamente se adapte e inicie seu trabalho na mesma sintonia da equipe.

Podemos criar algumas características que os membros da equipe deverão adotar:

Aprender a aprender: é preciso que as pessoas estejam abertas a aprenderem novos ensinamentos, aceitar a valorizar as experiências de outros integrantes, pois é assim que na maioria das vezes aperfeiçoamos nossa forma de ver e de efetuar determinadas tarefas, aprender que ensinar é sempre a melhor maneira de colocar em pratica o que realmente se adquiriu dos conhecimentos na vida, aprender a ponderar suas opiniões no ato de extravasa-las, para que deste modo não venha a agredir a integridade da equipe, ou de qualquer participante, compreender que cada dia podemos aprender algo novo, nunca estamos prontos o suficiente, e é sempre necessário que se aprenda pelo menos uma nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com