TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINANÇAS

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

UNIABEU CENTRO UNIVESITÁRIO

RAFAEL DE ALMEIDA SCANSETTI

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS E UM MODELO PRÁTICO

BELFORD ROXO

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO3

2- CARACTERIZAÇÕES DA FUNÇÃO FINANCEIRA 4

2.1- PLANEJAMENTOS DE FINANÇAS ELABORADOS PELO SETOR FINANCEIRO4 e 5

   

 3- AMBIENTE FINANCEIRO INSERIDO5

3.2 TIPOS DE MERCADOS ANALISADOS PELO GESTOR DE FINANÇAS COMPATÍVEL PARA EMPRESA 6

     

4- ORGANOGRAMA DA FUNÇÃO FINANCEIRA 7

     

5- DESCRIÇÕES DAS TAREFAS E DAS ATIVIDADES DE FINANÇAS 8

     

6- INTEGRAÇÕES DA FUNÇÃO FINANCEIRA COM AS DEMAIS FUNÇÕES 9

   

 7- PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE FINANÇAS UTILIZADAS PELA EMPRESA 10 e 11

     

 8- CONCLUSÃO11

       

9- FONTES CONSULTADAS: BIBLIOGRAFIA E OUTRAS 12

9.1 – FONTES BIBLIOGRÁFICAS12

9.2 -  BIBLIOGRAFIAS12

        


  1. INTRODUÇÃO

Com a necessidade de obter sempre uma lucratividade satisfatória para satisfazer os desejos dos empreendedores que investem recursos na abertura de um determinado negócio, surge como essencial um planejamento financeiro eficaz. Isso aumenta a responsabilidade do Gestor de Finanças e seus colaboradores, pois as informações coletadas auxiliam nas suas analises para sua tomada de decisão.

Este trabalho foi elaborado observando uma análise financeira simplificada de uma empresa do ramo de materiais de construção, o ambiente, organograma e seu planejamento e ferramentas financeiras utilizadas vão ser descritas nos tópicos relacionados. Tem que ser salientado, que por ser tratar de uma empresa limitada seus procedimentos não pode ser comparados com uma empresa de grande porte, que geram maiores recursos e possuem profissionais mais qualificados para desempenhar tal função. Após o estudo ficou evidente que estas empresas necessitam de um conhecimento maior dos seus sócios e responsáveis da importância da gestão financeira para a maximização dos seus lucros.

Segue então as metodologias utilizadas pela empresa no setor de finanças. Ao inicio da abordagem de cada tópico deste trabalho, foi colocado as definições pertinentes ao assunto de acordo com o estudo realizado para o entendimento de cada tópico. O objetivo disto é fazer com que seja possível comparar a definição encontradas em livros relacionados a administração financeira e as práticas utilizadas pela empresa onde foi realizada a pesquisa.


  • 2. CARACTERIZAÇÕES DA FUNÇÃO FINANCEIRA

Segundo HOJI¹ destaca – se três funções básicas de um administrador financeiro:

  • Análise, planejamento e controle financeiro;
  • Tomadas de decisões de investimento;
  • Tomadas de decisões de financiamentos.

O empresário deve sempre estar atento a estas funções básicas em seu negócio. Deve analisar planejar e controlar o uso de seus recursos financeiros e tomar decisões de investimentos e financiamentos precisas e inteligentes.

  • 2.1 PLANEJAMENTOS DE FINANÇAS ELABORADOS PELO SETOR FINANCEIRO.

Por ser uma empresa de Sociedade Limitada, o setor financeiro, através do seu Gestor, elaborou um estudo para identificar se o Capital integralizado na abertura da empresa de fato poderia gerar recursos futuros para os seus sócios. Para isso foi feito um levantamento sobre os gastos necessários com materiais, mão de obra e outras despesas relacionadas ao negócio, bem como uma projeção de faturamento para os anos seguintes.

Foi solicitado e implantado pelo sócio responsável pela empresa o setor de custos operacional. Esse setor é indispensável para a administração financeira, pois nele e coletada informações importantes para as tomadas de decisões. Daí pode ser ter uma noção dos lucros que estão sendo obtidos.

Outro tópico importante citado foi à preocupação com os tributos que a empresa estava obrigada a recolher. Um estudo sobre os gastos relativos a impostos e contribuições foi repassado pelo gestor ao sócio administrador. O detalhe é interessante, pois muitos ao abrir um empreendimento não reconhecem as obrigações às quais estão enquadradas, necessitando gerar receitas para cobrir estes gastos, necessitando de um controle fiscal e previdenciário para apurar estes custos.

Foi analisado o fluxo de caixa dos anos anteriores para avaliar quais mecanismos à empresa poderia utilizar para obter maiores lucros. Foi primeiramente ajustado à forma como eram utilizadas as ferramentas financeiras, pois informações contidas nas anteriores não eram claras, dificultando o trabalho do setor de finanças e, conseqüentemente, dificultando a elaboração de relatórios para realizar um planejamento futuro eficiente.

  • 3. AMBIENTE FINANCEIRO INSERIDO

A análise do Mercado Financeiro e os Investimentos possíveis aplicáveis numa empresa são extremamente essenciais na área de finanças. Segundo Iran S. Lima², o Mercado Financeiro consiste no conjunto de instituições e instrumentos destinados a oferecer alternativas de aplicação e captação de recursos financeiros. Isso ajuda a empresa a produzir o caixa necessário para obtenção de recursos e ao mesmo tempo cobrir eventuais custos inesperados.

Já o investimento pode ser uma excelente alternativa para fugir das altas taxas de juros impostas pelos empréstimos bancários. Apesar de ser mais difícil de conseguir um investidor dependendo do ramo de atuação e a demora de converter em valores monetários suficientes os recursos utilizados em uma determinada aplicação financeira, a necessidade quase que urgente de obter ativos acaba sempre levando o gestor a recorrer para os empréstimos, principalmente quando a empresa não tem um setor financeiro de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (430 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com