TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MEIO AMBIENTE

Por:   •  22/8/2019  •  Artigo  •  7.486 Palavras (30 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 30

MEIO AMBIENTE E AS EMPRESAS

DANIEL WEIGERT

INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial foi o inicio das graves degradações ao meio ambiente, pois antes do advento da máquina a vapor as mercadorias eram feitas à mão, sem auxílio de maquinários, com pequenos equipamentos de uso manual, geralmente usadas pelos artesãos.

Com o início da primeira etapa da Revolução Industrial ocorrida entre os anos de 1760 a 1860 que, marcada pelo desenvolvimento da máquina a vapor, utilizava como combustível o carvão mineral, um poderoso combustível fóssil, deu-se início a degradação efetiva do meio ambiente. Já a Segunda etapa aconteceu dentre os anos de 1860 a 1950, nesse período, iniciou a distribuição das Industrias pelo mundo, e a utilização da energia elétrica com as construções de usinas hidroelétricas. Em sua segunda metade, ocorrem as duas grandes guerras mundiais. A Terceira Etapa ocorre até os dias atuais, teve início a partir de 1950, marcada pelo incremento tecnológico e a criação da internet e da Energia Atômica. Há muitos estudiosos que afirmam que estamos vivendo a Quarta Etapa, pois estamos em processo de transição para tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, Big Data, tecnologias que já estão em funcionamento.

O desenvolvimento das organizações gerou algumas consequências irreversíveis para o Meio Ambiente, dentre os principais o Desmatamento, A Poluição dos rios e mares, o Aquecimento Global e Poluição do ambiente espacial, todos esses fatores ocasionaram no surgimento de leis e normas para o cumprimento de ações que diminuam a degradação e reconstruam o que já foi consumido e degradado. Criaram-se instituições públicas e privadas para fiscalização e penalização dos desrespeitos à natureza. O Brasil tem uma legislação bastante complexa e moderna para proteção de seus recursos naturais.

1 - MEIO AMBIENTE E AS EMPRESAS

Existem inúmeros registros de organizações antes de ocorrer a Revolução Industrial, um grande exemplo eram os chamados “Artesãos”, que produziam os produtos manualmente, no máximo com ajuda de máquinas simples. E dependendo do tamanho da produção, alguns artesãos se dividiam em grupos para colocar etapas no processo produtivo. Essa produção era feita em oficinas montadas nos lares desses profissionais que comandavam todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto acabado.

Com a Revolução Industrial, os trabalhadores (artesãos), perderam espaço no mercado, pois devido ao barateamento da produção causado pela automatização dos processos, seus produtos feitos à mão, que tinham um custo muito mais elevado afetando o valor final, perderam espaço no mercado para os produtos industrializados que tinham um valor final muito menor, o que agradava o consumidor.

Quando se fala em degradação do meio ambiente, sabemos que foi a partir da Revolução Industrial que essa consequência teve maior impacto destrutivo, com total despreocupação inicialmente com a conservação da natureza, e a busca incessante pelo desenvolvimento industrial. Por esse motivo, será tratado como cenário central do início dessa revolução.

A Revolução Industrial Iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVIII e XIX, trazendo uma grande mudança na maneira de produção, na qual substituiu o trabalho artesanal pelo assalariado e com uso de máquinas. Tal mudança trouxe benefícios como, por exemplo, o barateamento da produção, aumento do nível produtível, produtos com maior qualidade, menor preço para o consumidor final, etc.

A seguir, serão expostas as etapas da Revolução Industrial, demarcando suas principais preocupações:

1.1- A PRIMEIRA ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Ocorreu entre 1760 e 1860, limitada primeiramente a Inglaterra, caracterizada pela passagem da manufatura para o sistema Fabril foi impulsionada pelas invenções da máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor que resultou na mecanização dos processos. Foi assim que ocorreu a expansão das indústrias têxteis, metalúrgica, siderúrgica e dos transportes. Nesse momento o combustível principal para as máquinas era o Carvão Mineral, que é um combustível Fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos, no qual sua queima para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como, por exemplo, o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida. Como resultado, temos um grande aumento e rapidez na produção, a substituição da manufatura pela maquino fatura, aumento do mercado consumidor (barateamento) e desenvolvimento do comércio internacional. Nesse período, não há preocupações com a degradação do meio ambiente.

1.2- SEGUNDA ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A segunda etapa ocorreu em meados de 1860 a 1950, e ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. As principais inovações foram o emprego do aço na matéria prima, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos. Nesse período, começou a construção de hidroelétricas, reformulando fluxos de rios, afetando a vida dos animais e moradores desses locais, também há a exploração do petróleo, que por eventualidades ocorrem vazamentos nos mares, causando a destruição da vida no local, e seus derivados como, por exemplo, a Gasolina, utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com