TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO NAFTA

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Para os comerciantes que trabalham informalmente, a vantagem é apenas a isenção de impostos, porém essa situação é irregular perante a justiça. Esse fato aumenta a cada dia, e faz com que, o governo tome medidas mais constantes para regularizar essa situação. Infelizmente a informalidade faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. O ponto mais negativo desse assunto, é , enquanto existem pessoas que não regularizam seus negócios, há outras que trabalham formalmente, pagando a mais para cobrir o valor dos comerciantes que trabalham na ilegalidade, e em muitos casos com negócios clandestinos que são provenientes de comércio fora da lei.

Segundo o IBGE do Brasil, aproximadamente 49% dos informais não sabem quais medidas devem ser feitas para regularizar seu próprio negócio e muitas vezes já está há muito tempo trabalhando da mesma forma, que já se tornou comodismo e acaba ficando indesejável qualquer tipo de mudança. A única vantagem para o trabalhador, como já foi dito, é a isenção de impostos, toda via, o mesmo, fica sem acesso a qualquer tipo de cobertura previdenciária, como acidente de trabalho ou ocorrência de incapacitação, tornando as condições de trabalho cada vez mais precárias.

No ano de 2006, o governo federal criou uma lei chamada “lei geral para micro e pequenas empresas”. Essa lei tem como objetivo tentar resolver esses problemas. O mesmo exerce um forte combate a esse tipo de empresa ilegal, pelo fato de que, a arrecadação de imposto torna-se menor. A criação dessa lei tem por finalidade também, que os trabalhadores micro empresários, passe a trabalhar na formalidade e ambos adquirem seus direitos e deveres.

Outra pesquisa feita pelo IBGE, aponta que grande parte desses trabalhadores tem baixa escolaridade e que apenas 2% possui curso superior. Alguns dados concluem que 30% dos brasileiros que optam pela profissão, fazem parte do reflexo de desemprego no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com