TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

CRISTINA DA SILVA BARROS

PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS I

SOROCABA- SP

2022

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO                

03

1.1

TEMA

03

1.2

JUSTIFICATIVA

04

1.3

METODOLOGIA

04

1.4

OBJETIVOS

05

1.4.1

Geral

05

1.4.2

Específicos

05

1.5

RESULTADOS ESPERADOS

05

2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

06

2.1

VULNERABILIDADE SOCIAL E ASSISTENCIALISMO

06

2.2

SERVIÇOS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES

07

CRONOGRAMA

11

REFERÊNCIAS

12

 

  1. INTRODUÇÃO

A assistência social desempenha importante papel de auxiliar indivíduos, ajudando por meio da facilitação dos aspectos burocráticos, a resolver conflitos interiores, problemas de toda natureza.  

 Assistente Social, historicamente tem uma rotina de trabalho um tanto agitada, voltada à análise de situações, estando sempre envolvido nos problemas sociais, buscando soluções para esses, bem como fiscalizando e propondo políticas públicas que combatam as mazelas que atingem a sociedade. Desta forma, vale destacar que o Assistente Social está sempre intermediando as relações entre o estado e o povo, visando a defesa dos direitos deste último, o povo, e cobrando daquele, o estado, as providências necessárias. E nesse contexto, o trabalho em questão traz como tema a vulnerabilidade familiar, o qual é um assunto de grande importância no âmbito da assistência social.

De modo geral, vale trazer uma abordagem acerca dos programas de proteção familiar, os quais visam melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e é uma pauta do assistente social fazer essa análise por meio da  fiscalização de políticas e medindo a efetividade de tais políticas, a fim de chegar a dados que revelem o quanto tais políticas estão sendo importantes.

Vale acrescentar que o trabalho em questão trará uma abordagem de grande importância sobre a questão da vulnerabilidade familiar, as violências sofridas pelas crianças em razão da vulnerabilidade à qual estão expostas, os tipos de violência que elas vivem, elencando também as leis de proteção à criança, apresentando um quadro evolutivo da história de proteção à crianças, sinalizando os principais marcos históricos dessas linha evolutiva da proteção infantil.

1.1 Tema

“Meu cliente no combate à fome", é o tema do projeto em questão, o qual objetivo a criação de um programa de apoio Às famílias em situação de vulnerabilidade social, através de doações de cestas básicas.

1.2 Justificativa

‌De‌ ‌modo‌ ‌geral‌ ‌podemos‌ ‌dizer‌ ‌que‌ ‌o‌ ‌trabalho‌ ‌em‌ ‌questão‌ ‌tem‌ ‌notável‌ ‌importância, ‌ ‌uma‌ ‌vez‌ ‌que‌ ‌trata‌ ‌de‌ ‌um‌ ‌tema‌ ‌bastante‌ ‌atual‌ ‌e‌ ‌relevante‌ ‌no‌ ‌mercado, ‌ ‌visto‌ ‌que‌ ‌trata‌ ‌de‌ ‌questões‌ ‌diretamente‌ ‌ligadas‌ aos programas de apoio social, ‌ ‌questão‌ ‌essa‌ ‌que‌ ‌ultimamente‌ ‌muito‌ ‌tem‌ chamado a atenção ‌da sociedade como um todo, tendo em vista que a vulnerabilidade das famílias tem voltado a crescer no Brasil, a fome tem voltado a ser uma realidade no país,‌ ‌portanto, faz- se de extremo necessário, a realização de uma pesquisa que busca analisar as políticas públicas existentes e a efetividade delas, buscando analisar quais têm sido as suas falhas.

1.3 Metodologia

O‌ ‌trabalho‌ ‌em‌ ‌questão‌ ‌foi‌ ‌desenvolvido‌ ‌sob‌ ‌a‌ ‌metodologia‌ ‌de‌ ‌pesquisa‌ ‌ teórica, ‌ ‌a‌ ‌partir‌ ‌da‌ ‌qual‌ ‌foi‌ ‌desenvolvida‌ ‌uma‌ ‌pesquisa, ‌ ‌que‌ ‌pode‌ ‌ser‌ ‌denominada‌ ‌um‌ ‌estudo‌ ‌de‌ ‌caso‌ ‌acerca‌ ‌do tema vulnerabilidade familiar, uma vez que estão em alta às discussões em torno da dos programas de apoio tendo em vista ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. ‌

A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa teórica, sendo assim, em primeiro momento foi feita uma revisão histórica do tema a fim de conhecer melhor, para poder futuramente desenvolver com maior propriedade uma opinião acerca do assunto. Em segundo momento foi feito o pré-projeto traçando os objetivos, a fim de melhor estruturar o que seria pesquisado e a fim de formular o problema da pesquisa sob a perspectiva de trazer uma resposta para o problema central. Em momento posterior, após a definição dos objetivos e problema da pesquisa, foi feita a revisão bibliográfica, ou seja, foi analisado o que já foi dito por outros autores sobre o assunto abordado, em segundo momento foram coletadas as principais informações.

Os autores foram pesquisados através do Google acadêmico, a fim de filtrar as buscas, encontrando trabalhos que possuem maior credibilidade. As informações, ou seja, ideias de autores renomados foram retiradas de livros e pdfs disponíveis na plataforma já mencionada. Após a análise da bibliográfica e coleta de dados importantes, foi realizado o desenvolvimento do referencial teórico da pesquisa, a fim de resolver os objetivos específicos e chegar ao objetivo geral.

1.4 Objetivos

1.4.1 Geral

Propor uma política de combate à fome, por meio da qual a empresa irá atuar buscando prestar apoio às famílias menos favorecidas, ou seja, aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com