TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE FORJAMENTO

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO SOBRE FORJAMENTO

Forjamento 

Nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho. A matéria-prima é colocada na parte inferior do molde, então a parte superior desce em alta velocidade e atinge a matéria-prima. A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial.

 Tipos de forjamento 

A quente: formação de rebarbas e exigem acabamento final;

 A frio: elevada precisão dimensional, precisão e rugosidade.

Vantagens

Melhoria da microestrutura;

Resistência maior;

Resistência maior;

Melhor acabamento superficial que a fundição;

Melhor acabamento superficial que a fundição;

Melhor distribuição das fibras;

Melhor distribuição das fibras.

Desvantagens

As peças a serem forjadas geralmente necessitam de usinagem antes do processo de forjamento,

Os equipamentos são muito caros;

As matrizes fechadas devem possuir calha de rebarba;

O acabamento superficial e a tolerância geométrica (devido à expansão e contração do metal) são inferiores ao tratamento a frio;

Geração de carepa;

Necessidade de equipamentos especiais (fornos, manipuladores, etc.) e gasto de energia para aquecimento das peças;

Desgaste das ferramentas é maior e a lubrificação é difícil.

Forjamento aberto

Também conhecido como forjamento Smith, o processo envolve bater ou deformar uma peça de trabalho colocada sobre uma bigorna estacionária. As formas neste processo são planas. O operador ou uma máquina vai orientar e posicionar a peça de trabalho para produzir a forma desejada. No forjamento Smith, as matrizes são achatadas ou também podem ter um formato especial de superfície necessária para as operações especiais. O processo é empregado para trabalhos por encomenda, smithing, para enrugar formas, etc. Grandes partes de mais de duzentos quilos e 80 pés de comprimento podem ser pressionadas ou marteladas em forma com este processo. Quase todos os tipos de ligas ferrosas e não-ferrosas e outros materiais como ligas resistentes à corrosão e ligas refratárias, podem ser forjadas com essa técnica.

Forjamento fechado

É o processo onde o metal quente é moldado dentro das paredes que abrangem uma parte do trabalho em todos os lados. Neste processo, uma barra ou uma haste é cortada em um comprimento específico necessário para encher o molde. Várias matrizes são utilizadas para obter a forma final, especialmente quando as formas grandes e complexas são necessárias. Este processo também requer espaço de grande produção de equipamentos complexos, como os martelos de dupla ação, tratamento térmico, limpeza e instalações de qualidade. Com esses equipamentos, produtos de até 450 kg de peso podem ser fabricados. Produtos de matriz fechada têm sua aplicação em diversas indústrias, tais como tratores, automóveis e equipamentos agrícolas, terraplanagem, transmissão de energia elétrica, petroquímica e máquinas-ferramentas.

Forjamento a quente

O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. Como o encruamento não é aliviado, a tensão de conformação aumenta com a deformação[

Forjamento a frio

Forjamento a frio, é uma deformação plástica de metais, sem aquecimento, onde o material é forçado por compressão, a fluir entre uma matriz e um macho, resultando na obtenção de peças com forma e tolerâncias de precisão. É um método usado para mover, sem remover o metal. Esta tecnologia já provou ser altamente econômica. Suas aplicações estão crescendo rapidamente e seu potencial e desenvolvimento para peças com formas geométricas mais complexas, fabricadas com matérias-primas que permitem maior grau de deformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com