TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA METODOLOGICA DA PESQUISA.

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

TRAJETÓRIA METODOLOGICA DA PESQUISA.

        O presente trabalho foi constituído inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, em 3 escolas publicas da cidade de Batalha –PI. Com intuito para verificar quais os desafios do coordenador pedagógico.

Para se desenvolver uma pesquisa realmente qualitativa há de se considerar a importância de se produzir um dado de conhecimento a partir de estudos tantos teóricos quanto práticos. Conforme Lüdke (1986, p. 01) “para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidencias, as informações coletadas sobre determinado assunto teórico acumulado a respeito dele”.

        Desta forma os sujeitos das pesquisa foram  (3) três coordenadoras sendo que (2) duas foram da rede estadual e (1) da rede municipal. Todos os coordenadores questionados tem formação superior.

Quadro 1: Sobre a formação acadêmica:

Sujeitos da pesquisa

Unidade  Escolar

Formação pedagógica

C.1

Pública

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, com especialização em Gestão Ambiental.

C.2

Pública

Licenciatura Plena em Letras Português, com especialização em Metodologia do Ensino Superior.

C.3

Pública

Licenciatura Plena em História, com especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História.

Fonte: Elaborada pelo pesquisador com dados coletados em abril-2015.

        De acordo com a afirmação das coordenadoras, onde todas possuem formação superior mas que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996, p. 23, art. 64, a sua licenciatura não seria a adequada para o ocupação proposta pelas instituições.

Art. 64º. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

        Vale ressaltar que de acordo com a LDB, fica a critério da instituição, a qualificação dos coordenadores em pós-graduação.

2.1 Caracterização da Pesquisa

        A pesquisa se deu em torno de três escolas na qual iremos identificar por E.1; E.2 e E.3, todas são da rede publica de ensino. Ao analisar as escolas podemos notar que todas possuem salas ventiladas, área para atividades extra classe, sala dos professores, banheiros em perfeita condições de uso, cantina, e quadra esportiva, além de uma sala reservada para o diretor e coordenador, onde é realizado as reuniões pedagógicas.

        Ao realizar a visita nas instituições podemos observar que os Coordenadores são bem acessível aos professores, há coperatividade entre o corpo docente, direção e coordenação. Isso facilita bastante o desenvolvimento das instituições.

2.2 Técnicas e instrumentos de produção de dados

         A pesquisa ocorreu de forma investigativa por meio de visitas as unidades escolares de Batalha-PI, a mesma teve como objetivo observar as reais dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos. Segundo Gonçalves (2007, p. 67) [...] a pesquisa de campo é aquela que exige do pesquisador um encontro mais direto [...] sendo assim é necessário que o pesquisador conheça o ambiente em que buscará conhecimento de campo.

        Os instrumentos utilizado para a coleta de dados se deu mediante a utilização de questionário aplicados aos coordenadores. Para Pádua (2007, p. 158), os questionários são instrumentos de coleta de dados que são preenchidos pelos informantes sem a presença do pesquisador.

Desta forma os sujeitos da pesquisa foram (3) coordenadores pedagógicos da rede publica ambos com formação superior. O proposito deste momento é apresentar respostas oferecidas pelos coordenadores que serão identificados por: C1; C2 e C.3.

        

2.3 Procedimentos de análise de dados

Portanto se fez necessário a realização de questionário utilizado como instrumento de coleta de dados, realizados com coordenadores.

        Dessa forma os sujeitos da pesquisa foram (3) coordenadores que atuam na rede publica de ensino.

Quadro 2: Sobre as características da prática pedagógica do coordenador pedagógico.

Sujeitos da pesquisa

Unidade  Escolar

As práticas pedagógica dos coordenadores

C.1

Pública

Acompanha o projeto pedagógico, forma professores, partilha suas ações, compreende as reais relações entre funcionários e alunos. As relações interpessoais permeiam a pratica do coordenador que precisa articular as instâncias escolar e familiar sabendo ouvir, olhar e falar a todas que buscam sua atenção. Não podendo deixar de lado o planejamento que é muito importante para o andamento da instituição.

C.2

Pública

Informa que orienta a prática pedagógica do professor, oferecendo suporte e técnica e apoio pedagógico, que estará presente no planejamento realizado mensalmente.

C.3

Pública

Desempenha o papel de servir de mediadora entre aluno – gestão – professor, fornecer apoio pedagógico aos professores, planejar e acompanhar todo o trabalho pedagógico da unidade escolar favorecendo a interação escolar de toda equipe para promover o desenvolvimento das capacidades dos educandos.

Fonte: Elaborada pelo pesquisador com dados coletados em abril-2015.

De acordo com os coordenadores é preciso que haja o planejamento, mas para que isso possa acontecer é necessário que o planejamento seja de forma articulada com o grupo, sendo que o coordenador pedagógico é o mediador, por meio de estratégias de trabalho. Para Placco (2011, p. 91) [...] Nenhum educador vai conseguir dar conta de suas tarefas sozinho. Para realiza-las é importante contar com o apoio de um coletivo forte e solidário. Mas para poder contar com o apoio de um grupo desse tipo, é preciso empenhar-se em construí-lo cotidianamente: a força de um coletivo vem do desenvolvimento de cada um, articulada, neste caso, pelo coordenador pedagógico [...].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com