TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE PESSOAL: AS ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS DENTRO DO PROCESSO.

Por:   •  30/4/2016  •  Artigo  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

TREINAMENTO DE PESSOAL: AS ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS  DENTRO DO PROCESSO.

        RESUMO:
        
Este artigo tem por objetivo conceituar o treinamento de pessoal dentro das organizações empresariais, expondo e caracterizando as principais etapas identificadas no processo de treinamento.                                                Palavras Chaves: Treinamento, Processo, Etapas.

        ABSTRACT:
        This article aims to conceptualize the personnel training within business organizations , exhibiting and featuring the main steps identified in the training process.
        Key Words: Training, Process, Stage.                                                        
        INTRODUÇÃO
        O processo de treinamento tem se mostrado fundamental e estruturador na administração empresarial e está ligado ao processo produtivo da empresa. O treinamento possibilita que os funcionários adquiram habilidades e conhecimentos tendo uma melhor capacitação para desenvolverem  suas tarefas no trabalho.
        Um gestor da empresa deve detectar quando um funcionário tem uma carência de treinamento, realizando os procedimentos precisos para estabelecer que tipo de treinamento é necessário e como deve ser aplicado. Dentro do processo de treinamento existem etapas a serem seguidas, para que se obtenha o resultado esperado.

        

        TREINAMENTO
        Segundo Chiavenato (2009) Treinamento é o processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático pelo qual o pessoal não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Na administração o treinamento esta ligado a transmissão do conhecimento para um fim específicos relacionados ao trabalho. Dentro de uma concepção menor treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e pericia de um empregado para o desempenho de determinado cargo ou trabalho.                                                O treinamento deve atender tanto no âmbito operacional quanto administrativo, desde uma inovação na área de produção até novas maneiras de administrar os negócios e as pessoas, desenvolvendo competências possibilitando a otimização de resultados da organização. A qualificação de funcionários é um importante componente para o alcance de objetivos e eficácia empresarial.

        
OBJETIVO DO TREINAMENTO NA ORGANIZAÇÃO                        Segundo Bohlander (2009) Grande parte dos funcionários contratados já possuem maior parte dos CHA (conhecimento habilidades e aptidão) que é necessário para o trabalho, por outro lado outros podem ter a necessidade de um treinamento intenso antes de estarem aptos para colaborar com a empresa, e se desenvolver para futuramente ocupar cargos e funções mais complexas. Os funcionários que já integram o quadro da empresa precisam se manter atualizados, e pode-se dizer que quase todos precisam ser treinados para manter um bom desempenho em suas tarefas e adaptar-se as inovações no trabalho. A empresa treina o funcionário para obter um desempenho satisfatório, e motivar a aceitação e adequação as novas técnicas e procedimentos e gradativamente receber um retorno atingindo objetivos.

        LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DO TREINAMENTO.                 Segundo Chiavenato (2009) O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico que deve basear-se em informações relevantes. Cabe ao gestor a responsabilidade de detectar os problemas provocados pela ausência de treinamento, cabe a ele as decisões relacionadas ao treinamento, mesmo utilizando os serviços de acessória por especialistas em treinamento.                                        

        O ideal seria que as empresas mantivessem constantemente  um controle de aptidão, para que tivessem sempre em dia a formação dos funcionários,  mas infelizmente na maioria das vezes o treinamento é feito com base na necessidade, quando fica aparente um déficit de qualificação, a má execução das tarefas, ou até mesmo resultados ruins, a organização assume a responsabilidade de investir no treinamento, que envolve os objetivos da empresa.                                                O gestor deve realizar o levantamento das necessidades de treinamento, analisando a organização, avaliando o desempenho, descobrindo os empregados que executam suas tarefas abaixo do nível satisfatório, ou averiguando reclamações diretas, e como eles reagem a introdução de novos equipamentos e procedimentos, a dificuldade em se adequar com mudanças, muitas perguntas da parte dos funcionários de como proceder em suas próprias funções, deficiência no desempenho, são fortes indícios da necessidade do treinamento, após a decisão de realizar o treinamento  deve-se estabelecer  que mudanças e resultados explícitos espera-se que o treinamento traga para a organização,  metas que devem ser extremamente claras tanto para a empresa quanto para o funcionário, para que no final do processo possam ser utilizadas para avaliar os resultados do treinamento.

        PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO DO TREINAMENTO                                Após detectar a necessidade de treinamento, o próximo passo é programa-lo e escolher os métodos que serão aplicados, o que é mais importante do que decidir fazê-lo. O sucesso do treinamento depende de utilizar bem as informações obtidas no levantamento de necessidades.                                                                Segundo BOHLANDER (2009) a concepção do treinamento deve focalizar pelo menos quatro questões relacionadas: Objetivos instrucionais, prontidão e motivação do treinando, princípios de aprendizagem e as características dos instrutores. O objetivo instrucional descreve que habilidades ou conhecimentos serão adquiridos e que atitudes serão mudadas. A prontidão e motivação do treinando refere-se a maturidade quanto a experiência do funcionário treinado; se o treinando tem os requisitos necessários para absorver o que será ensinado. Os princípios de aprendizagem caracteriza-se como uma ponte entre o funcionários e a empresa, considerando os princípios psicológicos da aprendizagem, o programa de treinamento deve ajudar o funcionários a captar novos materiais, e entender como podem transferi-los à execução  de suas tarefas no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com