TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 ATPS Processos Administrativos

Dissertações: Etapa 1 ATPS Processos Administrativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1 O QUE É E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

O planejamento é uma das principais ferramentas de uma empresa, o planejamento define onde se pretende chegar o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. Visando que ao traçar um planejamento está traçando metas a ser alcançadas a atingir objetivos para que a mesma possa obter bons resultados, através dele é que busca as alternativas para sanar os problemas e aprimorar os pontos positivos dentro de uma organização. O planejamento divide-se em três níveis.

Planejamento estratégico, Planejamento tático, Planejamento operacional.

Planejamento estratégico - É o mais amplo conceitual que define os caminhos, metas onde quer chegar é a etapa do raciocínio, o surgimento das ideias.

Para Michel Poter (2008) uma empresa sem planejamento incorre no risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência.

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1. Determinação dos objetivos.

2. Análise ambiental externa.

3. Análise organizacional interna.

4. Formulação de alternativas.

5. Elaboração do planejamento.

6. Implementação e execução.

7. Avaliação dos resultados.

Planejamento tático – Intermediário, que está relacionado em como essas ideias surgiram através do planejamento estratégico e como executá-las, tem como função administrativa determinar antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos serão alcançados, o planejamento é uma técnica elaborado pelos gerentes e executivos para buscar melhorias no desempenho e tem por base o planejamento estratégico da empresa visando contribuir para que tenha sucesso, para isso referem-se os planos de produção, financeiros, marketing e recursos humanos.

Planejamento operacional - Básico, é o que envolve todos os planejamentos, o estratégico, e o tático, é típico da abordagem de sistemas fechados direciona as tarefas aos seus departamentos para executar as ideias e tem por objetivo focar na otimização e a maximização de resultados por ser de caráter imediatista abrange estritamente um determinado local para que possa detalhar e estabelecer tarefas e operações, com base nesses planos estabelece procedimentos e transforma-os em rotinas.

1.1 Pesquisa comparativa

Segundo Maximiano (2004) planejamento é administrar as relações com o futuro, porque de alguma forma tomamos decisões pensando no futuro, por isso a importância de estabelecer objetivos para que sejam criados planos de desenvolvimento, baseado nisso cria-se duas atitudes a proativa e a reativa.

A atitude proativa refere-se ao entendimento das forças do ambiente, ao impulso e desejo de mudança e a antecipação aos eventos. Já a atitude reativa refere-se a rejeição das informações do ambiente, a tendência para estabilidade e a reação aos eventos.

Passo 2 –

1 - Confronto entre a mensagem dos professores e o conteúdo sobre Planejamento.

Para produzir um bom planejamento estratégico, o empreendedor tem que saber que existem duas batalhas entre o presente e o futuro, ele se dedica em vencer a luta do presente não esquecendo a batalha do horizonte e imaginação para conquistar o futuro.

Para Roberto Shinyashiki, um bom empreendedor consegue enxergar do presente ao futuro. Ele se antecipa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com