TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Economia de Mercado

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Bens livres: são ilimitados em quantidade ou muito abundantes. Não se pode apropriá-los, como o ar, o calor, o sol, a chuva etc.

Bens econômicos: são bens escassos em quantidade, dada sua procura, e apropriáveis. Os bens econômicos têm valor monetário. Quase todos os bens são bens econômicos. Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em: Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis.

Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.


Os bens materiais podem ser divididos em:
Bens de consumo: São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas, etc.

Bens de capital: Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios, etc.

  1. O que e quanto produzir: o que se deve produzir e em qual quantidade.

Como produzir: norteia-se pelo nível tecnológico, pela concorrência, por métodos mais eficientes e de menores custos de produção.

Para quem produzir: os membros da sociedade como um todo, deverão participar na distribuição dos resultados do que foi produzido. Existe aqui uma série de elementos que interferem nessa distribuição, tais como os salários e os juros.

Em uma economia de mercado, na maioria das vezes, esses problemas são resolvidos pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e da demanda.

Os indivíduos têm desejos e necessidades ilimitadas (prazer, felicidade, amor, saúde etc.) e a natureza tem recursos disponíveis para suprir estas necessidades de maneira limitada (água, matérias-primas etc.). Neste ponto entra em cena talvez o principal problema econômico: a escassez. Assim, pode-se dizer que economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam seus recursos escassos para produzir bens e de como serão distribuídos estes bens entre os vários indivíduos. A interação entre as duas forças que geram os problemas econômicos (desejos ilimitados versus recursos limitados) é regida por um ser humano definido como Homem Econômico ou seja um indivíduo racional e capaz de fundamentar suas decisões exclusivamente por razões econômicas, preocupando-se em obter o máximo de benefício com o mínimo de sacrifício de modo imediato.

  1. a) o Fluxo Real, que representa, por um lado, o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas, por outro, o envio das mercadorias (bens e serviços) das empresas para as Unidades Familiares. Paralelamente a esse fluxo tem-se o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente. José o consumidor final do leite, ele comprou na mercearia que já havia comprado da produção para revender

b) Representa a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos. José está sendo remunerado pela sua mão de obra.

De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

  1. a) MI

b) MA

c) MI

d) MI

e) MA

  1. a) A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandante de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos.

Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo

b) A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com