TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Polêmicos do Direito Tributário

Por:   •  26/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Aline Moreira de Assis (365613),

Juliana c. m. silva (306460),

Leandro Godoy (734273)

Grupo extra 4

Temas polêmicos do Direito Tributário

Belo Horizonte/MG

2016

Aline Moreira de Assis (365613),

Juliana c. m. silva (306460)

Leandro Godoy (734273)

TEMAS POLÊMICOS DO DIREITO: EXTRAFISCALIDADE DO IPTU, PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE TRÁFEGO E O PEDÁGIO

O PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE E SUAS EXCEÇÕES TRIBUTÁRIAS.

SERVIÇOS ACOMPANHADOS DE PRODUTOS: ISS OU ICMS

PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA DOS IMPOSTOS E PRINCÍPIOS CORRELATOS.

 

Pesquisa avaliativa apresentada à disciplina de Legislação Tributária, do curso de Administração da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais para obtenção de notas A3.

Tutor: Lucas Bittencourt e Xavier

Belo Horizonte/MG

2016


SUMÁRIO

Introdução..................................................................5

1. Conceito de extrafiscalidade...............................5

      1.2.   Extrafiscalidade do iptu......................................5

2. Princípio da liberdade de tráfego e pedágio............7

       2.1. Conceito de princípio de liberdade de pedágio.....7

3. O princípio da anterioridade e suas exceções tributárias........................................................................8

       3.1  Exceções ao princípio da anterioridade.................9

4. Serviços acompanhados de produtos: ISS OU ICMS..9

5. Princípio da transparência dos impostos e princípios  correlatos.....................................................................

        5.1  Conceito de princípios de transparência dos impostos...................................................................13

Conclusão.............................................................14

Referências Bibliográficas......................................................14


Resumo

                O conceito de imposto é tido pelos doutrinadores como uma modalidade de tributo, que tem por hipótese de incidência um fato qualquer, não consistindo em atuação estatal. Sendo a atuação da atividade tributária no Brasil ser dada através de três níveis, que são elas, a fiscalidade, a extrafiscalidade e a parafiscalidade.
          Neste sentido este trabalho busca investigar a extrafiscalidade dentre os impostos existentes, a forma que a legislação aborda quando dos tributos a tratamentos mais confortáveis ou menos gravosos e a sua presunção ou não pela Constituição Federal. Pois, a extrafiscalidade conforme os estudiosos apresentam, não é apenas uma medida fiscal de incentivo ou desestimulo a comportamentos.
           Diante deste contexto parte-se não somente relativo a esse tema como também das questões para entender no que constitue a liberdade de tráfego e pedágio, a anterioridade e suas exceções, serviços acompanhados de ISS ou ICMS, princípios da transparência e princípios correlatos e a problemática que acompanham tais temas no âmbito jurídico.

Palavras chaves: Princípios, impostos, jurídico.

1 Introdução

        A presente pesquisa tem como problemática analisar a extrafiscalidade do IPTU, sua progressividade que aparentemente, colide com o conceito de tributo do artigo 3º do Código Tributário Nacional. Assim como objetivos específicos tem-se: pesquisar os dados gerais sobre o imposto em comento; estudar a maneira como os princípios gerais de direito tributário atingem a cobrança do IPTU; os princípios de liberdade de tráfego versus o pedágio, os princípios de anterioridade e suas exceções tributárias, os serviços acompanhados de produtos como o ISS e o ICMS, princípios de transparência dos impostos e princípios correlatos todos esses são assuntos polêmicos e a analogia de nosso CTN, abrindo assim, um leque de opções para integrações do mesmo referente a assuntos como os citados acima.

      Sanar essas dúvidas faz-se importante para a formação de todos. A pesquisa é de busca exploratória e fundamentação teórica e baseada em bibliografias de artigos de revistas, livros, comentários de figuras importantes no âmbito jurídico.

2 CONCEITO DE EXTRAFISCALIDADE

        A maioria dos tributos é criada com uma finalidade específica: a arrecadação fiscal. É assim, pois, o Estado necessita de recursos financeiros para custear as despesas vindas de sua intervenção na sociedade. Ademais, a fiscalidade, ou o caráter fiscal, nada mais é do que a finalidade arrecadatória que enseja a criação de grande parte das exações¹ do sistema tributário brasileiro. Entretanto, quando a instituição de uma espécie tributária ocorre com um propósito que vai além do meramente arrecadatório, diz-se que tais espécies são dotadas, além da fiscalidade, de um viés extrafiscal.

2.1 EXTRAFISCALIDADE DO IPTU

          No capítulo de política urbana está previsto a progressividade extrafiscal do IPTU. É determinado no inciso II § 4° do art. 182 da Constituição Federal, da ao poder público municipal o direito de cobrar mediante lei específica para área incluída no plano diretor, a cobrança do imposto IPTU do proprietário de um terreno urbano não edificado, utilizado ou não, que tenha seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: II- Imposto cobrado pelo poder público municipal sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo. O IPTU progressivo extrafiscal é um imposto cobrado pelo governo municipal, determinado pela Lei 10.275/01, permitindo que haja um aumento progressivo da alíquota do IPTU de um imóvel quando o proprietário, titular do domínio útil ou possuidor não faz o uso deste imóvel conforme as determinações descritas no Plano Diretor do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com