TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

TRABALHO AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS

JULES HENRI FAYOL

ANA DENISE RIBEIRO CASSUCI

CAMILA VIEIRA ALFREDO

DANILA PEREIRA CASSUCCI

MARIELE DE ALMEIDA SALVADOR

ROSANA BARBA GOMES

SIMONE MARIA DE RESENDE BUENO

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP

2016

ANA DENISE RIBEIRO CASSUCI

CAMILA VIEIRA ALFREDO

DANILA PEREIRA CASSUCCI

MARIELE DE ALMEIDA SLVADOR

ROSANA BARBA GOMES

SIMONE MARIA DE RESENDE BUENO

JULES HENRI FAYOL

Trabalho apresentado à FEUC, na disciplina Avaliação de Empresas e Novos Modelos Organizacionais (Prof.ª Tiago Araújo) como requisito parcial para aprovação da disciplina.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

2016

Sumário

BREVE HISTÓRICO DA VIDA DE FAYOL        

PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO        

1. DIVISÃO DO TRABALHO        

2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADES        

3. DISCIPLINA        

4. UNIDADE DE COMANDO        

5. UNIDADE DE DIREÇÃO        

6. SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AO BEM COMUM        

7. REMUNERAÇÃO DO PESSOAL        

8. CENTRALIZAÇÃO        

9. HIERARQUIA        

10. ORDEM        

11. EQUIDADE        

12. ESTABILIDADE        

13. INCIATIVA        

14. UNIÃO DO PESSOAL        

ILUSTRAÇÃO DOS 14 PRINCÍPIOS DE FAYOL        

HENRI FAYOL E O PROCESSO ADMINISTRATIVO        

IMPORTÂNCIA DO GESTOR PARA FAYOL        

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PARA HENRI FAYOL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

BREVE HISTÓRICO DA VIDA DE FAYOL

Henri Fayol, francês, também engenheiro-industrial, foi autor da obra famosa, já agora clássica - Administration Indnstrielle et Générale. Nasceu a 29 de julho de 1841, em Constantinopla, e faleceu a 19 de novembro de 1925, aos 84 anos de idade, lídimo representante da tradicional longevidade francesa.

Aos 19 anos, em 1860, colou grau de engenheiro-de-minas. Nesse mesmo ano iniciou sua carreira profissional como empregado da empresa Commentry-Fourchambault, que explorava a indústria carbonífera e metalúrgica. Seis anos depois, foi elevado ao cargo de Diretor das Minas de Carvão de Commentry.

Em 1872, passou a dirigir também as Minas de Carvão de Montircq. Em 1888, senhor de sólida reputação de administrador eficiente, foi feito Diretor Geral da Cia. Commentry-Fourchambault, & Decazeville, que se encontrava às portas da falência.  

     Ao toque mágico de seu gênio administrativo, a empresa transfigurou-se. Quando, em 1918, ao cabo de 30 anos de direção efetiva, ele a entregou ao sucessor, a empresa era uma das mais prósperas da França.

Foi nessa organização mineira e metalúrgica que desenvolveu a Teoria Administrativa, a que também chamava Administração Experimental, e a cuja propagação dedicou os últimos anos de vida. Como Taylor, Fayol foi inspirado e guiado pelas realidades que sabia ver na dinâmica das empresas. Sua teoria surgiu de vivências observadas e analisadas durante várias décadas.

Cada uma das teorias que formulou estavam baseadas no funcionamento institucional das empresas de que foi servidor.

Tudo que Fayol cria é baseado no comportamento humano, tal como este se desenrola, - imprevisível, misterioso e desnorteante - nas relações de trabalho. Conduzido pela observação ao longo dos caminhos da prática, Fayol chegou ao planalto da generalização teórica. A ciência da administração de Fayol teve por lastro "o saber de experiência feito", celebrizado por Camões. Daí o haver sido acusado de incorrer na falácia do homem prático.

O autor foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas.

PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO

Até o século passado, às organizações constituídas pelo homem de negócios, mediante o sistema de tentativa e erro e com muitos casos por meras imitações e formas tradicionais.

Em 1916, Henry Fayol, mostrou às vantagens da projeção da organização de acordo com os princípios científicos. Desde então, muito do que Fayol considerava como regra de conduta na organização tornou-se norma corrente de direção de controle, da indústria e no serviço público.

Henry Fayol enuncia 13 princípios de organização industrial:

1. DIVISÃO DO TRABALHO

A divisão do trabalho é uma lei da natureza, ou seja, cada homem tem e pode desenvolver habilidades especiais, a propósito da divisão de trabalho é de obter mais e melhores resultados com a mesma quantidade de esforço. Aumentará a produção quando um trabalhador se especializar à mesma peça ou em desempenhar-se à mesma função ou quando um diretor especializava-se em lidar com o mesmo tipo de problema durante o certo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com