TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração e Contabilidade

Artigo: Teoria Geral da Administração e Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Geral da Administração e Contabilidade

Teoria Geral da Administração (TGA) é um conjunto completo de regulamentos sobre a Administração como uma ciência apropriada que organiza os problemas das empresas baseada nas seguintes variáveis. (tarefa, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologias) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da forma de administração em geral, não se atentando onde ela seja aproveitada, se nas organizações lucrativas ou se nas organizações não lucrativas. E para que o Administrante possa trabalhar com sucesso é necessário que ele também possua além das varáveis outras três habilidades específicas (habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual) tais habilidades incide em utilizar informações, para trabalhar com pessoas e em equipe, capacidade de comunicar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais para obter cooperação e envolvimento das pessoas a fim de alcançar os objetivos totais da empresa e não apenas as finalidades e as obrigações de cada setor.

Na atualidade a combinação dessas habilidades é de vital importância para o Administrador, pois no grau em que se sobe para os níveis mais elevados da coordenação, diminui se a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual. Os níveis baixos requerem a apreciável habilidade técnica dos administrantes para lidar com as dificuldades operacionais e sensíveis da organização. A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações mais complicadas para encontrar e propor soluções cabíveis.

Compreendemos que muitas empresas ainda deparam com muita dificuldade em aplicar tais princípios, já que comerciam em desgoverno, usando apenas modelos rigorosos e se esquecendo de que muitas vezes as produtividades de seus funcionários e as conquistas de novos clientes dependem principalmente de um ambiente saudável e bem organizado.

Manter uma empresa organizada é planejar suas atividades operacionais, manter pessoas satisfeitas em suas atividades e buscar a adaptação às novas tecnologias e situações que surgem no dia a dia, seja no contexto interno ou externo. O administrador precisa ser empreendedor e buscar novas parcerias para se destacar no mundo dos negócios, exemplo: “Uma pequena empresa do meu circulo de apreço, sua proprietária persistia em trabalhar num sistema arcaico e retrógado, o que acabou levando- a ao pondo de falência total, mas após uma consultoria do SEBRAE, ela enfim decidiu mudar de atitude e começou por capacitar sua única funcionaria, em seguida trocou a complicada promissória pela maquina de cartão, aposentou o bloco de notas manuais e implantou o sistema de notas eletrônicas, expandiu a variedade de produtos a serem ofertados e não menos importante reestruturou todo o layout da loja. Hoje ela ainda não tem lucros significativos em caixa, mas não se encontra negativada, conseguiu liquidar todas as dividas, duplicou o estoque de mercadorias e resgatou a conta jurídica da mesma e com ela toda sua linha de créditos”.

Conclui-se que cada fase é muito importante no mundo dinâmico da administração, ou seja, cada situação vivida é um aprendizado sem igual e nos moldam para novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com