TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria classica da organização

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A teoria da organização pode ser conceituada com enfoque específico a um aspecto particular da organização ou uma forma peculiar de estudá-la, para organizar esses pensamentos são formadores das teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Este tem como objetivo por meio da pesquisa compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana identificando quais problemas estas teorias pretendiam solucionar e também os acontecimentos sociais que ajudaram a ocasionar o surgimento destas teorias.

A TEORIA CLÁSSICA

A Teoria Clássica concebe a organização como fosse uma estrutura influenciada pelas concepções antigas da organização como, por exemplo: A organização Militar e a eclesiástica que eram tradicionais, rígidas e hierarquizadas. A organização Militar foi influenciada pelo aparecimento das teorias da Administração, o princípio da unidade de comando (pelo que cada subordinado só pode ter um superior). A eclesiástica a estrutura organizacional ao longo dos séculos ficou definida em uma hierarquia de autoridade, um estado maior, operando sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, que delega como uma autoridade divina superior, que inclusive essa estrutura serviu de modelo para as organizações bem sucedidas. Não se desligando do passado a Teoria Clássica contribuiu para tirar a organização industrial da confusão que enfrentava no processo da Revolução Industrial, com a invenção da máquina a vapor, época em que surgiu a nova concepção de trabalho. Mesmo diante de muitos descobrimentos a Teoria Clássica pouco avançou de e uma teoria da organização. A estrutura organizacional foi constituída em uma cadeia de comando ela segue uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem é subordinado a quem. Nessa estrutura cada empregado deve se reportar a um só superior.

TEORIA CLÁSSICA DA ORGANIZAÇÃO

Henri Fayol nascido em 29 de julho de 1841, em Constantinopla. É apresentado para os acadêmicos como o pai da Escola Clássica de Administração. Foi estudante na Escola Saint-Ettiénne, onde se formou em engenharia de minas, a partir de então sua capacidade de visão ficou mais global. Foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault em 1860, na qual construiu sua carreira e trabalhou até se aposentar. Em 1916 escreveu o livro “Administração Industrial e Geral” onde expôs sua teoria de administração.

 Fayol teve uma contribuição do contemporâneo e teórico norte americano Frederick Taylor, sendo assim foi atribuído um modelo autoritário de administração, a lógica de ambos era a mesma: a eficácia da organização cientifica. Taylor salientava os mecanismos e colocava ênfase nas tarefas, Fayol por sua vez situava a intensidade não tanto na produção, mas sim na organização em si. Na administração, ele foi o verdadeiro autor da ordem dos gestores. Assim ele colocou ênfase na sustentação da organização. Porém com o mesmo objetivo de Taylor, já que ambos procuravam dar maior eficiência possível com a menor tarifa. Esses estudos realizados revelam conceitos desenvolvidos por Fayol que antecipam aspectos de teorias e práticas de administração, que futuramente seriam desenvolvidas por pesquisadores de diversos países, estes, foram denominados “novos fayolistas”, porque retomaram o interesse peãs contribuições de Jules Henry Fayol, que morreu em 1925 em Paris.

AS FUNÇÕES BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO NA EMPRESA

Fayol destaca que todo empreendimento tem que apresentar seis funções:

1. Funções Comerciais: relacionadas com a compra e venda de matérias-primas, venda de bens e permutação.

2. Funções Financeiras: relacionadas com os recursos financeiros da empresa.

3. Funções Contábeis: relacionada com inventários, balanços, custos, registros e estatísticas.

4. Funções Segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

5. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços, ou seja, com o aspecto mecânico da empresa, equipamentos e funções profissionais.

6. Administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções administrativas, (previsão; organização; comando; controle e coordenação dos operacionais), estas, coordenam e sincronizam as demais funções da empresa.

PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMIISTRAÇÃO

  1. Divisão do trabalho: especialização de tarefas e pessoas para a melhoria da eficiência na empresa.
  2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade, é o dever de prestar contas.
  3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
  4. Unidade de comando: cada funcionário só recebe ordem de um superior. Principio de autoridade única.
  5. Unidade de direção: cada grupo de funcionários é designado a exercer funções com mesmos planos e objetivos.
  6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses da empresa vão se sobressair aos interesses dos funcionários.
  7. Remuneração do pessoal: justa e garantida satisfação tanto para a empresa quanto para o funcionário.
  8. Centralização: concentração da autoridade no topo da hierarquia.
  9. Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do grau mais alto ao mais baixo em função ao princípio de comando.
  10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar. Ordem material humana.
  11. Equidade: justiça e compreensão para conseguir a lealdade dos funcionários.
  12. Estabilidade do pessoal: quanto mais tempo uma pessoa permanecer dentro da no cargo, melhor para a empresa.
  13. Iniciativa: capacidade de visualizar um plano e conseguir executá-lo sem que lhe seja mandado.
  14. Espírito de equipe: a harmonia e união entre as pessoas da equipe são grandes forças para a empresa.

CONCLUSÃO

A teoria da organização, como todas as organizações tem suas características pisso diferencia de outras organizações por fazer divisão de acordo com sua hierarquia e sua especialização dentro de estruturas onde alocam e estabelecem atribuições relacionadas entre eles como é normalmente a maioria das empresas até hoje, mesmo que as organizações busquem maior rapidez na comunicação para solucionar os problemas que por acaso não deu muito certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com