TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Teoria Burocrática

Max Weber, “Sociologia Burocrática”, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, desde que esta maneira lhe seja definida e explicada com exatidão. A ação aconteça conforme foi determinada não pode haver influência das emoções no seu desempenho. Surgiu por volta dos anos 1940 com enfoque mais completo tanto da estrutura quanto dos participantes da administração, todas as variáveis envolvidas e que fosse aplicável não somente às fábricas, mas também aos outros tipos de organizações, a complexidade das organizações da época exigia um modelo de organização melhor definido. 

A burocracia

De acordo com Chiavenato (1998) a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos de forma a garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Tipos de sociedade

        Para Weber existem três tipos de sociedade:

  • Sociedade tradicional: predominância de características patriarcais: família, o clã, etc.

  • Sociedade carismática: características místicas e personalísticas: grupos revolucionários, partidos políticos, etc.
  • Sociedade legal, racional ou burocrática: predominância de regras impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins: grandes empresas, estados modernos, etc.

Tipos de Autoridade

A autoridade neste caso significa comando. O poder implica na imposição da vontade de uma pessoa. A autoridade é que proporciona o poder. A legitimidade é a capacidade de justificar o uso do poder. A autoridade é legítima quando é aceita.

Aparato Administrativo

Weber estabelece também que a dominação quando exercida sobre um grande número de pessoas e sobre um vasto território precisa de pessoal administrativo para executar as ordens e servir como um ponto de ligação entre o dominador e os dominados.

Para a autoridade tradicional, os funcionários servem e dependem diretamente ao seu senhor. Na autoridade carismática existem discípulos e subordinados mais leais e devotados.

A autoridade burocrática tem como aparato administrativo as próprias leis, normas e regulamentos definidas por regras impessoais e escritas que determinam a hierarquia.

A burocracia

De acordo com Chiavenato (1998) a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos de forma a garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

 Características da Burocracia

Burocracia esteja relacionada a uma organização onde o excesso de papéis, funcionários estão presos a regulamentos e rotinas que legam igualmente à soluções ineficientes. Na visão de Weber os defeitos ou disfunções do sistema e não o sistema em si mesmo. Para Weber o significado de burocracia é justamente o inverso.

A burocracia é a organização eficiente por excelência, que para conseguir essa eficiência precisa detalhar antecipadamente e em mínimos detalhes como as coisas devem ser feitas. Isso traz uma maior previsibilidade do comportamento humano e maior padronização do desempenho dos participantes, levando à uma máxima eficiência da organização.

A burocracia apresenta como principais características:

  • Caráter legal das normas
  • Caráter formal das comunicações
  • Divisão do trabalho
  • Impessoalidade no relacionamento
  • Hierarquização da autoridade
  • Rotinas e procedimentos
  • Competência técnica e mérito
  • Especialização da administração
  • Profissionalização
  • Previsibilidade do funcionamento

Vantagens da Burocracia

Racionalidade

Precisão na definição de cargos e nas operações 

Rapidez na decisões,

Univocidade de interpretação

Uniformidade de rotinas e procedimentos

Continuidade da organização 

Redução do atrito entre as pessoas 

Constância

Subordinação dos mais novos aos mais antigos 

Confiabilidade 

Benefícios para as pessoas

Dilemas da Burocracia

Certa fragilidade em sua estrutura burocrática. Constantes de forças exteriores de encorajando o burocrata a seguir outras regras. Uma tendência dos subordinados a enfraquecer o compromisso com as regras. Mas Weber também reconhece a existência de líderes “não-burocráticos”. Na organização burocrática as identificações referem-se à posição e não ao ocupante do cargo.  Os líderes “não-burocráticos” podem estabelecer objetivos, criar regras e podem ser eleitos ou herdar cargos; sucessão deste tipo de líder gera normalmente uma crise, uma certa instabilidade.

Disfunções da Burocracia

Para Weber, a burocracia é a previsibilidade do seu funcionamento e uma maior eficiência da organização, muita ênfase aos resultados positivos descuidando-se das tensões internas de tais estruturas, não existe uma organização plenamente racional. O conceito popular de burocracia faz pensar que o grau de eficiência administrativa deste sistema social racional é baixíssimo. O tipo ideal de burocracia sofre transformações quando operado por homens.

Segundo Merton, quando participa da burocracia, faz com que toda a previsibilidade do comportamento escape ao modelo preestabelecido. As disfunções da burocracia, isto é, anomalias e imperfeições no funcionamento da burocracia, o resultado de algum desvio ou exagero. Disfunção é uma consequência não-prevista pelo modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (489.2 Kb)   docx (894.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com