TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da administraxao

Por:   •  5/4/2015  •  Monografia  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

1 – O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?

A tese platônica de quem sabe mais é o melhor governante tem seus fundamentos, uma vez que aquele que está mais bem preparado será aquele que irá melhor governar. Assim, nesta concepção um ministro da economia deverá ser um economista, pois o mesmo entende melhor do assunto e assim por diante. O difícil é colocar isso em prática tendo em vista que o nosso governo é república federativa, e por muitas vezes colocamos governantes que não merecem estar governando. Na minha concepção será um bom governante aquela pessoa que melhor entender as necessidades de sua população, bem como entender sobre a globalização que o mundo continuamente ocorre. Assim, necessariamente não é necessário saber mais para ser um bom governante.

Nem sempre consegue-se colocar em prática a verdade, sendo o filósofo o único que entenderá a verdade e conseguirá colocá-la em prática, mas para isso é necessário que confiem nele. Bem como poderá haver argumento para provar que o filósofo não tenha a razão e desta forma não estará praticando o bem.

2 – Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?

A filosofia serve para aumentar a nossa compreensão do mundo, em vários tipos de matéria, como: religião, ciência e arte. Nos oferecendo uma compreensão mais conceitual de nossa estrutura. Assim, a filosofia é um constante interrogatório à nossa realidade, que por muitas vezes tenta responder de modo satisfatório essas interrogações.

3 – O que não é filosofia?

Nem tudo aquilo que popularmente é afirmado como filosofia corresponde a filosofia. Por exemplo, a filosofia de vida não é filosofia, pois essa expressão é utilizada somente para designar um determinado modo de viver, um estilo de vida, uma concepção de mundo e de vida. Outro exemplo que podemos citar são os pensamentos, frases e provérbios, que são utilizados para produzir um significado, mas não constitui em filosofia.

Assim, filosofia na concepção do termo, busca entender as coisas, o mundo, a verdade, tentando compreender a sua própria existência.

4 – O que são Mitos?

Mitos vem da palavra mitologia. A mitologia é o estudo dos mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. Geralmente os mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos de vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados. Utiliza-se sempre a narrativa, com linguagem simbólica, descrevendo a origem e suposições de alguma cultura, como por exemplo a criação do mundo e do universo.

5 – Porque preciso aprender Filosofia?

Para poder entender melhor o conceito de existência de cada pessoa, para tentar conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com