TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da administração

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

Tipos de Investimentos:

Os investimentos financeiros são alternativas para pessoas que desejam ter suas economias, realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em algum caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Acabamos nos deixando levar pelas condições de pagamentos (grande número de parcelas.

 Mas há inúmeras opções de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros, como podemos analisar abaixo.

Caderneta de poupança

Grande parte da popularidade da Caderneta de Poupança se deve a sua simplicidade. Nascida para levantar fundos para financiamento imobiliário, funciona como uma espécie de convênio entre bancos e o Banco Central do Brasil que determina que todas as instituições sigam exatamente as mesmas regras. Em outras palavras, as características da caderneta de poupança são exatamente as mesmas em qualquer banco a que você confiar seu dinheiro.

Títulos da dívida pública, ou, simplesmente Títulos Públicos.

Títulos são instrumentos de dívida. Diferentemente da contração de dívida via mercado bancário (por meio de empréstimos e financiamento), quem emite título está contraindo uma dívida via mercado de capitais

Ao comprar títulos privados (como debêntures), você está emprestando dinheiro a um a empresa; ao comprar títulos públicos, seu empréstimo é para uma entidade governamental. Como você sabe, dinheiro não dá em árvores; os juros que você ganha em suas aplicações são  pagos, portanto por alguém que precisa de seu dinheiro. Quanto mais a instituição precisar de dinheiro, mais elevados serão os juros oferecidos para os potenciais compradores de títulos. Pela lógica do mercado, você receberá os juros conratados – que podem ser pré ou pós fixados – enquanto mantiver a posse dos títulos.

Certificados de Depósito Bancário – CDBs

O CDB é um empréstimo concedido á uma instituição financeira por seus clientes. Em grandes bancos, a padronizaçãoda captação de recursos é tamanha que a impressão que fica é a de que o banco nos está oferecendo algo, quando, na verdade ele é o agente passivo da operação. Na verdade, ele está é nos pedindo recursos ao ofecer uma “taxa de aluguel” pelo  nosso  dinheiro. É com os juros propostos pela instituição que ela tenta seduzir investidores a confiarem recursos á sua administração.

É através do CDB que fica claro que a sobrevivência de um banco depende da credibilidade que ele desfruta perante aos seus clientes. Sem captação de recursos os bancos não teriam dinheiro para emprestar nas operações de empréstimos e financiamentos. Quanto maior a credibilidade do banco, mais os clientes depositam seus recursos na instituição, mais ela consegue emprestar, e com isso mais ele lucra e se fortalece. É um mecanismo sensível que constrói gigantes intermediações financeira.

Debêntures

O negócio do banco é a intermediação de recursos; seu lucro vem de tomar emprestado a juros baixos e emprestar a juros elevados, para isso precisam captar recursos para emprestá- los a outros clientes, e o fazem través dos CDBs. Empresas lucram ao injetar recursos em sua atividade, para produzir bens e serviços e venderem a um preço maior do que custou. Entre as diversas formas de uma empresa, captar recursos, estão a injeção de capital pelos sócios e a solicitação de empréstimos e financiamentos aos bancos.

Em geral, empresas recorrem aos bancos para captar seus recursos, pagando juros maiores que o CDI. Financiamentos são inviáveis abaixo do CDI, pois bancos com recursos disponíveis preferirão emprestar dinheiro á outros bancos (recebendo a taxa do Depósito Interbancário), em vez de emprestar a juros baixos a seus clientes. E, pela natureza de sua atividade que perde lucrar com a intermediação, os bancos embutem uma margem acima de CDI nas operações de empréstimos, que é de onde virá seu lucro. Quanto maior e melhor o cliente, menor a margem, pois o ganho acaba vindo do volume de negócios.  

Letras Hipotécárias e Letras de Crédito Imobiliário

Outro  tipo de título que desperta interesse devido aos ganhos diferenciados proporcionados ao investidor são  as  Letras Hipotecárias (LHs) e as Letras de Créditos Imobiliário(LCIs). Ambos são títulos de funcionamento similar ao dos CDBs, com prazos de vencimentos variados e rentabilidades normalmente vinculadas ao desempenho do CDI/Selic ou uma margem sobre algum índice de inflação.

Diferente das debêntures, o diferencial desse tipo de título não está rentabilidade, mas sim no fato de os rendimentos serem totalmente isentos de Impostos de Renda para pessoa física, como acontece na caderneta de poupança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com