TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de ERG

Por:   •  22/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução ……………………………………………………………………………….

3

Relação entre a Teoria das Necessidades de Maslow e os estudos de Alderfer………

3

Os níveis hierárquicos das necessidades segundo Alderfer………………………

4

Pergunta-tipo …………………………………………………………………………….

6

Conclusão …………………………………………………………………………………

7

Bibliografia ……………………………………………………………………………….

8

Relação entre Maslow e Alderfer

Como já foi anteriormente explicado, a teoria das Necessidades de Maslow foi um estudo no qual Abraham Maslow dividiu as necessidades humanas, concentrando-as numa pirâmide, pirâmide de Maslow. Esta pirâmide procura hierarquizar as diferentes necessidades humanas, sendo que as necessidades dos níveis inferiores devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível superior.

Já os estudos de Alderfer procuraram ser uma alternativa à teoria das necessidades de Abraham Maslow. Alderfer, à semelhança de Maslow, postula que a motivação está diretamente relacionada com a satisfação das necessidades, mas as suas opiniões diferem quanto à hierarquização das necessidades. Maslow divide-as em cinco níveis enquanto Alderfer as divide em três níveis. A teoria de Alderfer difere ainda da de Maslow uma vez que não pressupõe a satisfação das necessidades dos níveis inferiores em primeiro lugar como requisito para o surgimento das necessidades de níveis superiores. A ordem das necessidades, segundo Alderfer tem um cariz pessoal.

[pic 1]

[pic 2]

´

Os níveis segundo Alderfer

Alderfer agrupa as necessidades em três grupos distintos: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e as necessidades de crescimento. O nome ERG deriva do inglês Existence, Relatedness e Growth.

A necessidade de existência engloba todo o conjunto de necessidades “primárias” do individuo relacionadas ao seu bem-estar físico e psicológico. Maslow coloca estas necessidades como base da sua pirâmide uma vez que são as mais básicas e primárias num individuo, sem as quais o mesmo pode sentir conforto físico, complicando bastante a sua auto-realização “plena”.

A necessidade de relacionamento advém da constante carência do ser humano, enquanto ser social de socializar e estabelecer uma comunicação com congéneres. A criação e manutenção de relações entre indivíduos e a partilha de sentimentos, positivos ou negativos revela-se como uma necessidade basilar ao bem-estar pessoal. Esta carência por relacionamentos pode ser satisfeita em qualquer meio onde o sujeito se encontre, no qual conviva com as demais pessoas que o rodeiam. Estes meios são maioritariamente o local de trabalho, o seio familiar e o grupo de amigos onde se insere a pessoa em questão. Esta necessidade corresponde ao conjunto de necessidades sociais segundo a teoria de Maslow.

A necessidade de crescimento do individuo segundo Alderfer é a vontade e o desejo que este tem de melhorar o meio envolvente. Através de participações construtivas e de alguma maneira produtivas, a pessoa altera o ambiente em que se insere. Esta necessidade pode ser entendida como a necessidade de desenvolvimento. A necessidade de crescimento é abordada por Maslow como as necessidades de auto-realização.

Alderfer afirma que a ordem de satisfação das três necessidades não é fixa, no entanto obedece a uma prioridade quanto à ordem da sua satisfação. Ora, Alderfer considera que a necessidade de existência é a necessidade que é mais facilmente satisfeita, visto ser a mais real e verificável. A necessidade de relacionamento será a necessidade posicionada num nível intermedio de dificuldade em concretizar, já que depende de terceiros para a satisfação da mesma (os relacionamentos envolvem outras pessoas para além do individuo). Concluindo, a necessidade de crescimento é, obrigatoriamente a mais difícil de ser satisfeita, por ser a mais complexa. Esta complexidade deve-se ao caracter único do individuo, que é condicionado por inúmeras variáveis tais como o meio socio-económico, familiar e mesmo cultural.

Alderfer insiste, portanto, que é perfeitamente possível um individuo estar motivado a satisfazer determinadas necessidades, correspondentes a diferentes níveis, não sendo necessário satisfazer os níveis mais inferiores para transitar para os níveis de necessidades superiores. É neste ponto que a teoria de Maslow e de Alderfer se divergem completamente. No entanto Alderfer enuncia um fenómeno a que chama princípio de frustração-regressão. Este fenómeno traduz-se numa necessidade que surge no individuo de retornar a níveis de necessidades inferiores devido a um sentimento de frustração para com a situação atual, ainda que as necessidades “inferiores” tenham sido já previamente satisfeitas. Um bom exemplo ilustrativo deste fenómeno é: um funcionário de uma determinada empresa a quem não são dadas oportunidades de crescimento, como por exemplo a ascensão na carreira ou o aumento salarial, pode regredir no nível de necessidade, passando a socializar mais com os seus colegas de trabalho. Verifica-se assim que o funcionário ao ver-se privado da sua necessidade de crescimento, tende a satisfazer a necessidade de relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com