TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Contingenciais de Liderança

Por:   •  20/11/2016  •  Ensaio  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias Contingenciais de Liderança

A abordagem contingencial possui um conjunto de teorias situacionais que estudam qual o tipo de técnica administrativa deve ser aplicada para o alcance dos objetivos, que pode variar dependendo das situações ou circunstâncias. (MAXIMIANO 2002),para Chiavenato (2003) essa variação de situações possui três forças, sendo estas a força da situação, que é tudo que envolve a organização, a força do gerentes, que diz respeito a característica pessoal do gerente, e a força dos subordinados, que trata as necessidades e desejos dos funcionários.

Alguns modelos de liderança contingencial é o da liderança situacional de Paul Hersey e K. Blanchard, que acreditavam que o relacionamento entre o líder e o subordinado possuía quatro estilos de liderança e de maturidade por parte dos colaboradores, sendo que estes podem ir se desenvolvendo e amadurecendo. O estilo de liderança a adotar dependerá do nível de maturidade dos funcionários. Os estilos de liderança é o de determinar, aplicado para liderados de maturidade baixa, são as pessoas que não tem capacidade, nem disposição, o estilo de persuadir, aplicado para liderados com maturidade média baixa, aqueles que não tem capacidade, entretanto possuem disposição, neste caso o chefe terá de ser diretivo pela falta de capacidade dos subordinados,todavia terá de ser apoiador, pela disposição que existe nos colaboradores, o estilo de compartilhar, utilizado para funcionários com maturidade media alta, ou seja quando os subordinados possuem capacidade, entretanto são pessoas inseguras ou indispostas, tendo o gestor de ser participativo, de modo que o funcionário participe das tomadas de decisões e por fim o estilo de delegar, inserido quando os liderados tem maturidade alta , ou seja além de possuírem capacidade , tem disposição e segurança, nesta situação o líder delega responsabilidade.(HERSEY; BLANCHARD 1986)

Existe também o modelo situacional de Fred Fiedler, que afirma que não existe o modelo melhor de liderança aplicável em todas as situações. Segundo esta teoria, existem três dimensões situacionais que influenciam o tipo de liderança a ser utilizada, sendo respectivamente a relação líder-membros,estrutura da tarefa e o poder de posição do líder, estas dimensões podem ser combinadas de divergentes maneiras, ficando o líder responsável por essas combinações, objetivando bons resultados.(ROBBINS 2002)

Este estudo abordado por Fiedler retrata a dificuldade que um líder tem de se adaptar a um novo tipo de liderança, principalmente se seu estilo de liderar foi bem sucedido, para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, o gerente deve se adaptar a situação, ou vice-versa. (MAXIMINIANO, 2002)

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.

HERSEY, Paul BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.

ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva 2002.

MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com