TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração E Economia

Projeto de pesquisa: Teorias Da Administração E Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

São constantes as mudanças nos cenários do mercado e negócios, para se manter no mercado de trabalho cada vez mais competitivos, exigem-se de dedicação e conhecimento.

Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas para permanecer em seus respectivos segmentos de negócios, sendo importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

2. Tabela de Competências e Habilidades do Gestor

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Atuar preventivamente X X

Aprender novas tecnologias X X

Assumir responsabilidades X X

Capacidade de gerenciamento - X

Capacidade de transferir conhecimentos X -

Capacidade de trabalhar em equipe X -

Ética X X

Gerir conflitos X -

Liderar - X

Negociar X -

Pensar estrategicamente - X

Ser empreendedor - X

Ter vontade politica e administrativa X X

Na tabela mostramos as Competências e Habilidades aferidas em cada um dos filhos do Dr. João. Observamos que Paulo possui maior facilidade ao lidar com pessoas, e Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança.

Para ser um bom gestor, as competências e habilidades devem estar equilibradas.

Cada um de nós têm diferentes características, natos, ou que podem ser desenvolvidas com o tempo.

3. Competências e Habilidades Deficitárias

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Habilidades Deficitárias

Capacidade de gerenciamento X - Paulo tem objetivos mal definidos, não atende aos prazos, a estimativa de gastos e lucros não é bem aprimorada em seus conhecimentos e nota-se ausência de padronização nos processos.

Capacidade de transferir conhecimentos - X Iran não possui uma comunicação boa com os funcionários, se expressa mal e isso gera mal entendidos, passando muitas vezes informações incompletas ou complexas.

Capacidade de trabalhar em equipe - X Iran sente dificuldade em se relacionar, é individualista e prefere trabalhar só. Irrita-se com facilidade quando se encontra em posição de idéias divergentes com sua equipe.

Gerir conflitos - X Iran tem dificuldade em identificar a origem do conflito e não utilizam de forma adequada suas emoções nas relações interpessoais.

Liderar X - Paulo tem problemas para persuadir, é focado nos ensinamentos do pai e não busca se atualizar, é um pouco inseguro quando necessita tomar decisões e transparece isso.

Negociar - X Iran é impulsivo e ansioso, não procura ouvir o outro lado na negociação e acaba por terminar com alguns prejuízos pela pressa ou por apenas se preocupar com a sua parte.

Pensar estrategicamente X - Paulo tem como objetivo ser direto e alcançar resultados, isso sem se dedicar a analisar as dificuldades do projeto ou até mesmo os meios mais fáceis e lucráveis para atingir sua meta.

Ser empreendedor X - Otimismo, persistência, temor de fracasso e falta de iniciativa pode ser notado em Paulo, isso dificulta na hora de decisões serem tomadas.

4. Decisão do sucessor do Dr. João

Apesar de dificultada pelo envolvimento de sucedido, sucessores, família e mercado, esta transição é algo inevitável para empresas familiares de qualquer porte ou ramo de atividade, o que torna indispensável à preparação de todos os envolvidos. Para que uma empresa familiar prospere no mercado e não corra o risco do fracasso, antes de qualquer coisa, é importante preparar muito bem os futuros sucessores para que eles possam assumir as responsabilidades de forma transparente para o mercado e para a própria empresa.

De acordo com Domingos Ricca, alguns fatores podem ser apontados como cruciais para uma boa sucessão: a seleção e o treinamento do sucessor, o planejamento estratégico da sucessão, a experiência profissional prévia do sucessor na empresa e o envolvimento do fundador no planejamento sucessório - além de seu papel de mentor. A preparação do sucessor, ainda segundo o especialista, não deve fazer dele um teórico, mas a sua capacidade prática também precisa ser exercitada constantemente, fazendo com que ele participe da execução e das decisões com o acompanhamento e apoio dos fundadores. Outra questão importante é a formalização dos critérios utilizados para a escolha do sucessor e por quanto tempo ele deverá se qualificar para o cargo que irá ocupar.

A falta de qualificação profissional de Paulo e Iran é um dos pontos fracos para à sucessão de Dr. João.

Depois de fazermos uma análise das competências e habilidades de Paulo e Iran decidimos que Iran tem condições de assumir a empresa da família futuramente, pois tem visão empreendedora, capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com