TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Economia

Trabalho Escolar: Teoria Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Administração

Atividade Avaliativa - ATPS

ECONOMIA

Prof. EAD MA.RENATA M. G. DALPIAZ

TALITA FERRER-RA 7581598752

DEBORA MANDRO – RA 6924400843

LUIZ FERNANDO SANTO – RA 6519276568

THIAGO DE LIMA CASONATTO – RA 6542261254

MARCOS ANTONIO BERLOFA – RA 65042847678

PIRACICABA/ SP

2013 

TALITA FERRER – RA 7581598752

DEBORA MANDRO – RA 6924400843

LUIZ FERNANDO SANTO – RA 6519276568

THIAGO DE LIMA CASONATTO – RA 6542261254

MARCOS ANTONIO BERLOFA – RA 65042847678

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD MA.Renata M. G. Dalpiaz

Professor tutor presencial Rosimeire Braz dos Santos

Professora tutora a distância: Raquel Mario

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina economia para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

PIRACICABA /SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................04

2. ESTRATÉGIAS.................................................................................05

3. A MARCA NO BRASIL.....................................................................05

4. QUANDO SE COMPRA E SE VENDE.............................................05

5. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR........................................05

6. EVOLUÇÃO DE MERCADO.............................................................06

7. IDENTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO, PRODUTOS E SERVIÇO........06

8. REGIONALIDADE E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL......07

9. INFLAÇÃO, TAXA DE CAMBIO, SELIC E CARGA TRIBUTARIA....07

10. CONCLUSÃO.....................................................................................09

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................10

INTRODUÇÃO

O nome DPASCHOAL representa pioneirismo, inovação e serviços qualificados quando o assunto é cuidado e manutenção automotiva, oferecendo aos seus clientes uma prestação de serviços especializados com excelência de atendimento e altos padrões de qualidade.

A história

Tudo começou na cidade de Campinas, interior de São Paulo, quando Donato Paschoal passou a vender pneus em um posto de gasolina, do qual era proprietário. Percebendo que a venda de pneus era um bom negócio, no dia 1 de junho de 1949 ele decidiu, juntamente com sua mulher, Marcelina, inaugurar uma acanhada loja com o nome Casa de Pneus, que logo depois passou a se chamar Dpaschoal & Cia. A letra D (do nome da marca) vinha de Donato. A loja tinha um ambiente de oficina que surpreendia pela limpeza, organização e pelo atendimento, afinal, não foi à toa que ganhou o apelido de “boate dos pneus”, por sua iluminação e decoração considerada sofisticada para um estabelecimento que vendia pneus. A proposta era única e inédita no mercado. Aquele local em nada era parecido com um espaço onde, até então, o serviço executado era sinônimo de muita graxa e sujeira. Era o início de um novo conceito na prestação de serviços automotivos. Alguns meses depois, Donato convida os irmãos Orlando e Waldemar para entrar na sociedade.

O resultado do trabalho duro e da postura pioneira foi a confiança que a clientela passou a depositar nos irmãos Paschoal, possibilitando a abertura de uma nova loja em 1954. Donato queria algo impactante, que servisse como referência, e de fato conseguiu. Dia 20 de julho lançou um novo conceito em oficina mecânica. A criação da escultura “O Homem e o Pneu” se tornou o símbolo do perfil de modernidade da DPASCHOAL. Em 1963 a empresa investiu na exportação de pneus para a Argentina, o que lhe rendeu um bom dinheiro. Com o passar do tempo a DPASCHOAL continuou evoluindo para o que ela determinou como objetivo: um crescimento organizado, pautado pela ética e honestidade e com os olhos voltados à inovação. Assim, em 1967, a rede já se expandia para outras cidades do interior do estado de São Paulo, com a inauguração de sua primeira unidade em Ribeirão Preto. Foi o início de uma expansão que continuou nas décadas seguintes levando a qualidade para novos mercados. Em 1977 foi criado o CTT (Centro Técnico de Treinamento). A equipe, que já oferecia um serviço diferenciado, passou a ter mais valor pela constante atualização e aperfeiçoamento adquiridos em cursos com o foco direcionado para o cliente e para a busca de soluções eficientes e inovadoras. No final desta década, a DPASCHOAL contava com 40 lojas em pleno funcionamento e uma experiência acumulada que permitiu ampliar seu negócio para os estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Em 1985, novamente a vocação da DPASCHOAL para iniciativas que revolucionam o mercado, se manifestou na abertura de um novo negócio: a Recaltec (hoje RECAPAGEM DPASCHOAL), que utilizava um sistema próprio de recapagem pré-vulcanizada dos pneus. Com este novo negócio surge também os Centros Caminhoneiros (para veículos pesados) e o primeiro veículo de Assistência a Frotas. Hoje são mais de 20 desses veículos circulando em diferentes cidades para atender clientes com rapidez e segurança. Um ano depois, vêm se juntar ao primeiro símbolo, a escultura do “O Homem e o Pneu”, os personagens Nestor, Gastão e Alemão, que passam a representar a filosofia, a história, a equipe e os valores da empresa. Neste mesmo ano, a DPASCHOAL passou a oferece ao público feminino, de forma inédita, o Curso de Mecânica para Mulheres. No final desta década, em 1989, foi criado o padrão Auto Centro Dpaschoal. Em 1990, a inovação mais uma vez ganhou espaço com a chegada dos computadores, que tornaram o trabalho melhor e mais produtivo nas mais de cem lojas da rede.

Pouco tempo depois, em 1994, com uma maior competitividade e exigências dos clientes, a DPASCHOAL reforçou a importância da qualidade com a certificação ISO 9002, se tornando a primeira empresa do setor a obtê-la. Depois, vieram os profissionais certificados tecnicamente pela ASE (Excelência de Serviço Automotivo), que tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de reparo em veículos. Ao final da década as inovações continuaram a reforçar o valor da DPASCHOAL com a implantação dos programas de Inspeção Veicular e a Loja Móvel. O sistema de recapagem passou por atualização com a criação do Rec-O-Matic e do Rodar System.

Com a chegada do novo milênio, a empresa também introduziu novidades no mercado, como o curso de Direção Off Road 4x4, iniciado em 2000, com mais de três mil alunos em apenas quatro anos; a abertura, em 2003, dos primeiros Centros de Serviços para Veículos Pesados, conhecidos como TRUCK CENTERS, que marcou um novo período de expansão da empresa (o primeiro deles entrou em funcionamento na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e, atualmente, já existem 17 unidades neste conceito); ou a Universidade Dpaschoal, criada em 2004 para o aperfeiçoamento de conhecimentos, tanto dos aprendizes como dos mestres, fundamental para o bom desenvolvimento profissional. Atualmente as unidades da rede oferecem pneus, baterias, escapamentos, amortecedores e acessórios para todos os tipos de veículos, desde automóveis de passeio e utilitários até frotas de caminhões e ônibus, equipamentos agrícolas e fora de estrada.

Uma estratégia verde

Desde 2007, com o início do processo de reestruturação na gestão da empresa, a DPASCHOAL lançou o projeto Economia Verde, implantado em todas as lojas da rede. Foi uma mudança radical, importante para mostrar a todos que a empresa almejava algo além do lucro: a conscientização dos clientes e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos (especialmente pneus). Ou seja: a partir deste momento em todas as lojas da rede os clientes são recebidos com a seguinte proposta: antes de trocar qualquer pneu ou peça, é preciso avaliar se realmente é necessário. Em muitos dos casos, os clientes saem das lojas sem trocar uma peça sequer, mas sim com uma avaliação dos produtos. Além disso, quem chega a uma loja da rede recebe dicas de prevenção e utilização que, se cumpridas, permitem uma economia de até 25% na vida útil de pneus, amortecedores, freios, baterias, dentre outros componentes.

A marca no Brasil

A DPASCHOAL é uma empresa líder no segmento de pneus e baterias, amortecedores e freios, e prestando serviços da mais alta qualidade. Hoje a empresa está presente em sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás) contando com mais de 200 lojas próprias e outros 300 Revendedores Credenciados com a marca Top Service. Somente a rede credenciada atende mais de um milhão de clientes e comercializa mais de 500 mil pneus por ano. Para o segmento de linha pesada, a empresa conta com 11 fábricas de recapagem e 17 Truck Centers. A empresa fornece pneus, serviços e acessórios para veículos leves (de passeio) e pesados (caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas e industriais).

Quanto se compra e se vende

Compram-se muitos desses produtos tanto nacionais como os importados, já que existem várias marcas de pneus.

Comportamento do consumidor.

O comportamento do consumidor em relação a esse mercado é que há muita procura apesar das várias marcas e modelos existentes, mas acima de tudo, em torno da qualidade e do menor preço. Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido. Os consumidores podem ser pessoas de quaisquer que sejam as suas classes sociais, pois há sempre a uma grande procura por modelos que sejam bons e baratos, mas quando não é concretizada a negociação desse produto “mais em conta”, acaba-se optando pelo mais conhecido, apesar do mesmo não ser tão em conta. Em média, o consumidor gasta em torno de 20% de sua renda, porque se for uma porcentagem maior, irá comprometer os outros gastos diários.

Evolução de Mercado

Sua influencia é muito competitiva no mercado, pois existem vários concorrentes para esse mesmo ramo, pois buscam nesses produtos uma melhor qualidade e um menor preço para que possam vendê-lo.

Histórico da evolução do mercado consumidor. Desde sempre essa conceituada e tão famosa empresa, busca através do comprometimento, sinceridade e honestidade, companheirismo e transparência com o cliente, pois estes motivos que foram responsáveis pela evolução desta empresa.

Empresas participantes deste mercado são: Campneus ,Jl pneus,Passari pneus,Nho quim pneus,Top tires, Independência pneus

Outras informações relevantes

Fontes:

HTTPS:\\www.dpaschoal.com.br

Revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja)

Jornais (Valor Econômico),Sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing)Wikipédia (informações devidamente checadas) Sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers

Identificação de Produção, Produtos e Serviços

A principal ideia contida nos vídeos e no texto sugerido é a formação do preço final do produto, tudo aquilo que é adicionado ao valor para que os custos e despesas da empresa, fixas ou não, possam ser cobradas de maneira adequada, levando em conta o preço dos concorrentes de mesmo segmento de mercado e também as necessidades da organização, sabendo apresentar ao cliente um produto diferenciado sem se esquecer de um preço razoável que seja competitivo perante os demais concorrentes.

Nesta etapa da ATPS foram levantados os gastos e custo da empresa Dpaschoal, sendo eles: telefone, material de limpeza, energia, água, salários mais encargos, manutenção de maquinas e equipamentos, depreciação, matéria prima (pneu), mão de obra.

Os custos são classificados como fixos e variáveis, sendo que fixas são as despesas administrativas necessárias para o adequado funcionamento da empresa, independente do valor das vendas. E variáveis são aqueles que variam proporcionalmente ao volume vendido ou produzido, ou seja, só haverá despesa se houver venda ou unidades produzidas.

Temos também o ponto de equilíbrio, que é o valor das vendas que permite a cobertura dos gastos totais (custos, despesas fixas e despesas variáveis). Neste ponto, os gastos são iguais à receita total da empresa, ou seja, a empresa não apresenta lucro nem prejuízo.

PLANILA DE CUSTOS

Total de faturamento:

Telefone- R$ 150,00

Mão de obra – R$ 6.000,00

Material de limpeza -R$ 200,00

Venda de Pneus – R$ 40.000,00

Energia- R$ 500,00

Água- R$ 100,00

Salários + Encargos- R$ 13.200,00

Manutenção de maquinas/equipamentos- R$ 500,00

Depreciação- R$ 50,00

Matéria prima (pneu)-R$ 20.000,00

Total de Despesas- R$34.650,00

Lucro obtido: R$ 11.350,000

Conclusão

Nesta etapa concluímos que os custos envolvidos para a produção do produto/serviço é de R$ 34.650,00 reais, e o lucro estimado é de R$ 11.350,00 reais.

Também pudemos observar que a concorrência tem em media os mesmos custos, mas o lucro acaba sendo um pouco maior devido ao valor da porcentagem ser de 5% maior, mas ao mesmo tempo para nós da empresa Dpaschoal acaba sendo um diferencial, pois o valor de nossos produtos torna-se mais acessível e chamativo para nossos clientes.

Regional idade e o Desenvolvimento Empresarial

Para a realização desta etapa, nos foi atribuído o estado de São Paulo. Dessa forma, escolhemos as 2 maiores cidades do estado, como forma de conseguir obter o máximo de informações possíveis.

SÃO PAULO

São Paulo é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na região central do estado, é o município mais populoso, com 11.016.703 habitantes, e integram a região metropolitana de São Paulo, segundo dados do IBGE em 2012 De acordo com o censo do ano de 2012, 5.328.632 dos habitantes eram homens e 5.924.871 dos habitantes eram mulheres. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, em 2010, foi de R$ 443.600,10, com renda per capita de R$ 39.445,20, segundo a Fundação Seade.A participação das atividades econômicas no PIB da cidade foram distribuídas da seguinte forma: a indústria corresponde a uma taxa de 11,9% do PIB; a área de comércio 39,4;% e serviços correspondem 46,3% no valor do produto interno bruto da cidade.

GUARULHOS

Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população, em 2010 era de 1.283.253 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o segundo mais populoso de São Paulo. O município ocupa uma área de 318 km², Segundo este mesmo censo, 595.043 da população é composta de homens e 626.936 são compostas por mulheres. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, em 2009, foi de R$ 37.139,40, com renda per capita de R$ 30.425,85, segundo a Fundação Seade. A participação das atividades econômicas no PIB da cidade foi distribuída da seguinte forma: a indústria corresponde a uma taxa de 23% do PIB; a área de comércio e serviços corresponde 62% do PIB e agropecuária tem participação de 6% no valor do produto interno bruto da cidade.

Inflação, Taxa de Cambio, Selic e Carga Tributaria

A inflação esperada para 2012 é 4,5% ao ano e, apesar de bem inferior ao que se via no período inflacionário, ainda é uma taxa elevada. E o que vem acontecendo nos últimos anos é que a taxa da inflação sempre fica superior a meta. Em 2011, por exemplo, alcançou 6,5% ao ano. De acordo com Penna, a inflação afeta a população como um todo, porém, com intensidades diferentes, proporcional ao nível de renda familiar. As pessoas de baixa renda são as mais prejudicadas, pois utilizam grande parte dos seus rendimentos para adquirir produtos e serviços básicos, como alimentos, roupas e transporte. Com a inflação, nós perdemos o poder de compra de produtos e serviços, e isso afeta os consumidores e também os empresários, já que os valores dos custos para a produção do produto/serviço aumentam, encarecendo o preço final. De acordo com o que levantamos nessa etapa, o nosso objeto de estudo, no caso os centros automotivos não têm sido afetadas pela inflação. O segmento de pneus em si não tem sido afetado no momento atual. Porém, também observamos que a inflação tende a subir e fechar o ano acima da meta estipulada de 4,5%, o que futuramente pode afetar o nosso objeto de estudo. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de acordo com Amato, reduziu de 8% para 7,5% ao ano a taxa básica de juros da economia (Selic), com o objetivo de estimular a economia nacional em meio ao agravamento da crise internacional. O resultado disso foi que os bancos reduziram as taxas de juros aos consumidores, o que aumenta o crédito e incentiva o consumo de bens e serviços. A alta do câmbio, com o dólar valendo mais de R$ 2,00, pode ocasionar na diminuição de exportações por parte dos brasileiros. Porém, faz com que o Brasil se torne mais atrativos aos estrangeiros e também impulsiona o produto importado, já que muitas pessoas deixam de comprar o nacional e escolhem os importados por serem mais em conta. A crise internacional da Europa e Estados Unidos não parece ter afetado o setor automotivo no Brasil. De acordo com dados de outros centros automotivos, a maioria das pessoas deixam de optar pelo produto nacional por alegarem do mesmo apesar da qualidade, não está com o preço atrativo. Por isso, que no Brasil têm aumentado cada vez mais a procura por pneus importados. De acordo com Peduzzi, até o fim de 2012 cerca de 5,5 milhões de pneus importados terá chegado ao Brasil, o que representa um número recorde. Em 2010, foram 5,1 milhões. Isso representa um aumento de 7,8%, percentual que é quase o dobro do registrado no mundo (4%). Em termos de divisas, ou seja, os gastos dos brasileiros superam os 10% no mesmo período, passando de US$ 5,9 bilhões para US$ 6,5 bilhões. Segundo Peduzzi, se compararmos com 2003, o ingresso de importações aumentou 25% e as divisas cresceram 139%, ou seja, está aumentando cada vez mais e com tendência de aceleração. O fato do Brasil se configurar como um país emergente dos BRICs influencia de forma positiva todo o setor. Pois isso é reflexo da melhora na nossa economia e, consequentemente, na condição de vida dos brasileiros. Além disso, o Brasil passa a ser reconhecido internacionalmente, aumentando o interesse dos brasileiros a fazer negócios aqui, o que também é benéfico ao setor de turismo. De acordo com todas as informações que foram levantadas sobre o setor de estudo, no caso, no segmento dos centros automotivos, podemos concluir que as perspectivas são boas para o futuro dessa atividade. Baseamo-nos no fato de que o setor de pneus está em crescimento, com uma projeção de aumento de 7,8% para o ano de 2013. Além disso, como pudemos verificar no nosso estudo na Etapa 1, em 2011, as empresas do setor de pneus no Brasil registraram um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior, e o segmento de centros automotivos foi um dos que mais faturou, contando com 19,5% do total do faturamento. Além disso, verificamos que em todas as classes sociais houve aumento de gastos com o setor, com recorde para a classe C, que nos últimos dez anos teve um aumento de 277,3% em relação aos gastos com a troca dos pneus. Nas cidades em que analisamos, conclui-se que todas têm aumentado o seu produto interno bruto (PIB) e a renda per capita, e em todos os casos o setor de comércio e serviços tem maior representatividade no PIB do município. Vimos também que São Paulo e Guarulhos têm potencial no setor, se destacando no ramo, pois sedia importantes eventos nacionais e internacionais do automobilismo. No Brasil, a situação econômica atual também favorece a atividade, já que a inflação segue de forma controlada, e os juros baixaram o que aumenta o consumo da população e facilita a compra desse produto. No que diz respeito às crises da Europa e Estados Unidos, as mesmas não afetaram o setor no Brasil, já que houve aumento na procura pelos importados e também aumento no valor que os mesmos gastaram no país. Dessa forma, acreditamos que se o mercado continuar a se comportar dessa forma, a nossa atividade estudada tem potencial para ser bem sucedida, pois todos os indicadores mostram que o setor de pneus está em crescimento, e a nossa economia também, fazendo com que as pessoas tenham uma melhor condição de vida e, assim, podem investir seu dinheiro em uma troca para uma eventual viagem com a família. Além disso, os brasileiros, de todas as classes sociais, veem importância nas viagens e sentem necessidade de consumir cada vez mais esse produto. No entanto, é importante acompanhar sempre o mercado para projeções sobre o setor, pois se houver aumento da inflação e taxa de juros, os Consumidores passarão a ter menos poder de compra, e como o produto comercializado não é um item de necessidade básica, podendo ser considerado um item de luxo, as pessoas passariam a deixar de consumir, fazendo com que o setor fosse fortemente atingido.

Conclusão

.Dessa forma, acreditamos que se o mercado continuar a se comportar assim, a nossa atividade estudada tem potencial para ser bem sucedida, pois todos os indicadores mostram que o setor de pneus está em crescimento, e a nossa economia também, fazendo com que as pessoas tenham uma melhor condição de vida e, assim, podem investir seu dinheiro em uma troca para uma eventual viagem com a família. Além disso, os brasileiros, de todas as classes sociais, veem importância nas viagens e sentem necessidade de consumir cada vez mais esse produto. No entanto, é importante acompanhar sempre o mercado para projeções sobre o setor, pois se houver aumento da inflação e taxa de juros, os Consumidores passarão a ter menos poder de compra, e como o produto comercializado não é um item de necessidade básica, podendo ser considerado um item de luxo, as pessoas passariam a deixar de consumir, fazendo com que o setor fosse fortemente atingido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Amato, Fábio. Disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/copom-corta-juros-para-75-ao-ano-nova-minima-historica.html Acesso em 10 de setembro 2012.

Anuário. Disponível em < http://www.pjf.mg.gov.br/cidade/anuario_2009/index.html > Acesso em: 7 Setembro 2012.

São Paulo. Disponível em < http://www.são paulo.sp.gov.br/ >Acesso em: 4 Setembro 2012.

São Paulo. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link. php?codmun=31186> Acesso em: 5 Setembro 2012

Crescimento e otimismo no setor turístico. Disponível em < http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/home.html > Acesso em: 10 Setembros 2012.

CURY, Anay. Disponível em < http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/classe-c-aquece-turismo-e-ajuda-impulsionar-alta-do-pib.html > Acesso em: 11 Setembros 2012.

Estatísticas e Indicadores. Disponível em < http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade. do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=estatisticaseindicadores&tax=20017&lang=pt_BR&pg=7742&taxp=0& >Acesso em: 4 de Setembro 2012.

FERREIRA, Elaine. Disponível em < HTTP://www.revistaturismo.com.br/artigos/crescimentobrasil.html> Acesso em: 11 Setembros 2012.

Inflação agora atinge os ricos também. Disponível em < http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/2819442/inflacao-agora-atinge-os-ricos-tambem#ixzz26T7Wje65>Acesso em 10 de setembro 2012.

Guarulhos. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarulhos > Acesso em: 7 Setembro 2012.

Guarulhos. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link. php?codmun=313670> Acesso em: 7 Setembro 2012.

Lavelberg, Márcio. Disponível em < http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-a-inflacao-pode-afetar-meu-negocio> Acesso em 3 setembro 2012.

Peduzzi, Pedro. Disponível em < http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-20/apesar-da-crise-internacional-aumentam-numero-e-gastos-de-turistas-estrangeiros-no-brasil>Acesso em 10 setembros 2012.

Penna, José Arnaldo. Disponível em < http://www.abcs.org.br/mercado-e-cotacoes-informativo/699-inflacao-afeta-consumo-dos-brasileiros> Acesso em 10 setembro 2012.

Pesquisa de emprego e desemprego na região metropolitana de São Paulo Disponível em Acesso em: 4 Setembro 2012. PIRES, Jeanine. Disponível em < http://www.abeoc.org.br/2012/03/wttc-brasil-deve-crescer-turismo-em-78/ > Acesso em: 11 Setembros 2012.

SOUSA, Isa. Disponível em < http://exame.abril.com.br/economia/noticias/ca-nova-geracao-do-soul-deve-ser-lancada-pela-kia-motors-no > Acesso em: 9 setembro 2012.

Guarulhos. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link. php?codmun=317020> Acesso em: 2 Setembro 2012.

...

Baixar como  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »